Todo mundo está vendo a tragédia que está acontecendo no Brasil nesse momento devido ao rompimento da barragem em Mariana. Nós não estamos aqui para acusar os responsáveis, esperamos a que a justiça faça isso e que o Brasil aprenda mais uma lição, com essa tragédia.
Mas não acreditamos que apenas pagar indenizações aos afetados seja o suficiente, independente de quem causou o problema, ele é sério demais para ficarmos apenas olhando. A natureza foi afetada e isso diz respeito a cada um de nós. Além das pessoas, um número incalculável de animais e plantas estão morrendo junto com o Rio Doce e toda área atingida.
Acreditamos que as pessoas que acampam, estão preocupadas com a natureza e a sua conservação, por isso trazemos abaixo algumas possibilidades de ações para quem quer colaborar, de alguma forma, para minimizar essa tragédia.
Mesmo que a culpa não seja sua… a sua ajuda pode minimizar os impactos na área que está sendo devastada. Pense nisso…
1- Em função da tragédia foi criado o site RioDoce.HELP, com o objetivo de fazer a ponte entre quem precisa de ajuda, onde estão os recursos e quem quer ajudar. O site demora um pouquinho para abrir, tenha paciência.
2 – No site de crowdfunding Juntos é possível ajudar financeira com doações a partir de R$20. Nesse campanha o dinheiro será destinado para a prefeitura de Mariana.
3 – O site Catraca Livre, também fez uma lista de locais que recebem doações, principalmente nas cidades afetadas e locais para onde encaminhar animais.
4 – No Vakinha é possível fazer doações de água para as cidades afetadas pelo desabastecimento pelo Rio Doce.
Existem também diversos grupos de ajuda no facebook focados em cidades específicas, alguns recebem doações de água, gêneros alimentícios, outros também de dinheiro, mas vale se certificar da idoneidade desses grupos (ou dos organizadores deles) para que sua ajuda realmente chegue a quem precisa.
Se você se sente afetado, faça sua parte!
Se você não se sente afetado é hora de repensar seus conceitos pois, quando se trata de natureza, TUDO é na verdade apenas UM.