No final de semana de 01 a 03 de setembro de 2017 eu e o Mario (do TrekkingBrasil.com) estivemos em São Bento do Sapucaí para prestigiar o Mountain Festival, que tinha como objetivo celebrar e unir amantes da vida outdoor e das montanhas.

Segundo a organização do próprio festival ele é “um projeto independente, inédito e sem fins lucrativos que promete unir todas as tribos da Montanha com Clíncias Esportivas, Oficinas, Sustentabilidade, Palestras, Cine Montanha, Concurso Cervejeiro Montanhista, Chef de Fogareiro, Exposição Fotográfica e Feira de Lojas e Marcas. 

As modalidades e atividades esportivas envolvidas são: Escalada – Corrida de Montanha – Trekking – Paraglider – Yoga – Boulder – Slackline – Mountain Bike – Ciclo Viagem – Alta Montanha.”

Chegamos em São Bento na sexta de tarde e logo fomos conhecer a sede novinha em folha da Loja Armazém Aventura. Atendimento show de bola e muitas opções de produtos. Parabéns aos amigos Tonhão e Luiza pelo empreendimento!

Ficamos hospedados no Hostel La Luna, onde fomos muito bem recebidos. Praticamente todos os hóspedes do local estavam participando do evento e tinha um clima muito bacana.

O Evento começou sexta de noite, na praça da cidade, com uma palestra e apresentação da primeiro lote de filmes do Cine Montanha. Foi um início um pouco tímido, pois muitas pessoas ainda estavam chegando.

No dia seguinte, sábado, as atividade eram lá no estacionamento do Monumento Natural Estadual Pedra do Baú. Onde havia um espaço fechado para as palestras e também uma grande área aberta, com tendas das marcas, lojas, apoiadores e espaço para oficinas. Nesse dia batemos muito papo com os amigos e tive a oportunidade de assistir a excelente Palestra O Montanhismo nos Andes, do Pedro Hauck da Alta Montanha. Foi legal ver as barracas da Naturehike (marca recém chegada aqui no Brasil) expostas lá no evento.

Sábado de noite de volta à praça da cidade havia bastante gente e daí rolou a Palestra do Projeto Montanha para Todos, do Guilherme e da Juliana e na sequência o Concurso Cervejeiro Montanhista e Chef de Fogareiro, que teve torcida e tudo mais! Para encerrar teve a finalização do Cine Montanha, com a exibição do segundo lote de filmes incluindo o excelente 500 Jalapão Bikepacking, dos amigos Edinho e Bia, do Blog Sua Casa é o Mundo.

No domingo subimos, de novo, até a MONA Pedra do Baú, para o último dia de atividades. Ainda havia muitas palestras interessantes como a de Animais Peçonhentos, por Giuseppe Puerto, do Instituto Butantan, que foi realmente esclarecedora e de Mínimo Impacto, do André Ilha. Após o almoço e a concorrida palestra da Carol Emboava, do Projeto Giramérica o evento começou a esvaziar e nós partimos de volta na longa viagem para o Rio de Janeiro.

Veja abaixo algumas fotinhos do evento e também nossa rápida avaliação…

Pontos Negativos: Alterações e atrasos na programação, distância do local do evento da cidade, falta de sinal para vendas (das marcas/lojas) no local do evento.

Pontos Positivos: Qualidade das palestras, Concursos organizados, espaço dos expositores… mas sem dúvida o principal ponto positivo foi o encontro com os amigos, que fazem tudo sempre valer a pena!

Seria bacana se: As oficinas gratuitas tivessem seus horários definidos previamente, se tivesse uma área de acampamento comum, se tivesse um showzinho na abertura (em vez de uma palestra), se o local fosse mais perto da cidade (com acesso mais rápido)!

Uma coisa não resta dúvidas: os apaixonados por montanhas precisam de um evento que os represente, onde possam se encontrar. Onde todo o segmento outdoor possa trocar ideias, conhecimento, informações e claro confraternizar! E acredito que com alguns ajustezinhos o Mountain Festival tem tudo para ser esse espaço.

Foi muito bacana encontrar outros blogueiros da RBO, como o André Lima (do Blog Pedalando Bicicletas), Juliana Faria (do Blog Mochila Mundo Afora) e o Tiago Borges (do Blog Fé no Pé), além, é óbvio do Mario Nery. Também foi ótimo encontrar muitas pessoas que participaram de alguma das edições do Vivência Outdoor! 🙂

Ficaremos no aguardo de uma próxima edição do Mountain Festival, quem sabe maior, melhor, mais forte, com mais marcas, mais lojas e claro, mais amigos!


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorReview da Barraca Cloud Up 2, da Naturehike
Próximo artigoVem aí mais um Rio Mountain Festival
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.