Quem está acostumado a acampar sabe que invariavelmente temos que levar um monte de tralhas, entre elas, equipamentos para passar a noite com algum conforto. Para dormir você provavelmente vai ter um saco de dormir, mas e para colocar em baixo? O que você usa para fazer o isolamento do frio, da umidade e das irregularidades do solo?

Algumas pessoas usam os tradicionais colchonetes de espuma, outros os colchões de ar, há quem use apenas o isolante térmico de EVA e tem também os colchonetes autoinfláveis, que são uma “mistura” de tudo isso! Entenda melhor como eles são:

Colchonete Autoinflável Smart – Guepardo

Colchonete Autoinflável – Coleman

Isolante Air Rest Mummy 2.5 – Hummer

Cada marca trabalha com características e materiais específicos, mas de uma maneira geral são como colchonetes, com uma espécie de espuma de isolamento térmico dentro. Bastante finos, ficam no máximo com 5cm, quando inflados. São chamados de autoinflaveis pois, basta abrir a válvula para ele “absover” o ar. A vantagem é ter um certo conforto, aliado ao isolamento térmico. Veja abaixo as comparações que fizemos e também as especificações das características de cada uma das marcas acima.

Vantagens e Desvantagens

A principal vantagem é que ele reúne em um mesmo equipamento tanto o conforto de um colchonete e a função de isolamento térmico.

> Se comparando com um Isolante de EVA, os colchonetes autoinfláveis tem um volume semelhante (dependendo da marca um pouco maior), são bem mais pesados, mas oferecem mais conforto.

> Se comparando com um colchão de ar, os colchonetes autoinfláveis tem um volume semelhante, mas são mais leves e tem a vantagem de que não precisa ficar enchendo, nem levar bomba, já que como o próprio nome diz, são “autoinfláveis”. Com relação ao conforto é muito relativo, há pessoas que não dormem bem em colchões de ar. Outro problema é que o colchão de ar não faz o isolamento térmico adequado dependendo do frio e da unidade.

> Se comparado com um colchonetes de espuma, os colchonetes autoinfláveis ocupam menos volume, é claro (tudo ocupa menos volume que um colchonete de espuma!), e com relação ao conforto também é muito relativo já que apesar de todas as modernidades tem pessoas que não abrem mão do bom e velho colchonete de espuma.

Confere abaixo mais informações de cada um dos modelos acima: (Apesar de cada marca chamar de um modo: Colchão autoinflável, Colchonete Autoinflável e Isolante, a proposta das três marcas a mesma ser um colchonete autoinflável com isolamento térmico.)


A Guepardo possui apenas um modelo. Pela foto dá para perceber bem que quando enrolado o tamanho é mesmo bastante semelhante e um isolante de EVA.

Dimensões: 1,83m x 55cm x 3cm – peso: 1,2kg


O Colchão Autoinflável da Coleman possui dois modelos, com e sem travesseio.

Sem travesseiro: Dimensões: 1.83m x 60cm x 4cm – peso: 1,6kg

Com travesseiro: Dimensões: 1.93m x 60cm x 5cm – peso: 2kg (aprox.)


A Hummer possui três modelos de isolantes: a diferença entre os modelos é o formato, a espessura e o travesseiro.

Contort: Dimensões: 1,80m x 50cm x 3,5cm – peso: 1,05kg

Mummy: Dimensões: 1,80m x 50cm x 2,5cm – peso: 0,76kg

Pillow: Dimensões: 1,86m x 50cm x 3,5cm – peso: 1,30kg


Para conhecer melhor o produto confere esse vídeo com um review deste da Guepardo.

Para saber mais sobre esse isolante especificamente acesse o site Tocandira

Resumindo:

Se você costuma ir acampar de carro e não se importa com o peso e quer um certo conforto, vale a pena investir em um colchonete desses.

Se você ficou com interesse em adquirir alguma delas, podemos fornecer 5% de desconto na nossa parceria com a Loja Orientista. Para utilizar essa vantagem, na hora da compra insira no campo CUPOM a palavra FUIACAMPAR.


COMPARTILHAR
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.