As varetas são a “estrutura” da barraca. Sem elas, sua barraca simplesmente não fica em pé!

Elas vêm divididas em várias partes, unidas por um elástico que passa por dentro do conjunto. Cada modelo de barraca possui uma montagem diferente: as varetas podem se cruzar no meio, podem se cruzar duas vezes, podem ficar paralelas, podem passar dentro de uma canaleta ou ainda serem presas por ganchinhos. (Mas, como existe uma variedade enorme nas formas de montar, não abordaremos isso nesse artigo…)


Quantidade de Varetas

A quantidade de varetas depende do modelo. Uma barraca pode ter de 1 a 5 varetas (ou até mais) – tudo depende do tamanho, objetivo e complexidade da barraca.


Tamanho das Varetas

Os tamanhos das varetas também variam em cada modelo, tanto o comprimento total quanto o de cada uma das partes. Em uma mesma barraca, podem ter varetas de comprimentos diferentes, dependendo da função de cada vareta.

Nos reviews do FuiAcampar, costumamos informar o tamanho do conjunto de varetas quando ele está dobrado. Isso é importante especialmente para pessoas que curtem viajar de moto ou de bike, quando as varetas podem se transformar em um incômodo se forem muito compridas e não couberem nos alforjes.


Materiais das Varetas

A maioria das barracas que se encontra à venda no Brasil vem com varetas em fibra de vidro, alumínio ou duralumínio.

Fibra de Vidro

De uma forma muito simples, podemos dizer que as varetas de fibra são as mais comuns, mais pesadas, mais baratas e que quebram com maior facilidade. É o tipo de vareta que vem na maioria das barracas não-técnicas.

Alumínio

As varetas de alumínio são encontradas em barracas técnicas, que foram projetadas para suportar situações climáticas mais fortes, com ventos e tempestades. São varetas mais resistentes, mais leves e mais caras que as de fibra. Normalmente são encontradas em barracas para quem pratica trekking ou montanhismo e precisa necessariamente de um equipamento mais leve e mais resistente, que não deixe o aventureiro na mão. Alguns modelos que possuem varetas em alumínio são a Bivak e a Quickhiker.

Duralumínio

Existem ainda as varetas em duralumínio, que é um material ainda mais resistente que o alumínio e com peso semelhante. São utilizadas em alguns poucos modelos de barracas técnicas aqui no Brasil, como a Nepal  e as barracas da Manaslu.

Apenas por curiosidade: fora do Brasil, existem algumas marcas trabalhando com varetas em fibra de carbono, que é ainda mais leve e mais resistente. Pode ser que em algum momento essa tecnologia chegue nas barracas brasileiras!


Como Montar as Varetas Corretamente

Como citamos antes, não vamos explicar como fazer a montagem, pois isso varia em cada modelo, mas algumas dicas são válidas para quase todos os modelos e podem evitar problemas para a sua acampada.

Una as partes corretamente

A vareta é formada de várias partes unidas por um elástico. Muitas vezes, na hora de montar a barraca, fazendo tudo com pressa, não percebemos que alguma parte não ficou devidamente encaixada uma na outra. Isso gera uma tensão extra no tecido e na vareta (que pode vir a quebrar mais facilmente).

Prenda ao sobreteto

Em muitos modelos, as varetas devem ficar presas ao quarto para manter a barraca armada. E, depois de armar o quarto, as pessoas costumam jogar o sobreteto por cima e já começar a colocar os espeques. No entanto, a maioria dos sobretetos possuem algumas cordinhas na parte de baixo (interna) e o correto é também prender essas cordinhas às varetas! Então, o correto é colocar o sobreteto por cima, ajustar o sentido (as varetas normalmente coincidem com as costuras) e “entrar” entre o quarto e o sobreteto e prender essas cordinhas. Isso faz com que a barraca fique mais estável, especialmente em situações de muito vento, fazendo com que a tensão seja dividida e que tudo fique no seu devido lugar.

Encaixe ao ilhós do quarto

Na grande maioria das barracas, as extremidades das varetas são umas espécies de pinos e a função deles é serem devidamente encaixados nos ilhoses (argolinhas de metal) do piso do quarto. Em hipótese alguma deixe de fazer esse encaixe, pois é isso que fará o seu quarto ficar com o chão devidamente esticado e a estrutura corretamente montada.


O Que Fazer se a Vareta da Barraca Quebrou

Varetas quebram, isso é verdade! Principalmente as de fibra de vidro, principalmente em situações de muito vento, principalmente se a barraca não estiver bem montada e principalmente se as varetas não estiverem bem encaixadas umas nas outras. Mas um dano na vareta não é o fim do mundo! Confira algumas dicas abaixo:

Quebra da vareta

Conforme comentamos antes, é quase normal uma vareta de fibra de vidro quebrar depois de um certo tempo de uso. As quebras costumam acontecer no local onde a vareta encaixa uma na outra e a parte metálica fica atritando com a fibra de vidro, ou quando, depois de um período de pressão constante, a vareta começa a rachar.

Existem alguns modelos de barracas que para evitar que esse atrito quebre a vareta, possuem uma parte metálica dos dois lados do encaixe, de modo que a tensão fica metal sobre metal e não sobre a fibra de vidro. Isso diminui muito a chance de quebra da vareta. Um modelo que possui essas varetas é a Cota 2.

Tubo de reparo

Alguns modelos de barracas vêm com um tubinho de reparo que poucas pessoas dão bola ou sabem para que serve. É um tubo de alumínio que deve ser enfiado na vareta e deslizado até o local onde está quebrado. Ele serve como um remendo temporário que evita que a vareta quebrada fure o tecido até você conseguir trocar.

Fita tape salvadora!

Se a sua vareta quebrou no meio do acampamento e você não tem um tubo de reparo, quem irá salvar seu acampamento e sua barraca será a Fita Tape! Aquela que você deve sempre carregar consigo para qualquer emergência. Abuse dela dando voltas e mais voltas na vareta até que ela fique firme o suficiente para ser usada sem perfurar o tecido da barraca.

Troca do conjunto de varetas

Muitos modelos de barraca possuem conjuntos de varetas para serem comprados avulsos. Se uma parte do seu conjunto de varetas quebrou, verifique se não é possível comprar um conjunto novo, do modelo da sua barraca – essa é a melhor solução. Mas fique atento ao modelo da sua barraca, pois cada modelo possui comprimentos de varetas diferentes e um tamanho maior ou menor não irá servir.

Troca da parte quebrada

Em algumas lojas de equipamentos, é possível encontrar um serviço que troca somente a parte que está quebrada, sem precisar comprar um conjunto inteiro novo. Isso pode ser uma boa solução se a sua barraca não tem o conjunto de varetas avulso à venda. No entanto, outras partes da vareta que estão fragilizadas podem vir a quebrar em breve. É bom, antes de fazer essa troca, avaliar o estado das demais partes: se ela já estiver com sinais de desgaste em várias partes, vale a pena investir em um conjunto novo.

Veja no vídeo abaixo como fazer a troca de uma parte quebrada da vareta:

Deformação

Todas as varetas precisam ter uma certa flexibilidade para que não quebrem ao armar a barraca. Mas nas varetas de alumínio, pode acontecer de, depois de bastante tempo usando a barraca, as varetas ficarem levemente envergadas (tortas). Isso não é necessariamente um problema, pois é uma característica desse material.

Rompimento do elástico

Pode acontecer também de o elástico que une as partes da vareta romper ou ficar velho e frouxo, perdendo sua função. Quando acontecer de ele se romper durante um acampamento, a solução temporária é unir as duas partes com um nó. Depois, estando de volta à civilização, esse problema do elástico pode ser facilmente resolvido comprando um elástico novo.

O elástico novo a ser comprado deve ser “durinho”, para que você possa empurrá-lo por dentro das varetas, e o diâmetro e o comprimento devem ser semelhantes ao original. Na dúvida, leve o elástico original estragado na hora de comprar um novo.

Para fazer a troca do elástico, tire o estragado para fora e coloque o novo, enfiando em cada uma das partes. Fique atento para que as varetas sejam colocadas sempre podendo encaixar uma na outra.


Ao final do acampamento, antes de guardar as varetas, procure tirar alguma terra que costuma entrar na ponteira da vareta.

Fica sempre aquela dica: cuide com carinho da sua barraca, afinal, quando você está acampando, ela é a sua casa, o seu lar, a sua zona de conforto, ou ainda, o local mais protegido que você pode encontrar!

E você, já passou pelo perrengue de quebrar a vareta durante um acampamento? Tem alguma dica para os campistas? Comenta aí!


Se você gostou desse artigo, leia também:

– Tudo sobre o Piso da Barraca

– Tudo sobre os Esticadores da Barraca

– Tudo sobre os Espeques da Barraca

– Tudo sobre o Sobreteto da Barraca 



Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

  • roberto medrado

    luiza e voce sabe onde comprar varetas e estes metais de encaixe de varetas e as ponteiras da vareta e de preferencia um atacadista? gostaria de ter esta informação

    • Olá Roberto,
      Aqui no Brasil acredito que você não encontra. Talvez consiga em algum site direto da china, mas eu não saberia dizer.
      Abraço!

  • Nadine Luckei

    Qual a diferença da vareta de fibra de vidro e da de nanofiber?

    • Olá Nadine,
      Infelizmente ainda não temos conhecimento específico sobre isso, mas pesquisando você deve encontrar na internet.
      Você saberia dizer de onde tirou esse termo, para que possamos investigar?
      Abraços,

  • É infelizmente não tenho ainda esse conhecimento específico. Deve ser sim mais resistente. Vou procurar entender melhor sobre esses materiais.
    Abraços,

  • Joselito Maninho Fernandes

    Boa tarde! Tenho uma barraca (HUMMER – 3 PESSOAS – TERRA 3) , que esta sem as varetas!

    Vcs conhecem algum site, onde eu posso encontrá-las?

  • Gisely

    Luiza voce sabe se essas varetas de fibra de vidro vende avulsa?onde?

  • Gisely Amorim

    Olá Luiza,vc sabe se essas varetas de fibra de vidro vende avulsa?onde?

    • Olá Gisely,
      Desculpe a demora na respostas…
      Alguns modelos de barraca tem varetas avulsas a venda. Você encontra em lojas de equipamentos de camping mesmo.
      Mas na hora de comprar se certifique que o tamanho encaixa na sua barraca.

  • Felipe Endo

    É possível comprar varetas de alumínio avulsas e substituir os de fibra de vidro se o tamanho total for igual? Faz diferença se o tamanho dobrado for diferente mas o total for compatível?

    • Pôxa, desculpe a demora na resposta! Não tínhamos visto seu comentário antes!
      Sim é possível fazer a substituição das varetas. Tem bastante gente que faz isso. O que vale é que o comprimento total seja o mesmo. O comprimento dobrado é indiferente.

      Abraços,