Ontem foi realizada a LIVE que deu a largada e lançou a contagem regressiva para a Jornada Cultural e Científica de Montanhismo!

O evento será realizado de 01 a 03 de abril de 2022, no Hotel Fazenda Villa Forte, em Engenheiro Passos (RJ), na Rodovia Presidente Dutra, entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Serão 3 dias intensos de atividades e interação que acontecerão de forma paralela em quatro diferentes espaços amplos e arejados, possibilitando uma menor aglomeração de pessoas em um único espaço e uma maior variedade na programação.

Na primeira Jornada, em 2019,  foram abordados alguns temas básicos relacionados a todos os esportes de montanha como meteorologia, orientação e navegação, primeiros socorros, preparação física, entre outros. Na segunda edição, em 2020, o evento cresceu um pouco, recebendo 110 participantes e foi adicionado à programação workshops e temas específicos das modalidades de trekking, escalada, cicloturismo/bikepacking e alta montanha.

Agora em 2022, na sua terceira edição a Jornada passa a ser Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips. Isso torna o evento ainda mais amplo! Para 2022 o evento poderá receber até 250 participantes.

O evento traz 24 palestrantes que são grandes nomes do montanhismo brasileiro! O evento conta com palestras, workshops, simpósio de saúde do montanhista, apresentação de trabalhos científicos com conferências, mesas redondas e minicursos, além de exposição de fotos, literatura e festas e surpresas!

>>> Saiba mais aqui: https://jornadademontanhismo.com.br/

Agora vamos falar um pouco da importância desse tipo de evento!

Quanto mais pessoas entram no mundo do montanhismo, mais precisamos de conhecimento! As pessoas precisam ser capacitadas para que haja um mínimo de consciência e responsabilidade na realização das atividades ao ar livre. Esse tipo de evento fortalece todo o segmento dos esportes de montanha!

Depois de praticamente 2 anos sem interações, todos estamos precisando voltar a rever os amigos de montanha ao vivo! Com o cancelamento de todos os eventos que conseguiam reunir presencialmente os praticantes de atividades ao ar livre como Adventure Sports Fair, os Mostras de Filmes de Montanha, as Aberturas de Temporada de Montanha e outros Festivais de Montanha e eventos menores, ficamos com um grande vazio nas trocas de sorrisos, ideias, abraços, experiências e conhecimento.

A III Jornada Cultural e Científica de Montanhismo Gear Tips é o primeiro evento com a coragem de marcar uma data e dar esse primeiro passo! Isso é muito necessário!


Obs 1: Entre para o nosso CANAL do TELEGRAM ou para o nosso GRUPO DO WHATSAPP e receba notificação de tudo que postamos aqui no site.

Obs 2: Ajude a manter esse site funcionando! Apoie financeiramente o FuiAcampar.

Luiza Campello

Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.