Muitas vezes, quando estamos em nossas aventuras ou acampamentos, acabamos ficando bastante tempo sem nos alimentarmos. Isso pode causar uma situação de hipoglicemia, mesmo em pessoas que não são diabéticas.


A hipoglicemia é a baixa ou a falta de açúcar no sangue, que resulta na falta de energia no cérebro. Apesar de ser mais comum em pessoas diabéticas, a hipoglicemia pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade.

Para pessoas não diabéticas, a causa mais comum é ficar mais de 3 horas sem se alimentar. Por isso, é importante ter uma alimentação correta e balanceada durante nossas aventuras! Procure sempre levar um chocolatinho, balas ou outros doces para deixar em um bolso de fácil acesso da mochila, de modo que você possa ficar eventualmente beliscando durante o dia.


Causas

– Ficar muito tempo sem comer nada (3 horas ou mais).

– Excesso de exercício físico (principalmente associado a uma alimentação fraca ou com poucos carboidratos).

– Consumo de bebidas alcoólicas.

– Não tomar a insulina na dose ou no horário correto (no caso de diabéticos).


Sintomas

Primeiros sintomas:

    • Tremores
    • Tonturas
    • Suor e nervosismo
    • Palpitações e taquicardia
    • Náuseas e vômitos
    • Fome

Sintomas avançados:

  • Confusão mental
  • Visão turva ou dupla
  • Cansaço e fraqueza
  • Muito sono
  • Desmaio, em casos extremos

Como proceder

Se a pessoa não for diabética: Oferecer um copo de água com 2 colheres de açúcar, ou um copo de suco de frutas natural, ou bala. O importante é que a vítima ingira alimento com glicose.

Se a pessoa for diabética: Perguntar se usa algum tipo de medicamento, se tem controle para diabetes e se está na hora de tomar o remédio. Em caso positivo, dê o remédio, mas mesmo medicando a vítima, o ideal é encaminhá-la ao controle medico.

Se o indivíduo desmaiar: O protocolo nos recomenda colocar um pouco de açúcar debaixo da língua da vítima, ou umedecer uma gaze com água doce e colocar calmamente em seus lábios. Mas o mais importante nestes caso é procurar um hospital!

Se a pessoa que estiver desmaiada for diabética e tomar insulina, jamais aplique a medicação, pois, com ela inconsciente, não se tem controle do quadro. Nestes casos, a procura pelo hospital deve ser imediata.


Confira os artigos da série Primeiros Socorros para Acampamentos:

– Kit de Primeiros Socorros
– Primeiros Socorros para Queimaduras
– Primeiros Socorros para Hipotermia
– Primeiros Socorros para Cortes
– Primeiros Socorros para Fraturas
– Primeiros Socorros para Bolhas nos Pés
– Primeiros Socorros para Desidratação
– Primeiros Socorros para Insolação
– Primeiros Socorros para Picadas de Aranhas
– Primeiros Socorros para Picadas de Cobras


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

  • Marina Urias Gomes

    Nossa eu tenho alguns episódios de hipoglicemia mesmo não sendo diabética. Sei como é horrível. Obrigada pelas dicas.