No último sábado, estive representando o FuiAcampar na cobertura do IV Camporee Sul que aconteceu no Parque Osório, em Tramandaí, no Rio Grande do Sul. O evento reunia jovens de 11 a 21 anos, para as mais diversas atividades.

Ao ir para essa atividade, o objetivo do FuiAcampar era principalmente fazer fotos das atividades, das barracas, do acampamento (adoramos isso!) e apresentar o nosso trabalho para os participantes do evento.

No entanto, a atividade foi tão surpreendente que nos motivou a fazer um essa matéria, para compartilhar com escoteiros e não-escoteiros algumas impressões baseadas não só nessa atividade, mas construídas com a minha experiência de mais de 15 anos de escotismo.

Se você acredita que a juventude está perdida, com valores vazios ou invertidos, o escotismo está aí para dizer que a coisa não é bem assim! Essa foi uma atividade perfeita para quem queria ver e entender os valores e atitudes que o movimento escoteiro ensina para os jovens.

Uma das características que chamou a atenção foi o modo como as atividades foram elaboradas, buscando resgatar um pouco da história do movimento, mas usando como temas aquilo que mais está na moda, mostrando um movimento escoteiro renovado. Foi interessante perceber também como as atividades exploravam a fantasia e a criatividade de forma adequada para cada faixa etária.

Foi incrível perceber como a garotada entrava na brincadeira e se divertia  fugindo dos zumbis e buscando desvendar os problemas propostos, trabalhando em equipe, abrindo a mente para nova experiências, ou seja, vivendo uma infância como ela deve ser: com amigos, fantasia, desafios e muita diversão.

Fiquei realmente impressionada com o evento e parabenizo os organizadores! Espero que o escotismo siga essa linha, conseguindo falar a língua dos jovens, pois, assim, o movimento fica atrativo, moderno e consegue atrair mais pessoas para dentro dele.

São pessoas que irão aprender valores de honra, lealdade, amizade, respeito ao próximo, cortesia; irão aprender a valorizar a vida ao ar livre, a respeitar a natureza a ter atitudes sustentáveis e apreciar os prazeres de estar fora da zona de conforto.

O FuiAcampar acredita no escotismo como um formador de grandes aventureiros e campistas e incentiva a sua prática, sem moderação, independente da idade. O Escotismo tem espaço para todos!

Quer saber mais sobre como foi a atividade? Acesse aqui: http://camporee.com.br/

Quer saber mais sobre o movimento escoteiro? Acesse aqui: http://www.escoteiros.org.br/

Equipe FuiAcampar

Perfil institucional da Equipe FuiAcampar que mantém esse portal e busca fazer dele um site referencial em Campismo no Brasil. O objetivo é estimular o movimento campista e fornecer informações confiáveis, incentivando a descoberta de novos destinos em contato sustentável com a natureza.