O piso é o chão do quarto da barraca. Ele fica em contato direto com o solo, animais, umidade e precisa dar segurança para o campista que utiliza a barraca. O piso deve ser resistente à abrasão e ter um mínimo de impermeabilidade.

Mas, para que ele possa manter a salvo tudo que está dentro da barraca, além de possuir características físicas e químicas adequadas, é preciso ter alguns cuidados para que ele não rasgue, fure ou perca sua impermeabilização.

Confira nesse artigo algumas dicas para cuidar do piso da sua barraca!


Material do Piso da Barraca

Antes de entrar em detalhes sobre os cuidados, vale explicar um pouco sobre os materiais e suas características.

Os pisos são geralmente feitos em materiais como o Polietileno, Nylon (Poliamida) ou Poliéster. Entenda melhor as características desses materiais:

Polietileno: É um material plástico, uma espécie de lona, impermeável, e mais grosso e pesado que o Nylon ou Poliéster. É utilizado em barracas menos técnicas. Por ser um plástico, não perde sua impermeabilização, mas o atrito pode desgastar e fragilizar, facilitando furos e rasgos. 

Nylon (Poliamida): É um tecido bastante conhecido, leve, macio, inflamável, com boa resistência a abrasão, fungos, mofo e produtos químicos.

Poliéster: Possui características semelhantes ao nylon: leve, com boa resistência à abrasão (mas um pouco inferior ao nylon) e menos inflamável que o nylon. Sua textura é mais áspera e fibrosa e amassa com menos facilidade. Pode-se dizer que o poliéster é um tecido um pouco inferior ao nylon e com custo mais barato.

Vale comentar que tanto os pisos de Nylon quanto os de Poliéster são feitos em tecido e, por isso, precisam receber um tratamento para ficarem impermeáveis. Já o piso em Polietileno, por ser um material plástico, não tem essa necessidade e não perde a impermeabilização com o tempo.

Resistência à abrasão: O piso das barracas precisa oferecer um mínimo de resistência à abrasão para impedir que ele rasgue ou fure com muita facilidade.

Resistência à água: Ele também deve ter uma boa resistência à água, para impedir que a chuva acumulada no solo infiltre para dentro da barraca. A resistência dos pisos em tecido, impermeabilizados, assim como a resistência do sobreteto, é medida pela Coluna de Água, cujo valor é normalmente maior que o do sobreteto.

Apenas para exemplificar: a barraca Bivak possui coluna de água de 2000 mm no sobreteto e 4000 mm no piso (fundo). A Nepal possui 3000 mm no sobreteto e 6000 mm no piso. Quanto maior o valor, menor a chance de entrar água na sua barraca (se ela estiver devidamente montada).


Cuidados Necessários com o Piso da Barraca

Limpeza do solo

Antes de montar sua barraca, é importante limpar o chão onde ela será colocada. Procure retirar qualquer objeto duro, pontudo ou cortante que possa estar no solo. Retire pedras, tijolos, galhos e espinhos – isso facilmente evitará rasgos e furos no piso.

Proteção extra

Para evitar rasgos, outra possibilidade é você utilizar uma proteção extra embaixo da barraca. Pode ser uma lona ou jornal, assim o piso da sua barraca fica menos vulnerável.

No entanto, há um fator importante que deve ser observado para essa proteção extra funcionar: a lona deve ser de um tamanho um pouco menor que o tamanho do piso da barraca. Ela não pode ficar sobrando para fora e aparecendo por baixo da barraca; deve ficar escondida, para evitar que a chuva pingue sobre ela e penetre entre a lona e o piso da barraca.

Sabemos que muitas pessoas têm o costume de usar lonas enormes embaixo da barraca, saindo para os lados. Mas isso não é recomendado pois, quando chove, a água escorre pela lona para baixo da barraca e fica empoçada entre a lona e o piso do quarto. Em poucos dias, a água entre a lona e a barraca pode criar limo e fungos e, em vez de estar protegendo o piso da sua barraca, você acaba fragilizando a impermeabilização do piso.

Colocar embaixo da barraca uma lona ou jornal, de um tamanho um pouco menor que o piso, também poderá diminuir a chance de entrar água se ela não estiver com uma boa impermeabilização no piso, e manterá ela mais limpa, facilitando e tornando mais rápido o triste processo de desmontagem…

Dobra

Na hora de guardar a barraca, especialmente se ela for com piso de polietileno, evite dobrar ela usando exatamente as mesmas marcas de sempre. As dobras acabam fragilizando o material o que pode facilitar que ela rasgue naquele ponto. Você pode guardar o piso no formato original, mas com as dobras 3 cm para o lado de onde está a “marca da dobra”. Alternar o local onde o material ficará dobrado, impede a fragilização do ponto.

Fita Tape

Mesmo tomando todos os cuidados, sempre pode acontecer um acidente e o piso rasgar ou furar durante um acampamento. Nesse caso, a melhor solução é ter sempre consigo uma fita tape! Aplique ela sobre o furo ou rasgo  se a qualidade da fita for boa, isso deverá evitar que a água entre, mas na dúvida fique monitorando o local.  

Importante! Vale ressaltar que, dependendo do local onde sua barraca foi montada e da intensidade da chuva, até mesmo um furinho muito pequeno pode transformar sua barraca em uma piscina e acabar com sua aventura. Faça o possível para evitar isso!

Perda de impermeabilização e fragilização

Com o uso contínuo da barraca, os tecidos impermeabilizados, tanto do sobreteto quanto do piso, vão perdendo o tratamento de impermeabilização, e a tendência é a água começar a infiltrar pelo tecido. Ao perceber essa perda da impermeabilização, é possível reforçar a resistência do tecido aplicando sobre ele um um spray impermeabilizante. Isso poderá aumentar um pouco a vida útil da sua barraca, mas é difícil definir quanto tempo.

Vale comentar que a perda de impermeabilização original da barraca demonstra que ela está atingindo o limite da sua vida útil. É um sinal para você começar a pensar em uma barraca nova.

Caso o piso da sua barraca seja de polietileno (material plástico) e não de tecido, ele não perderá a impermeabilização, mas, com o uso contínuo, a abrasão fragiliza o material tornando mais fácil seu rompimento.

Limpeza da Barraca

Ao desmontar a barraca, é muito importante limpar a parte de baixo do piso dela: retirar terra, areias ou qualquer outra coisa que tenha ficado grudada no piso.

Limpe apenas com um tecido (perfex, pano de prato, camiseta suja, etc.), e um pouco de água. Para limpar o piso, não use muita força ou produtos químicos que possam afetar a impermeabilização (caso ele seja de tecido).

Se por algum problema de tempo ou logística não for possível limpar o piso na hora de desmontar, tudo bem, leve para casa. Mas saiba que, ao chegar em casa, você precisará abrir a barraca e fazer essa limpeza antes de guardá-la até o próximo acampamento.

A mesma regra vale para caso o piso esteja molhado. Você até pode carregar a barraca molhada até sua casa, mas antes de guardar na embalagem, é preciso secar 100% toda a estrutura.

Anote isso: guardar uma barraca molhada por muito tempo é como jogá-la no lixo. Os fungos se espalham e o mofo toma conta, estragando o tecido e a impermeabilização.

Cuide com carinho da sua barraca, afinal, quando você está acampando, ela é sua casa, seu lar, sua zona de conforto ou ainda o local mais protegido que você pode encontrar!

Se você gostou desse artigo, leia também:

– Tudo sobre as Varetas da Barraca

– Tudo sobre os Esticadores da Barraca

– Tudo sobre os Espeques da Barraca

– Tudo sobre o Sobreteto da Barraca 



Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

  • monica

    Oi alguém sabe me dizer como faço pra colocar lona piso na barraca capri,ela não tem chão e como evito ate mesmo bicho de entra na que ela so encosta as lateral no chão?alguém conhece essa barraca ?já usou

    • Desculpe mas qual o modelo da barraca? É muito antiga?
      Não temos conhecimento de nenhuma barraca sendo vendida sem piso. Acredito que você vai ter que fazer na base do improviso/enjambramento mesmo.
      Abraços

  • Gustavo

    O piso da minha barraca ficou todo enrugado em um ponto onde tive um vazamento, não sei se foi causado pela água ou por sol, levando em conta que fica bem onde entra luz pela porta. Existe algum método para desenruga-lo? E tem como evitar que isso aconteça?

    • Não entendi muito bem como é esse “enrrugado” o material do piso plástico ou tecido?

      • Gustavo

        Desculpe, me esqueci de informar o material do piso, ele é de Polietileno. Ele vem de fabrica lisinho, e agora está todo enrugado, como se eu o tivesse colocado sob um asfalto irregular quente e ele tivesse aderido o formato, inclusive meio áspero e tal.

        • Se é de polietileno o que deve ter acontecido é devido ao calor, acredito. É difícil avaliar sem ver.
          Lamento não sei como ajudar.

  • Edson Xavier

    Tenho uma nautika para 7 lugares com armação em tubo de ferro. Muito boa, porém, o piso de polietileno esta soltando a tinta azul da pintura. Já impermeabilizei duas vezes, entregar ainda continua a soltar fragmentos da tinta. Sabem se é possível repinta-la e qual tinta é indicada para tal ação?

  • Guilherme Simoes

    Piso de plástico laminado e um bom material para piso?