Série Barracas Pequenas: Seguimos com a série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos de acordo com o seu perfil. Informamos sobre as características e funcionalidades de cada uma, diferenciando barracas técnicas de barracas generalistas, e indicamos as melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados. A Barraca Takoma 2, modelo novo, da NTK (Nautika), está incluída nesse grupo de barracas.

A Barraca Takoma 2 é um modelo novo (2016)  lançado pela Nautika. É uma barraca compacta, leve, fácil de montar e barata. Veja abaixo as informações detalhadas, fotos o vídeo complementar a esse review.

Barraca Takoma (27)


Características da Barraca Takoma

Estrutura: Esse modelo é um iglu simples, com sobreteto parcial. O quarto é autoportante, no entanto o sobreteto somente fica devidamente armado quando preso aos espeques.

Resistência: Está longe de ser uma das barracas mais resistentes que já vimos especialmente por não ter sobreteto completo. Em situações de muito vento ela pode envergar e o sobreteto poderá sacudir bastante. Para aumentar sua resistência em dias de muito vento aconselho o uso de 4 espeques a mais, conforme explicamos mais abaixo no item “Espeques”.

O tecido do sobreteto possui 2000 de coluna de água e vem com as costuras seladas, assim como o piso, o que dá bastante tranquilidade de que a água não vai passar pelo tecido (e não passa mesmo), no entanto “faltou” selar a costura que une o piso ao quarto o que faz com que em situação de chuva forte a água possa entrar por ali. Aconselhamos fazer essa selação manualmente antes de utilizar em situações de chuva forte. Saiba mais sobre como selar as costuras.

Tamanho: A barraca  Takoma é para duas pessoas e comporta duas pessoas até com conforto, inclusive com alguns equipamentos dentro da barraca. É uma barraca bastante comprida com 2,30 m, o que significa que (a não ser que você seja muito alto), sobra um espaço nos pés para armazenar equipamentos.

Barraca Takoma (39)

Peso: Pesamos a Barraca Takoma e ela pesa 2,26 kg (na embalagem). É um peso bastante leve para uma barraca de duas pessoas. Essa leveza se dá em parte pelo peso dos espeques e por ela não possuir sobreteto completo.

Volume: É uma barraca que na embalagem mede 13 X 13 X 50 cm. É bem pouco volumosa e fácil de carregar, podendo até mesmo caber dentro da mochila, dependendo da situação e da mochila!

Acabamento: A barraca deixa a desejar em alguns acabamentos e costuras.


Detalhes

Quarto: O quarto possui as seguintes medidas: comprimento de 2,30 m, largura de 1,30 m e altura de 1,13 m. Tudo medido por nós mesmos. Na parte frontal e traseira como não há proteção do sobreteto, o tecido é impermeabilizado. Já as laterais são do quarto são em tela de mosquiteiro para facilitar a circulação de ar. No quarto há um pequeno  bolso, na parede de trás, no centro.

Sobreteto: Essa barraca, como podemos ver nas fotos, não possui sobreteto completo. Ele vai até o chão apenas nas laterais. Tanto na parte frontal, como traseira, funciona apenas como um pequeno avanço. O sobreteto é em tecido de Poliéster impermeabilizado com poliuretano, com uma coluna de água de 2000 mm com costuras seladas. Resistiu muito bem à chuva, sem passar um pingo.

Piso: O piso da barraca é em tecido Poliéster 210 Oxford, de alta resistência, possui uma costura selada no centro, mas não possui selação na costura que une o piso ao quarto (transição do tecido preto para o verde), o que pode ser um problema em dias de chuva, conforme relatamos na experiência a seguir.

Nossa experiência: Pegamos MUITA chuva com a barraca e os tecidos impermeabilizados tanto do sobreteto como do quarto (parte frontal e traseira) resistiram muito bem, não passou nenhuma gotinha, no entanto um ponto fraco é que a costura que une o quarto ao piso não possui selação e entrou água pela costura. Entrou bastante água pois era muita chuva, com vento e a água batia direto na parte traseira da barraca e entrava escorrendo pelos furinhos da costura. Para evitar esse problema futuramente, usamos um selador de costuras (da Nautika mesmo) para impermeabilizar essas costuras. 

Portas: Esse modelo de barraca possui uma das portas mais inusitadas que já vimos. Existe apenas uma porta pela parte frontal, mas essa porta possui 2 tamanhos, uma bem grande (que seria como a porta “normal”) e tem também uma janela com tela de mosquiteiro que pode ser aberta completamente, se transformando em uma porta pequena. Entenda melhor assistindo ao vídeo complementar ao review mais abaixo.

Barraca Takoma (17)

 

Avancê: O sobreteto da barraca possui um pequeno avanço sobre a porta do quarto apenas para evitar que a água entre direto na porta, mas não protege o suficiente para que qualquer equipamento possa ficar armazenado do lado e fora.

Janela: Na porta há uma abertura que pode ser usada como janela. Pode-se abrir o tecido e ficar apenas na tela de mosquiteiro ou abrir completamente. Além disso não há outras janelas de ventilação, mas a circulação de ar acontece facilmente, entrando pelo sobreteto frontal e traseiro e circulando pelas laterais teladas do quarto.

Zipper: Os zíppers são bastante fracos, nesse modelo que pegamos vieram com pelo menos 2 dentes tortos, que dificultam o deslizamento em dois pontos. Outro detalhe é que quando a porta grande está completamente aberta só é possível fechar (a partir de cima) usando as duas mãos pois o peso do tecido para baixo faz muita tensão.  Os zíppers não possuem proteção contra chuva, nem costuras seladas.

Esticadores: São 4 esticadores que devem ser colocados um em cada canto da barraca. São cordinhas pretas simples, com aquela peça que faz a tensão. Na minha opinião parece haver um erro de projeto (ou de costura) do local onde os esticadores devem ser postos, pois para dar uma tensão e maior firmeza para a barraca  eles devem ser colocados puxando para “fora” da barraca, o que força a costura no sentido contrário, bem esquisito.

Espeques: Esse modelo possui 10 espeques de plástico de 15 cm cada. 6 deles devem ser usados para ancorar o quarto e sobreteto e 4 para os esticadores. Se quiser uma ancoragem um pouco mais firme, aconselhamos levar 4 espeques extras e usar 4 espeques no quarto + 6 espeques no sobreteto + 4 espeques nos estiadores. Veja mais sobre isso no final do vídeo complementar (mais abaixo). Ao pisar sobre eles, para enfiar sobre um piso mais duro, eles podem entortar, mas podem também ser desentortados com as mãos.

Barraca Takoma (9)

Varetas: A Barraca Takoma possui 3 varetas, 2 delas para fazer a estrutura básica do quarto iglu e 1 para a sustentação do sobreteto. Quando dobradas as varetas maiores medem 47 cm. O elástico que une as varetas é meio fraco (frouxo).

Embalagem: A barraca vem em uma sacola verde, sem alça e sem identificação. Super simples, mas com duas fitas (uma em cada ponta) para que ela possa ser amarrada em algum local, se preciso. A barraca na embalagem possui 13 X 13 X 50 cm (aproximadamente).  Não é difícil fazer ela caber novamente na embalagem.


Galeria de Fotos

Barraca Takoma (29) Barraca Takoma (30) Barraca Takoma (28) Barraca Takoma (36) Barraca Takoma (32) Barraca Takoma (12) Barraca Takoma (27) Barraca Takoma (23) Barraca Takoma (18) Barraca Takoma (17) Barraca Takoma (26) Barraca Takoma (16) Barraca Takoma (33) Barraca Takoma (42) Barraca Takoma (41) Barraca Takoma (39) Barraca Takoma (21) Barraca Takoma (24) Barraca Takoma (20) Barraca Takoma (15) Barraca Takoma (9) Barraca Takoma (10) Barraca Takoma (11) Barraca Takoma (14) Barraca Takoma (1) Barraca Takoma (4) Barraca Takoma (3) Barraca Takoma (2) Barraca Takoma (6) Barraca Takoma (8)
<
>
Visão interna da porta pequena com tela de mosquiteiro

Fotos tiradas no Camping Nascer do Sol, em Barra do Ribeiro (RS).


Vídeo complementar


Recomendação de uso:

Avaliação Takoma

*Entenda aqui o que consideramos como diferencial entre cada tipo de acampamento (trekking, selvagem e estruturado).


Informações Técnicas da Barraca Takoma

Marca: NTK (Nautika)
Origem: Produto importado
Capacidade: 2 pessoas
Comprimento do quarto: 2,30 m (medido por nós)
Largura do quarto: 1,30 m (medido por nós)
Altura do quarto: 1,13 m (medido por nós)
Peso: 2,260 kg (pesado por nós. A marca divulga que ela pesa 2 kg)
Tamanho da embalagem: 13 X 13 X 50 cm (aproximadamente)
Costuras Seladas: Do sobreteto e piso sim, do quarto não
Coluna de água do sobreteto: 2.000 mm
Coluna de água do Piso: 2.000 mm
Material das varetas: Varetas de fibra de vidro (fabricadas com material 100% virgem com sistema FLEX-MAX)
Material do sobreteto: 100% Poliéster impermeabilizado com poliuretano
Material dpiso: Poliéster 210 Oxford de alta resistência
Espeques: 10 unidades de 15 cm
Material dos Espeques: Plástico

Esse produto foi cedido pela Marca NTK, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar?

– Loja Alta Montanha
– Loja Orientista
– Loja Arco e Flecha


> Confira os outros reviews da série de Barracas Pequenas


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

  • Igor Pereira

    hahaha, meio bizarra essa porta e a questão do sobreteto, é uma barraca muito boa, leve e espaçosa, só não está pronta para qualquer situação/clima!

    • Exatamente! É leve e espaçosa, só não é uma barraca super resistente para qualquer clima. Abraços!

  • lucas

    Boa Tarde, vou acampar durante quatro dias em Paraty em maio, sou viajante de primeira viagem e não queria gastar muito com uma barraca, já que usarei só nesses dias. O que acha dessa barraca ( http://www.americanas.com.br/produto/124354337/kit-camping-campak-barraca-de-camping-2-pessoas-2-sacos-de-dormir-180x75cm-2-colchonetes-190x50x6cm-pavillo?opn=YSMESP&loja=02&WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_pla-el-todas#productdetails ), acha que ele aguentaria 4 dias de boa?

    • Olá Lucas, se você não pegar chuva, se destruir sozinha em 4 dias ela não vai. Mas com esse modelo de barraca, se chover, entra água, mesmo com chuva fraca. Eu não aconselho comprar nenhum modelo com menos de 800 de coluna de água!
      Abraços,

  • Isadora Krönke

    Parece ser uma barraca com bom custo-benefício. Em julho do ano que vem irei acampar por 10 dias na Islândia, primeira vez que farei uma viagem do tipo, a Takoma 2 seria uma barraca ideal? Pois quero investir numa barraca que eu possa usar por aqui depois também. Sou de SC, no verão seria ideal por causa do calor, mas ela se adaptaria para climas mais frios ou a Forclaz 2 da Quechua seria mais apropriada?

    • Olá Isadora,
      Não sei como será o clima na islandia, mas entre essas duas barracas, eu optaria pela Forclaz 2, com certeza, que é uma barraca excelente, mais resistente. A Takoma é mais simples, mais leve e menos resistente para ventos e chuvas em geral.
      Abraços,

  • Nicolli Schettino

    É uma barraca muito boa, principalmente para quem está começando a acampar. Para duas pessoas eu achei apertado. Os elásticos das varetas não são bons, pois na segunda vez que montei a barraca, uma das varetas soltou o elástico depois que a barraca estava armada. Estou com dificuldade de encontrar varetas dessa barraca no mercado. Gostaria de saber se existe alguma vareta que posso substituir e se não tiver, que tipo de elástico eu devo comprar para realizar a troca do que arrebentou.Parabéns pelo review. Abraços.

    • Olá Nicolli,
      Realmente os elásticos da Takoma são um péssimos. Você pode comprar elásticos novos e trocar. Em qualquer Armarinho é só pedir elásticos redondos (roliços). Teste na loja e compre o mais firme que encontrar. Pelo que sei a NTK não vende conjuntos de varetas da Takoma, se a vareta não quebrou vale mais a pena só trocar o elástico mesmo, que é bem fácil (temos um vídeo no nosso canal do Youtube que ensina isso).
      Não esqueça de medir a vareta antes de ir comprar o elástico.
      Abraços,

      • Nicolli Schettino

        Vou procurar esse vídeo! Muito obrigada pela dica!

  • Lucas Becker

    Olá, boa noite! Estou planejando uma viajem de cicloturismo no litoral sul do Brasil, e procuro uma barraca leve e confiável para usar durante a expedição que deve durar aproximadamente duas semanas! Estava decidido pela Falcon 2 da Nautika que pesa apenas 1,8kg, porém, fiquei bastante interessado pela Takoma, que suporta 2.000mm de Coluna de Água. Tendo em vista o fato de que vocês testaram ambos os modelos, gostaria que, se possível, vocês me dissessem qual deles seria mais indicado para o meu tipo de uso. Obrigado…

    • Tenho a mesma dúvida do Lucas, mas farei uma cicloviagem pela Bahia 🙂
      To na dúvida entre essas duas barracas… Qual vocês recomendariam?

      • Por uma questão de segurança eu recomendaria a Falcon, já que ela suporta melhor situações de chuva e vento, apesar de ser um pouco mais abafada, compensa!
        Abraços,

  • Claudio A. Guolo

    Tenho a impressão que a Takoma é “inspirada” na

    Eureka Backcountry 1. O modelo é muito parecido.

    • Arnaud Gribel

      mma coisa….rs

  • Wallace

    Barraca Nautika Cherokee Gt 2/3 Pessoas você recomenda?

    • Recomendo, mas por indicação, porque ainda não usamos esse modelo.

  • Arnaud Gribel

    Releitura da Eureka!
    Puxa…adorei esse trem. Muito ventilada….. 2000 de coluna…com 2 kg. Já comprei: 200 temers!
    Nunca tive coragem de botar as minhas na praia ou em mato muito fechado.
    Valeu, Luisa : )

  • Luis Eduardo Pontes

    Gostei bastante do site e da forma como foram passadas as informações sobre a barraca.
    Deixei minha contribuição de R$ 15,00. 🙂

  • Rogerio Siqueira

    Gostei muito, parabéns. Contudo fiquei con uma duvida.
    Eu moro bem perto da serra da Mantiqueira e acampo bastante por la. Agora estou querendo entrar mais no trekking, mas nao queria gastar muito. Vi a barraca e estou pesquisando sobre ela.
    Minha dúvida foi quanto ao frio, pelos comentários sobre ela ser bem ventilada gostaria de saber se ela aguentaria condições de 0 graus, 2 graus, como enfrento aqui. Já passei por essas temperaturas com barracas muito ruins, então não estou esperando nada tão sofisticado por parte dessa.
    Muito obrigado e parabéns novamente, pelas publicações e pelo site.

    • Olá Rogério, não é uma barraca que eu recomendaria nem para muito frio, nem para ventos fortes. Nesse caso uma barraca econômica que vale mais a pena é a Falcon, que fica mais protegida para frio, chuvas e ventos.
      Comprando na Orientista até 05/07 vc tem 10% de desconto com o Cupom: fuiacampar
      http://orientista.com.br/

  • ualas bispo

    SE tiver chovendo muito com vento e a chuva estiver meio deitada (chuva de barrimento) tem como entra agua pelo fundo ou pela frente ja que o sobre teto nao e compreto ,e sera que tem como eu fazer costurar mas bolssos internos nela

    • Olá Ualas… você chegou a ler o review acima? Na parte do piso falamos justamente sobre a entrada de água em situações de muitas chuva e vento. Se isso acontecer, a água pode penetrar pelas costuras do ziper ou nas que unem o piso ao sobreteto. Sobre costurar bolsos internos, é possível, mas cada costura, gera furos o que são caminho de entrada para a água, teria que ver bem onde fazer isso para não prejudicar a impermeabilidade. E fique atento que o tecido do quarto em sua maior parte é tela de mosquiteiro. 😉