Uma coisa sobre banhos em acampamentos é certo: vá preparado para uma realidade bem diferente da sua casa! Na dúvida sobre o local onde você vai acampar, tenha em mente que pode ser um um banho sem muitos confortos e comodidades. Os banheiros são coletivos e muitas vezes a limpeza ou estado de conservação deixam a desejar. Sem contar que pode não haver local para apoiar suas coisas, podem faltar ganchos, não haver divisórias nos boxes, etc. Mas quem costuma acampar conhece essa realidade e acaba adaptando-se a ela.

Podemos dizer que, para tomar banho em um acampamento, existem três elementos fundamentais: utensílios de higiene pessoal (obviamente), toalha (obviamente) e chinelo!


Higiene Pessoal

Para os utensílios de higiene pessoal, você vai praticamente precisar usar o mesmo da sua casa. Eventualmente, pode abrir mão de algumas frescuras do dia-a-dia. Talvez a melhor dica nesse aspecto seja: adapte os tamanhos dos utensílios! Escovas de dente dobráveis, pastas de dente pequenas, sabonetes de hotel (ou pequenos), cremes hidratantes de amostra grátis e pequenos potes com shampoo, condicionador e coisas do gênero. Essa adaptação de tamanho é especialmente válida para acampadas de um final de semana ou para as situações em que reduzir peso e volume é fundamental. Leia aqui mais Dicas para utensílios de higiene pessoal 

Dica para as mulheres: talvez no período de acampamento você não precise de tantos cremes e maquiagens e chapinha e essas coisas. Não queremos doutrinar ninguém, nem dizer o que você deve ou não levar para um acampamento, a dica apenas é: avalie o que é realmente necessário. Acampar é uma forma de desapegar de alguns confortos e padrões sociais. Tente praticar isso!


Toalhas

Sem grandes mistérios: para tomar banho, obviamente, você vai precisar de uma toalha. Nossa dica é: abandone as toalhas volumosas, pesadas, felpudas e que demoram horas para secar. Assim como a maioria dos equipamentos de aventura, as toalhas também evoluíram e se tornaram extremamente leves, compactas e eficientes. Essa é uma dica também extremamente válida para quem precisa reduzir peso e volume! Confere só esse artigo aqui sobre toalhas ultra absorventes.

FuiAcampar


Chinelo

Chinelo é artigo extremamente fundamental na hora do banho, em qualquer camping, por uma questão de segurança e de saúde. A questão de segurança é simples: existe uma infinidade de banheiros de camping cujas instalações elétricas são duvidosas e, infelizmente, tomar choques em banheiro de camping não é algo raro. Por isso, recomendamos fortemente o uso de um chinelo de borracha – tipo Havaianas – para fazer o isolamento de descargas elétricas que podem ocorrer. Com relação à saúde, vamos apenas lembrar que o uso dos banheiros é coletivo e nem todas as pessoas tem os mesmos hábitos e educação e, sobretudo, a limpeza pode não ser tão frequente e deixar a desejar.


Sobre banheiros

E, por fim, não pense que todos os banheiros são horríveis, ruins ou medianos, também existem aqueles que quando você entra pensa: “Isso é realmente o banheiro de um camping?”. Box com divisórias, azulejos brancos, limpos, espelho, cabides, muitos cabides, tomadas, ducha a gás! Pode não ser a realidade mais comum, mas sim, uma hora você pode vir a se deparar com um desses!

Vale comentar

Não necessariamente relacionado ao aspecto banho, mas outro utensílio fundamental, que jamais deve ser esquecido, é o papel higiênico. Raríssimos campings disponibilizam papel higiênico para seus frequentadores. O ideal é ter o rolo em uma bolsinha (necessaire)  específica para isso. Assim, sempre que alguém precisar, fica fácil carregar e ninguém precisa ficar constrangido de ficar caminhando com um papel higiênico na mão. E você, tem alguma dica para a hora do banho no camping? Escreva aí nos comentários e compartilhe com a gente a sua experiência!


Obs 1: Entre para o nosso CANAL do TELEGRAM ou para o nosso GRUPO DO WHATSAPP e receba notificação de tudo que postamos aqui no site.

Obs 2: Ajude a manter esse site funcionando! Apoie financeiramente o FuiAcampar.

Luiza Campello

Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.