O ano de 2022 começou com um rebuliço na comunidade montanhista, quando uma pessoa que se autointitula coach motivacional teve a ideia de levar um grupo de mais de 60 pessoas para o Pico dos Marins, debaixo de chuva, sem conhecimento e equipamentos adequados. O fato aconteceu dia 05 de janeiro de 2022. Os 32 participantes da atividade que chegaram ao cume dos Marins para pernoitar debaixo de vento e chuva precisaram acionar o Corpo de Bombeiros para o resgate antes que o cenário se transformasse em uma tragédia. Felizmente todos foram resgatados e não houve vítimas.

Dia 06 de Janeiro o Site Alta Montanha.com fez uma publicação super completa explicando o caso.

A notícia era tão absurda e indignante que rapidamente viralizou entre grupos de Whatsapp de montanhismo e chegou à grande mídia nacional. O Instagram @trekkingestilodevida organizou uma ação online com um texto padrão que foi amplamente replicado nas redes sociais. Veja um pouco da repercussão pela Hashtag: #pablomarcalrespeiteamontanha

No dia 07 de Janeiro o Canal do Mato publicou um vídeo bem bacana e detalhado e sem papas na língua,  sobre o caso. Vale a pena ver para entender melhor.

Na sequencia também houve a criação do Movimento Respeite a Montanha @respeiteamontanha e o rap/sátira do Bernardo do Espinhaço: O Coach do Marins, com a participação de diversos montanhistas.

O que ficou de bom desse acontecimento irresponsável foi a união e parceria da comunidade de montanhistas, que rapidamente se articulou para organizar uma ação em conjunto nas redes sociais demonstrando sua indignação com caso, ressaltando os valores do montanhismo e a importância do conhecimento, preparação, humildade e sobretudo respeito às pessoas e à natureza.

Mas não podemos deixar de mencionar que não houve nas redes sociais, até dia 10 de janeiro, nenhum tipo de manifestação das entidades representativas do montanhismo como FEMESP, FEMERJ, FEMEMG, FEPAM, FEMESC, FGM, nem mesmo da CBME!

Nosso pensamento sobre esse caso é expressado pelo texto Sobre as montanhas e o verdadeiro “subir na vida” publicado no site TrekkingBrasil.com


Obs 1: Entre para o nosso CANAL do TELEGRAM ou para o nosso GRUPO DO WHATSAPP e receba notificação de tudo que postamos aqui no site.

Obs 2: Ajude a manter esse site funcionando! Apoie financeiramente o FuiAcampar.

Luiza Campello

Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.