Ingredientes:
– Arroz
– Charque em cubos
– Manteiga, margarina ou óleo (para fritar o charque)
Modo de preparo:
A receita é bastante simples. Em uma panela grande, coloque a manteiga/margarina/óleo e aqueça até ficar no ponto de fritura. Coloque então o charque em cubos, e vá fritando até que os mesmos fiquem levemente dourados. Adicione então o arroz, e deixe-o fritar por um minuto aproximadamente, sempre mexendo para não queimar. Então coloque 2,5 xícaras de água para cada xícara de arroz, e mexa por alguns segundos para evitar que o arroz grude no fundo da panela. Tampe parcialmente a panela e deixe o arroz cozinhar.
Em um fogareiro com chama boa, o arroz deve ficar cozido em aproximadamente 30 minutos. Vá acompanhando a consistência do arroz, e se necessário, adicione mais água, cuidando para não deixar ficar seco nem encharcado. Assim que o arroz estiver no ponto, e o prato todo tenha uma aparência suculenta lembrando risoto, está pronto para servir.
Não esqueça de tirar o sal do charque e de não utilizar mais sal no prato! Para quem não conhece, charque é uma forma de conservação da carne com sal muito comum no Rio Grande do Sul, portanto charque não precisa ser resfriado. Existem várias técnicas para retirar o sal. Uma das mais comuns é simplesmente deixar ele de molho na água por aproximadamente 6 horas. Eu costumo colocar ele de molho na água com sal por 1-2 horas, em seguida deixando de molho por mais 1-2 horas apenas em água. É mais rápido, embora algumas vezes fique um pouco salgado. Existe uma variação que, em vez de deixar de molho, se ferve ele na água com sal, e depois apenas em água.
A versão campeira do prato é apenas charque e arroz, mas é muito comum utilizar-se no arroz de carreteiro cebola, alho, tomate e outros tipos de tempero, inclusive vinho, sendo necessário carregar mais itens para tal, o que muitas vezes não fica prático em uma situação de acampamento. Se quiser um gostinho diferente sem muito para carregar, algum tempero pronto desses de sachê dão conta do recado.
É possível preparar em um fogareiro de 1 boca
Essa já receita foi feita em um acampamento
> Enviada por Maurício Ariza
Obs 1: Entre para o nosso CANAL do TELEGRAM ou para o nosso GRUPO DO WHATSAPP e receba notificação de tudo que postamos aqui no site.
Obs 2: Ajude a manter esse site funcionando! Apoie financeiramente o FuiAcampar.