Atendendo à demanda do mercado, recentemente tem surgido vários modelos de barracas menores e mais técnicas, especialmente para o público montanhista. E entendendo essa necessidade a Trilhas & Rumos acabou de lançar uma nova versão de uma de suas melhores barracas: a Cota. Originalmente a Cota era uma barraca para duas pessoas e agora eles possuem o modelo Barraca COTA 1, para apenas 1 pessoa!

>> Para conhecer mais detalhes da Cota 2, veja aqui o review.

Barraca Cota 1 Barraca Cota 1

Uma das grandes vantagens da Barraca Cota 1 é ela ser pequena e autoportante. Ela é um modelo iglu, mas com as varetas cruzadas duas vezes, o que confere muito mais resistência que um iglu normal.

Além disso, para atender quem busca uma barraca mais leve, ela tem duas versões, uma “normal” com varetas de fibra e espeques em aço, pesando 2.630kg e outra mais leve com com varetas e espeques de alumínio, pesando 1,860kg!

Apesar do objetivo de fazer uma barraca mais leve e técnica, para manter a resistência do piso, a marca optou por não usar tecido e sim manter o piso em lona plástica que confere manutenção mais fácil e maior resistência e vida útil.

Vale ainda destacar, que para facilitar o transporte da barraca dentro de mochilas ou mesmo alforges, a Trilhas e Rumos fez varetas com mais segmentos e mais curtos, assim quando dobradas para transporte, as varetas possuem 42 cm de comprimento.

O espaço interno da Barraca Cota 1 é retangular (um pouco mais largo no meio), mas é estreita e comprida e com altura o suficiente para ficar confortavelmente sentado dentro dela. Mas não cabem duas pessoas. É para uma pessoa mesmo! Como ela é bem estreita, você provavelmente não conseguirá dormir com a mochila ao seu lado. Se você foi mais baixo é possível colocar nos pés, ou na cabeça. Se você for muito grande ou estiver com muitos equipamentos terá que considerar colocar alguma coisa no avanço frontal, que é bastante espaçoso.

Barraca Cota 1


 

Informação divulgada pela marca:

Barraca para uso individual, bastante leve (1.830kg) e com um sistema de montagem com 2 arcos que se cruzam em 2 pontos, aumentando a rigidez do conjunto e melhorando o aproveitamento do espaço interno. Esse modelo é auto-portante, o que significa que você não precisa prende-la ao solo para que fique montada (apenas se usar o avanço do sobreteto). Tem sobreteto com tratamento contra os raios ultravioleta, além de impermeabilização reforçada de 2500mm de coluna d’água e costuras seladas. Porta em formato “O”, que pode ser guardada internamente em um bolsinho próprio, evitando que você pise na porta quando aberta. Uma companheira perfeita para viagens solo de mochila, bicicleta ou moto.


Informações Técnicas da Barraca Cota 1

Coluna de água: 2.500 mm

Comprimento das Varetas (dobradas): 42 cm

Medidas Aproximadas
Embalada: 46 x 15 x 15 cm.
Montada: Altura – 1,05 m / Interno de 2,05 x 0,65 (formato irregular, mais largo no meio)

Modelo Cota 1 – NORMAL 
Varetas: Fibra de Vidro
Espeques: Aço
Peso: 2.630kg

Modelo Cota 1 – ALUMÍNIO
Varetas: Alumínio
Espeques: 
Alumínio
Peso: 
1.830 kg

Cores: Azul (2 tons), Grafite com Laranja, Verde (2 tons)

Outras características

1 – 1 ampla porta de acesso, com formato em “O”.

2 – Costuras seladas – os micro furos que a máquina de costura faz são cobertos por uma fita termoaderente protetora que não permite que a água entre. Costura selada de fábrica é sempre mais eficiente que selar em casa, com produtos especiais – estes deverão ser usados apenas quando não vêm seladas de fábrica, o que não acontece com as nossas barracas.

3 – Estabilizadores laterais – quanto mais você estica o sobreteto e não o deixa tocar no teto, mais você terá uma barraca bem montada e estruturada, com uma melhor ventilação, menor condensação e a certeza de que uma chuva não irá molhar o interior da barraca .

4 – Sobreteto com a distância correta do chão para favorecer a ventilação.

5 – Ganchos para prender a armação, facilitando e agilizando a montagem, além de aumentar a ventilação.

6 – Varetas interligadas por elástico, facilitando na montagem e no armazenamento da barraca.

7 – Ventilação lateral – nosso corpo ‘respira’ o tempo inteiro, liberando calor e umidade. Isto também acontece durante a noite, mesmo quando dormimos em um lugar frio. A diferença de temperatura entre o interior e o exterior da barraca faz com que o nosso ‘calor’ condense, molhando o interior da barraca com pequenas gotas. Para minimizar isto, é necessário ter uma boa ventilação, fazendo com que o ar circule tanto dentro da barraca quanto entre o teto e o sobreteto.

8 – Tela de mosquiteiro na porta, permitindo melhor ventilação durante a noite e protegendo-o da entrada de bichos e insetos.

9 – Autoportante, o que permite movimentar a barraca montada antes de escolher o lugar definitivo.

Onde comprar

Varetas de Alumínio: Loja Alta Montanha

Varetas de Fibra: Loja Alta Montanha


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

  • Otávio Luiz Teixeira de Freita

    Só falta chegar num peso condizente de barraca solo para trekking.
    Parabéns a T&R pela iniciativa.

  • Carlos Ronaldo R. Pinto

    Como são as coisas! Há cerca de um ano, ou mais, fiz contato com a Trilhas&Rumos sugerindo exatamente isso, que ela criasse e produzisse essa barraca e eis que ela lança a Cota 1. do jeito que imaginei e sugeri.