Se você vai acampar, o ideal é ter uma mochila. Ok, é até perdoável que você leve uma mala, se for de carro. Mas entenda que a diferença entre uma mala e uma mochila vai muito além do formato:
Um “mochileiro” é um aventureiro, um desbravador, uma pessoa que está aberta a novas experiências, que carrega suas coisas em suas próprias costas, de forma autossuficiente e sustentável.
Um “maleiro” é só aquilo que fica em cima dos guarda-roupas.
Enfim, brincadeiras à parte, de uma forma geral dá para dizer que existem três tipos de mochilas: as cargueiras, as de ataque e as de hidratação.
Mochilas cargueiras
São aquelas mochilas grandes que as pessoas geralmente usam para viajar, possuem normalmente entre 40 e 90 litros. Isso mesmo, a capacidade de carga de mochilas é medida em litros. Uma mochila de 40, 50 ou 60 litros é o ideal para escapadas e viagens mais curtas; as de 70 litros ou mais são aquelas que o pessoal costuma usar para passar uns meses mochilando pelo mundo afora. Costumam ser confortáveis e bastante resistentes.
Como características gerais, pode-se dizer que normalmente elas possuem diversas regulagens para ajustar ao corpo; também contam com vários bolsos, algumas têm capa de chuva embutida, e outras ainda são impermeáveis. Esse tipo de mochila evoluiu muito nos últimos anos e hoje em dia, além de possuírem uma barrigueira (cinturão que prende a mochila no quadril para aliviar o peso nas costas), elas também têm, na parte traseira, materiais que facilitam a respiração do mochileiro.
Existem diversas marcas, modelos, preços e funcionalidades. Futuramente faremos um artigo falando sobre os aspectos que têm que ser levados em conta na compra de uma mochila cargueira. Se você ainda não tem uma, e pretende começar a acampar em breve, dê o start em uma contagem regressiva para a compra da sua cargueira. Ela vai ser sua grande companheira de muitas aventuras.
Mochilas de ataque
Também chamadas de mochila de uso diário ou técnicas. Essas são mochilas menores, utilizadas para saídas diárias, para fazer uma trilha ou qualquer outra atividade que não envolva pernoite. É uma mochila de apoio, onde você vai levar casaco, repelente, máquina fotográfica, nécessaire básica, e tudo mais que possa ser necessário em passeios de um dia. Costumam ter entre 10 e 40 litros.
Utilizando as duas juntas
Esses dois tipos de mochila citados acima se completam, pois possuem diferentes funções e o uso de uma não dispensa o uso da outra. Pelo contrário, a maioria das pessoas viaja com as duas mochilas e há inclusive modelos onde mochilinha de ataque se acopla à mochila cargueira para facilitar em alguns deslocamentos.
Mochilas de hidratação
As mochilas de hidratação são aquelas menorzinhas (normalmente até 10 litros), que possuem um compartimento no interior, onde fica a bolsa de hidratação. São geralmente utilizadas em corridas de aventura, de montanha, mountain bike, etc. As mochilas são pequenas, algumas delas não tem quase espaço além da bolsa de hidratação, que normalmente varia de 1 litro a 3 litros. Eventualmente podem ser uma opção para trilhas rápidas, que você não precise carregar muito além da água.
Se você optar por uma dessas mochilas para usar nas trilhas, avalie bem a litragem antes de comprar para se certificar de que quando o reservatório de água estiver cheio ela também terá espaço para, um lanche, carteira, máquina fotográfica, lanterna, corta-vento, etc.
Obs 1: Entre para o nosso CANAL do TELEGRAM ou para o nosso GRUPO DO WHATSAPP e receba notificação de tudo que postamos aqui no site.
Obs 2: Ajude a manter esse site funcionando! Apoie financeiramente o FuiAcampar.