Para quem vai acampar, o item mais essencial é a barraca!
Dê uma olhada nos tipos que existem atualmente no mercado
Iglus
É o tipo de barraca mais utilizada atualmente. Existem vários modelos diferentes (veja abaixo). Sua armação é de fibra de vidro, ou de alumínio. Com uma grande variedade de modelos, elas se adaptam para quase todos os perfis de campistas. De uma maneira geral podemos classificar os iglus da seguinte forma:
- Iglu simples
Pode-se dizer que são os tipos mais simples. São aquelas barracas que possuem apenas um ambiente, que, dependendo do tamanho, pode comportar várias pessoas. Os modelos de iglus mais simples possuem na parte de cima um tecido que é apenas um “chapeuzinho”. Esses modelos (como o da foto) não são indicados para serem usados em situações outdoor com chuva, já que não costumam possuir boa impermeabilização. Mas existem também alguns modelos de barraca simples com sobreteto, boa impermeabilização e que até possuem um pequeno avanço em frente à porta, mas espaço não é fechado.
-
Iglu com avanço (fechado)
Já os iglus com avanço fechado oferecem um pouco mais de conforto e segurança. Eles além de possuir um ambiente interno, contam com um avanço na frente da barraca que pode ser fechado até o chão. Dependendo do tamanho do avanço isso pode ser um baita quebra-galho, principalmente em dias de chuva! Esse espaço pode ser pequeno, apenas para colocar um calçado ou pode ser grande o suficiente para guardar mochilhas e tralhas dormir uma pessoa e já vem até com uma lona para colocar no chão (essa da foto ao lado). São legais para quem quer um pouco mais de espaço, além da área do quarto.
- Iglu com quartos
São a evolução das barracas estruturais, leves e fáceis de montar (se comparadas com as estruturais). Possuem geralmente dois quartos e são ideais para famílias, ou até mesmo para casais que desejam mais espaço, visto que normalmente um dos quartos pode se transformar em um bom espaço de sala ou até mesmo cozinha. São um pouco volumosas para carregar, mas compensam para quem quer acampar com um pouco mais de conforto. Outra vantagem é a possibilidade de se ficar em pé dentro na barraca, algo que raramente acontece nos outros dois tipos de iglus.
Modelos antigos
Apesar de bastante ultrapassados existem os modelos Estrutural e Canadense que eventualmente ainda podem ser encontrados no mercado.
- Estrutural
Este tipo de barraca, também chamada de bangalô, é aconselhável foi muito usada nas décadas de 80, 90 pelas famílias que acampavam e desejavam uma boa estrutura. Ela possui um formato mais retangular, com divisões de 2 ou 3 quartos. E ainda há espaço para improvisar uma sala ou cozinha! É a barraca mais parecida com uma casa, ideal para famílias. Este tipo de equipamento, por ser feito com um tipo de lona grossa e armação de aço, é bastante pesado, podendo chegar a 25 kg. Seu uso fica restrito para acampamentos de longa duração e onde não haja a necessidade de caminhar. Outra característica é que sua montagem e desmontagem é bem trabalhosa. Antigamente, era a única opção de barraca grande (para famílias) que existia no mercado; atualmente, há outras opções de barracas grandes, porém mais leves, compactas e fáceis de montar, por isso são raros os modelos de barraca estrutural que seguem à venda no mercado.
- Canadense
Esse modelo possui formato triangular, geralmente com armação de aço. São equipamentos bastante duráveis e resistentes, mas volumosos e pesados, e por isto, não são aconselháveis para o campista que precisar percorrer longas distâncias a pé para acampar. Assim como as estruturais foram usadas amplamente usadas em décadas passadas, mas devido ao seus materiais e peso acabou ficando ultrapassada.
Esses são os modelos mais básicos. Além disso poderíamos citar as barracas tubulares, automotaveis e geodésicas e outras mais tecnológicas que surgem a cada dia inovando esse mercado. Muitas dessas novidades acabam não chegando no Brasil, mas estão aí pelo mundo outdoor além das nossas fronteiras.
Obs 1: Entre para o nosso CANAL do TELEGRAM ou para o nosso GRUPO DO WHATSAPP e receba notificação de tudo que postamos aqui no site.
Obs 2: Ajude a manter esse site funcionando! Apoie financeiramente o FuiAcampar.