Se você vai acampar, prepare-se para levar, no mínimo, dois tipos de calçado: um fechado e um aberto.

Calçado fechado

Se você vai ficar em um camping onde não pretende fazer trilhas, um tênis normal pode ser o suficiente para proteger o pé no dia-a-dia. É importante lembrar que, dependendo do clima, o sereno pode vir durante a noite; pela manhã, se você estiver com um sapato de pano (como All Star), depois de andar alguns passos na grama molhada, você vai estar com o pé encharcado. Se puder, evite tênis de pano, cujas solas normalmente também não são muito confiáveis.

Se você tiver um calçado fechado, resistente, com sola de borracha e CONFORTÁVEL, escolha esse para levar para o acampamento.

Chinelo

Qualquer camping que você for, nunca, jamais, em hipótese alguma, tome banho sem chinelo, por vários motivos, mas principalmente por questões de higiene e segurança: chão de banheiro de camping está longe de ser o lugar mais limpo do mundo, e há também o problema dos choques elétricos. Na grande maioria dos campings, se houver banho quente, será com chuveiro elétrico, e (por experiências já relatadas) alertamos: não confie nas “excelentes” instalações elétricas, feitas normalmente pelos próprios proprietários, sem muito conhecimento. Um chinelo de borracha pode evitar alguns probleminhas.

Não faça trilhas de chinelo! Eles não seguram bem, não protegem o seu pé, são ideais para torcer o tornozelo, chutar uma rocha e não impedem a picada de nenhum animal. Sempre que você for fazer uma trilha, por mais curta que seja, proteja seu pé.

Botas de trekking

Se você pretende fazer trilhas ou percorrer longas distâncias, não adianta usar um tênis lindo, porque especialmente se a sola não for de borracha, você vai escorregar nas pedras e torcer o pé, ou pior ainda, o tênis – que era lindo – vai se abrir inteiro. Para aventuras mais “fortes”, o ideal é investir em uma bota de trekking que dê segurança e firmeza para o seu pé e tornozelo.

Botas de trekking geralmente são caras, mas realmente fazem a diferença para uma caminhada mais longa. Se você quer investir em uma, informe-se bem sobre as tecnologias, variedades e marcas, para comprar uma que atenda a sua necessidade e dure bastante tempo. Futuramente, faremos uma postagem mais específica sobre esse assunto.

Outros calçados úteis

Uma boa opção para quem pretende fazer caminhadas de curta duração, em que seja preciso atravessar riachos, são os chamados Five Fingers, uma espécie de luva para os pés que possibilita ao usuário entrar na água e andar sobre pedras com limo com bastante segurança. No início a sensação é meio estranha pois é como andar de pé descalço mas com uma proteção. A sola de borracha é aderente e dá firmeza na pisada, mas é bastante fina para que a pessoa sinta qualquer irregularidade no solo.

Outra opção para caminhadas em locais muito quentes são as Papetes, uma espécie de sandália de caminhada que, por ser aberta, permite a transpiração e, ao mesmo tempo, fica bem presa ao pé. Normalmente, o solado é de borracha, o que facilita a aderência ao solo. Boa para quem sua muito no pé e não gosta de ficar com o pé molhado, no entanto não protege de batidas e picadas de animais.

Vale ressaltar

Independentemente do calçado que você for usar, não se esqueça de andar bastante com ele antes do dia do acampamento – descobrir, no meio de uma trilha, que ele machuca o pé, pode acabar com sua aventura.

Tenha em mente que, quando você vai acampar, você está em meio à natureza e seus pés são o primeiro alvo de qualquer animal que esteja no solo.

Cuide e proteja sempre os seus pés: com eles, você vai a qualquer lugar do mundo, mas se você machuca-los, você pode ter muitas dificuldades em voltar para casa. E lembre-se cortes, torções e picadas no pé acabam com qualquer aventura.


Obs 1: Entre para o nosso CANAL do TELEGRAM ou para o nosso GRUPO DO WHATSAPP e receba notificação de tudo que postamos aqui no site.

Obs 2: Ajude a manter esse site funcionando! Apoie financeiramente o FuiAcampar.

Luiza Campello

Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.