Barracas são feitas em tecidos que obviamente precisam ser costurados, de acordo com seu projeto. O sobreteto e outras partes que ficam expostas à chuva normalmente são feitas em tecidos que já possuem um certo grau de impermeabilidade, que costuma ser definido pela Coluna de Água da barraca. Mas, ao serem costurados, os tecidos sofrem “microfuros” por onde passa a linha, e esses furinhos, por menor que sejam, são locais por onde a água irá penetrar, molhando o interior da barraca.
Por isso, além de possuírem tecidos impermeáveis, as barracas também precisam vir com as costuras seladas, ou seja, com os furinhos tapados. A grande maioria das barracas já vem com uma espécie de fita siliconada transparente que faz a selação da costura, impedindo que a água passe pelos furos. Mas isso não é uma regra! Vale sempre conferir essa informação nos dados técnicos do equipamento.
Fragilidade da selação
Conforme comentamos, a grande maioria das barracas já vem com as costuras seladas, mas, depois de bastante uso, a selação vai fragilizando e a fita seladora começa a se descolar. Isso acontece devido ao excesso de sol, variações constantes de temperaturas, ou simplesmente porque a barraca é muito utilizada. Mesmo cuidando bem da barraca, muitas vezes não há como evitar que isso aconteça em algum momento.
“A selação descolou! E agora, a barraca deve ser inutilizada?”
Selador de Costuras (líquido)
Não necessariamente! Existe um produto, que é o Selador de Costuras, que é uma espécie de líquido siliconado que pode ser aplicado na barraca onde a fita da selação descolou. No entanto, esse produto poderá não ter a mesma eficácia que a selação original. O selador de costuras pode ser usado também quando a barraca não vem originalmente com as costuras seladas. Esse produto pode ser encontrado em lojas que vendem artigos de camping. Você pode comprar esse produto na Loja Alta Montanha (parceira nossa!)
Quando a selação começar a descolar, encare isso como um sinal de que sua barraca está atingindo o limite de vida útil e que, em breve, será necessário comprar uma nova barraca para ser parceira de suas aventuras.
Como fazer a selação
É meio chato de fazer a aplicação do selador e, se não for bem feito, pode haver vazamento – por isso, faça com bastante cuidado. A maioria já vem com um pincelzinho para fazer a aplicação, mas ele não é muito eficiente. Se não se incomodar, aplique com o dedo mesmo, que você vai sentir mais segurança sobre a aplicação. Após passar o produto, deixe a barraca secando, sem dobrar, por pelo menos 24h.
Vídeo da aplicação:
Obs: Infelizmente tivemos um problema na qualidade do som devido ao excesso de vento. Mas quando possível providenciaremos um vídeo novo.
Fita Seladora de Costuras (Fita Impermeabilizante)
Outra possibilidade é selar as costuras que não vieram seladas (ou que estão perdendo a selação) com uma Fita Seladora semelhante às originais. Apesar de esse material não ser vendido regularmente no Brasil, é possível comprar importar esse produto ou ainda, comprar diretamente conosco, dependendo de quantos metros você precisa.
A Fita Seladora que compramos tem 2 cm de espessura. É uma fita siliconada termocolante que você aplica sobre o tecido e passa com ferro para a ativar a parte colante que ela possui em uma das faces. Veja no vídeo mais detalhes sobre o produto e como fazer a aplicação.
Vídeo da aplicação:
Quer COMPRAR essa fita?
Eventualmente importamos e vendemos a fita seladora aqui no Brasil. Mas no momento não estamos trazendo. Se quiser entre em contato com o Rafael Souza, que ele costuma ter para venda: (11) 9-8203-7788 ou rafaelcomercialtv@gmail.com
Para finalizar, vale comentar que uma barraca ter as costuras seladas é tão importante quanto ela ter um mínimo de impermeabilização no tecido. Afinal, na hora da chuva, tudo o que você não quer é ter que encarar uma goteira no meio da barraca e ver seus pertences ficarem encharcados!
Obs 1: Entre para o nosso CANAL do TELEGRAM ou para o nosso GRUPO DO WHATSAPP e receba notificação de tudo que postamos aqui no site.
Obs 2: Ajude a manter esse site funcionando! Apoie financeiramente o FuiAcampar.