O sobreteto da barraca é a capa externa que protege a área do quarto. Ele fica preso às varetas e ao espeques, que têm a função de mantê-lo esticado. Geralmente, ele possui uma ou duas janelas de ventilação e alguns pontos de fixação onde ficam presos os esticadores (cordinhas), que ajudam a dar estabilidade e manter a barraca mais estabilizada.


Características dos sobretetos

Material do tecido

A maioria dos sobretetos das barracas é feito em Poliéster e normalmente vem com uma medida junto que é T (Tex) ou D (Denier). Veja o exemplo da imagem abaixo: o tecido do sobreteto é em Poliéster 75D/191T. Essas medidas identificam a densidade dos tecidos. Não vamos entrar nos detalhes do que significam estes números, pois entre as barracas vendidas no Brasil, esses valores praticamente não variam. Mas fica essa informação para os curiosos de plantão.

Impermeabilização

O sobreteto da barraca geralmente possui algum grau de impermeabilização, que costuma ser medido pela coluna de água. O valor dessa medida para as barracas vendidas no Brasil costuma variar de 300 mm a 3.000 mm. Quanto maior o número, maior a resistência. Para as barracas serem utilizadas em acampamentos ao ar livre, o mínimo recomendado é 800 mm de coluna de água.

> Saiba mais sobre coluna de água

Costuras seladas

Para impedir que a água da chuva entre pelas costuras do tecido, os sobretetos costumam já vir com as costuras seladas por uma espécie de fita siliconada. Caso a barraca não venha com as costuras seladas de fábrica, é possível selar elas com produtos específicos para essa finalidade.

> Saiba mais sobre costuras seladas

Janelas

A condensação é um efeito físico que acontece quando respiramos dentro de uma barraca fechada e com pouca ventilação no sobreteto. Ao respirar, nosso corpo gera umidade e esquenta o ambiente dentro da barraca. Quando o vapor encontra o sobreteto, que está com temperatura mais fria, ele condensa no tecido, molhando a parte interna do sobreteto.

O que evita que isso aconteça é fazer com que haja troca de ar com o ambiente externo, diminuindo as diferenças de temperatura. Para isso, os sobretetos costumam ter uma ou mais janelas de respiração.

> Saiba mais sobre condensação

Estabilidade

Uma das funções do sobreteto, além de proteger o quarto, é dar estabilidade e unidade para a barraca, especialmente em situações de vento. O sobreteto possui mais pontos de fixação ao solo que o quarto, já que ele é preso ao chão tanto pelos espeques na sua base quanto pelos esticadores, nas laterais do tecido. O sobreteto da maioria das barracas ainda é preso ao quarto, unindo toda sua estrutura.


Tipos de sobreteto

Chapeuzinho (ou telhadinho)

Alguns modelos de barraca mais simples possuem na parte de cima um tecido que é apenas um “chapeuzinho”. Isso não pode ser considerado exatamente um sobreteto, mas é valido citar aqui. Esse chapeuzinho geralmente é encontrado em modelos não indicados para serem usados em situações outdoor com chuva, já que não costumam possuir boa impermeabilização. Ele normalmente deve ser colocado sobre uma parte da barraca que é em tela de mosquiteiro, que serve para fazer troca de ar com o ambiente externo.

Sobreteto parcial

Existem algumas barracas que possuem um sobreteto que cobre o quarto da barraca, mas sem ser fechado completamente com zíper até o chão. Por mais que possuam uma boa impermeabilização, em caso de chuva forte ou vento, a parte do quarto que fica exposta pode acabar molhando.

Sobreteto completo

Os modelos com sobreteto completo, que podem ser fechados completamente até o chão, são a melhor opção para quem busca um equipamento mais completo e mais seguro tanto para chuvas quanto para ventos.

Sobreteto com avancê (avanço)

Alguns sobretetos, além de cobrir o quarto da barraca, também formam um avancê sobre a porta. Esse avancê pode ser uma simples proteção sobre a entrada do quarto ou pode formar um espaço extra, para guardar equipamentos do lado de fora do quarto.


O sobreteto é parte fundamental da barraca! Ao cuidar dele, você poderá ter uma barraca com uma longa vida útil – para isso, jamais guarde ele sujo ou molhado.

E fica sempre aquela dica: cuide com carinho da sua barraca, afinal, quando você está acampando, ela é a sua casa, o seu lar, a sua zona de conforto, ou ainda, o local mais protegido que você pode encontrar!


Se você gostou desse artigo, leia também:

– Tudo sobre as Varetas da Barraca

– Tudo sobre o Piso da Barraca

– Tudo sobre os Esticadores da Barraca

– Tudo sobre os Espeques da Barraca



Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!