Sabe aquelas cordinhas extras que vêm junto com a barraca e muitas pessoas não sabem bem para o que elas servem? Cada empresa dá um nome diferente: cordinhas, extensores, esticadores, tirantes, cordeletes, estabilizadores, etc. Nós, aqui do FuiAcampar, adotamos o termo esticadores  eles servem para prender o sobreteto ao solo, dando maior estabilidade para a barraca.

Confira abaixo mais alguns detalhes e explicações para saber tudo sobre os esticadores!


Tipos de Esticadores

A maioria são cordinhas simples, feitas em nylon. A quantidade e o comprimento variam em cada modelo de barraca.

Em alguns modelos, como na Quickhiker, os esticadores são refletores, o que facilita para serem visualizadas durante a noite, quando é comum as pessoas tropeçarem nas cordinhas que ficam ao redor da barraca.


Função dos Esticadores

Quando presos junto às varetas, sua principal função é dar mais estabilidade para a barraca, especialmente em situações de vento, criando mais pontos de fixação diretamente do sobreteto ao solo.

Já quando eles ficam presos às laterais da barraca, sua função também é manter o sobreteto afastado do quarto, facilitando a circulação de ar e evitando que a condensação no sobreteto molhe o tecido das paredes do quarto.

Eventualmente são presas a alguma janela de circulação de ar, permitindo também mantê-las abertas ou fechadas.


Quando usar

Existem alguns casos em que indicamos obrigatoriamente usar as cordinhas:

– Se você estiver montando a barraca em solo arenoso ou com uma terra muito macia;
– Em situações de vento e chuva;
– Se a sua barraca não fica bem esticada sem as cordinhas;
– Ou se você é uma pessoa bastante cuidadosa com a sua barraca!

Agora, se a sua barraca já é bem estável e você vai apenas passar uma ou duas noites em um local tranquilo, com terra firme, sem previsão de chuvas ou ventos, tudo bem que você não prenda elas ao chão.

Veja nesse vídeo abaixo o comportamento de uma barraca com os esticadores fazendo a estabilização em uma situação de vento de 12 nós (cerca de 22 km/h).

Vale comentar que alguns modelos já vêm com as cordinhas devidamente colocadas; em outras, ao utilizar a barraca pela primeira vez, você mesmo terá que colocá-las. Dê uma olhada nessas imagens abaixo para entender o “esquema” de como elas devem ser colocadas e tensionadas.

Para ficar mais claro, preparamos também esse vídeo explicando sobre os esticadores e mostrando como colocá-los na barraca e como regular a tensão na hora de prendê-los ao chão com os espeques.

 

 

Uma vez que estejam colocados os esticadores, você não precisa mais tirar. Quando terminar o acampamento, deixe-os presos à barraca, apenas enrole e dobre junto com o sobreteto.


Perda ou troca

Se você perdeu ou danificou alguma cordinha, você pode facilmente substitui-las comprando cordinhas novas que podem ser encontradas em qualquer ferragem ou loja que venda esse tipo de material.

A única coisa que você precisa se certificar é de que a espessura tem que ser semelhante à original, para passar facilmente na pecinha de plástico que permite fazer o tensionamento. Na dúvida, leve a pecinha junto.


Minha barraca não tem extensores, e agora?

Se a sua barraca não possui extensores junto às varetas nem nas laterais da barraca, isso significa que ela não foi projetada para ser usada em situações de vento e chuva.

Se você pretende acampar ao ar livre e quer ter segurança de que a barraca vai dar conta do recado na hora que o clima piorar, é legal investir em uma barraca um pouco mais resistente.

Agora que você já sabe o que são e para que servem os esticadores, dê uma olhada neste artigo sobre como usar os espeques, para que você saiba prender direitinho a barraca e as cordinhas ao solo! Esteja sempre preparado caso ocorra uma mudança repentina de clima e comece a chover e ventar muito – os esticadores e os espeques terão uma função importante para proteger a sua barraca!


Se você gostou desse artigo, leia também:

– Tudo sobre as Varetas da Barraca

– Tudo sobre o Piso da Barraca

– Tudo sobre os Espeques da Barraca

– Tudo sobre o Sobreteto da Barraca 



Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!