Você sabe o que são espeques? Se você é um campista iniciante, precisa saber o que são e como usá-los para não passar por nenhum perrengue no camping. Se você já é experiente em campismo, sabe muito bem da importância que eles têm!

Os espeques são a segurança básica para a sua barraca no camping. Eles ajudam a mantê-la bem montada, esticada, impedem que ela saia voando em dias de vento e ajudam a não entrar água em dias de chuva. Confira nesse artigo o que são espeques e quais são os diferentes tipos existentes.


O que são espeques?

São as estacas de fixação da barraca, ou seja, aquelas peças de metal que servem para prender sua barraca à terra e manter todas as suas partes esticadinhas, de modo que ela resista a chuvas e ventos. Sem os espeques, sua barraca fica toda solta e pode molhar, e até sair voando.

Quantidade

A quantidade de espeques depende do modelo da sua barraca. Normalmente, a quantidade que vem com a barraca é o suficiente para prendê-la ao chão (quarto e sobreteto) e também todos os extensores (cordinhas) que ajudam na fixação. Algumas ainda vêm com um ou dois a mais, de reserva.

Tipos e Variações

Há espeques de diferentes materiais, formatos, tamanhos e cores.

Espeques
Entre novos e antigos, uma ampla variedade

Material

Espeques de aço costumam ser mais resistentes e mais difíceis de entortar, mas, mesmo recebendo algum tipo de tratamento, podem vir a enferrujar. Se o espeque for em aço inox, por ser inoxidável, a tendência é que ele não enferruje, tornando sua vida útil mais longa. Já os espeques de aço galvanizado, apesar de também terem um tratamento, podem vir a enferrujar com mais facilidade com o passar do tempo. Ambos os tratamentos são feitos para minimizar a oxidação, mas dependendo do ambiente a que são expostos, eles podem perder suas propriedades com o tempo.

Espeques em alumínio têm a vantagem de que não enferrujam e também ganham no quesito peso, já que são realmente leves – muito mais leves que os espeques em aço. Mas deixam a desejar na sua resistência, podendo facilmente entortar (com exceção para o espeque em formato angular, que é extremamente resistente). Como exemplo, uma barraca que utiliza espeques em alumínio é a Bivak 1 da Trilhas & Rumos.

Existem ainda os espeques de titânio, que também são muito resistentes, mas que raramente são encontrados à venda no Brasil.

Espeques
Espeque de aço X Espeque de alumínio

Formato (Geometria)

A maioria dos espeques encontrados em barracas à venda no Brasil são tipo pino (comprido, redondo e com uma dobra na cabeça) ou tipo angular (compridos e com uma dobra no meio ou mais “dobras”). O formato angular é mais “novo” e resistente. Provavelmente nos próximos anos veremos mais marcas trabalhando com os angulares. Veja o que o comentamos sobre os espeques angulares da Barraca Quickhiker da Quechua.

Espeques
Espeque angular X Espeque de pino

Tamanho

Os espeques vêm diminuindo com o passar dos anos. Hoje em dia, quase todos possuem entre 15 e 20 cm de comprimento. Quanto mais comprido, mais eficiente, especialmente se você estiver acampando em um terreno arenoso.

Cores

Espeques coloridos são algo bastante recente aqui no Brasil. Apesar de algumas pessoas acharem que é uma “frescura”, o fato de eles serem coloridos é extremamente útil para localizá-los no solo e não perder os espeques. São geralmente em cores chamativas, como amarelo, rosa, laranja, vermelho etc.

Espeques


Espeques extras

Muitas vezes desmontamos o acampamento à noite ou com pressa e é normal algum espeque acabar esquecido, escondido em meio à grama. Como comentamos antes, os espeques coloridos são vantajosos nesse aspecto, já que é mais difícil perdê-los pelo chão do acampamento.

Se você precisa de mais espeques, não se desespere! É possível comprar espeques extras, sem precisar comprar uma barraca nova. Eles normalmente são vendidos em conjuntos com algumas unidades. Não há muitas opções de venda e eles provavelmente não serão iguais aos originais da sua barraca, mas isso não deve ser um problema.

Um local onde você consegue comprar espeques é na Loja Alta Montanha.

Outra possibilidade é você fazer o seu próprio espeque! Confere aqui no Blog Camping Mais uma dica bem legal sobre como fazer seus próprios espeques a um custo de R$0,13 centavos.


Curiosidade

Os espeques mudaram bastante com o passar do tempo. Antigamente eram grandes, pesados e enferrujavam com muita facilidade. Hoje em dia são pequenos, leves e não enferrujam. Confira na galeria de fotos abaixo algumas imagens interessantes dessa evolução!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos e as variações de espeques, dê uma olhada nas nossas dicas sobre como usar e cuidar dos espeques! 


Se você gostou desse artigo, leia também:

– Tudo sobre as Varetas da Barraca

– Tudo sobre o Piso da Barraca

– Tudo sobre os Esticadores da Barraca

– Tudo sobre os Espeques da Barraca

– Tudo sobre o Sobreteto da Barraca 



Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

  • Gustavo Natal

    Muito bom o artigo, só faltou comentar que os espeques angular por terem uma área de contato maior são mais indicados para pisos moles (como areia) e que eles também podem ser fabricados em casa com pouquíssimas ferramentas utilizando uma cantoneira L 13×13 de alumínio que custa em media 15 reais com 3 metros, fazendo o corte com uma serra de metal e o furo para passar a corda com uma broca de 5 mm. Abraços!

    • Excelente dica Gustavo!
      Obrigada por colaborar com o site! 🙂