Os termos em inglês e as constantes inovações do segmento outdoor deixam muita gente perdido em algumas definições, e com toda a razão! Nesse artigo explicamos o que é o softshell e suas vantagens.

Afinal o que é o tal Softshell?

É simplesmente o modo como os aventureiros chamam um tipo de jaqueta ou casaco com algumas características específicas que explicaremos a seguir.

Antes de entrar em detalhes vale comentar que existem basicamente 3 tipos de jaquetas para uso outdoor: Corta vento (windshell), Softshell e Anorak (hardshell).

O Softshell é uma jaqueta intermediária ideal para uso diário em situações que não sejam extremas.

O softshell é um tipo de tecido técnico feito de uma membrana microporosa. O tecido possui a característica de ter duas faces diferentes: a face externa (que ao toque se parece com um neoprene bastante fino) tem a função de repelir a água e impedir a entrada de vento. Já a face interna é geralmente em flecce, para manter o corpo aquecido.

Softshell

Características

〉 Confortável: São feitos em tecido macio, flexível e confortável. Em uma loja é possível identificar esse tipo de casaco pelo toque já que e o tecido tem uma característica meio emborrachada, como se fosse um neoprene bem fino.

〉 Quente: Uma das suas funções é o aquecimento. O softshell costuma vir com um fleece na parte interna para evitar que o corpo perca calor.

〉 Impermeável: Possui uma certa impermeabilização capaz de repelir a água e, em algumas situações, resiste inclusive a chuvas moderadas. Ele também funciona como um corta vento.

〉 Respirável: Uma característica é que os softshell costumam ser respiráveis o que faz com que sejam indicados para serem usados durante as atividades físicas.

Isso que citamos acima são características gerais, mas cada modelo fabricado pode ter características próprias então não encare isso como uma regra matemática e na hora que for comprar informe-se sobre cada detalhe da sua provável aquisição.

E… quando usar?

Em qualquer situação que você precise de aquecimento, conforto, respirabilidade e impermeabilidade (moderada). Ele é um vestuário muito versátil e pode ser usado em trekking, viagens, situações de frio e quando for fazer atividades físicas.

Sabe aquela frase típica que você já deve ter ouvido…
“Meu filho não esquece de levar um casaquinho!”
Encare essa frase como: “Leve um Softshell!

E o que significa afinal?

Em concordância com tudo que explicamos acima, vale a pena fazer uma tradução literal do termo. Softshell em inglês significa algo como concha suave, ou seja algo que tem a função de te proteger, mas não em situações extremas.

 


Artigo importado do Blog Moda Outdoor


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMacarrão de Acampamento – Lucas
Próximo artigoPanqueca Rápida – Keiti
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.
  • Juliana Schwartz

    Bom dia! Vocês tem alguma informação sobre o softshell da Trilhas e Rumos, o

    Abrigo Trilhas Cinturata? Só acho as informações do fabricante para vendas, ainda não encontrei alguém que tenha usado, para saber as impressões.

    • Olá Juliana, infelizmente ainda não tivemos a oportunidade de usar e testar os vestuários da Trilhas e Rumos… Não vamos poder deixar nossas impressões. 🙁