A maioria das pessoas nunca ouviu falar de Santa Tereza. Ela está localizada na Serra Gaúcha, na beira do Rio Taquari com acesso a partir de Bento Gonçalves, passando pela simpática Monte Belo do Sul. A cidade, de colonização italiana possui menos de 2 mil habitantes, sendo que destes menos de 600 moram de fato na cidade, os demais estão na área rural.

Mas o que essa cidade tem de especial? Ela possui um belo patrimônio arquitetônico preservado, com algumas casas inclusive tombadas pelo Iphan como a Dianei Ferri, onde funcionou a primeira fábrica de gaitas do Brasil. Mas não é só essa! A quantidade de belas e antigas casas chama a atenção, são mais de 20 em bom estado de conservação (tem algumas clamando por reformas urgentes) que fazem de um passeio a pé, pelo centro da cidade, algo inspirador. Outra das importantes construções é o campanário, com seus 44m de altura, situado na praça principal. A ponte metálica também merece uma breve visita.

Mas além das construções históricas um dos atrativos de Santa Tereza é o Rio Taquari que passa junto à cidade e durante os dias quentes de verão é uma excelente opção de lazer para quem quer se refrescar em suas águas. Já no inverno, quando há concentração de chuvas, eventualmente, o rio assusta os moradores, subindo até à cidade. Foi pelas águas do Rio Taquari que os primeiros imigrantes italianos chegaram até o local, em 1875.

Para quem busca mais atrativos turísticos é possível encontrar na cidade alambique, cantina, vinícola e até um “estadio”, o Colosso do Vale. Para quem busca um artesanato, procure a casa do Ricardo Caumo, artesão reconhecido que faz miniaturas em madeiras.

Santa Tereza possui um forte potencial turístico, que ainda não está sendo desenvolvido principalmente por falta de infraestrutura turística como hotéis e restaurantes. Portanto esse é um bom momento para os viajantes mais desbravadores, os campistas é claro, que buscam novos destinos, que tenham atrativos, mas que não se importem com a falta de mais turistas ao redor.

É possível que daqui a 20 anos a cidade esteja repleta de turistas esfomeados por consumir tudo que veem pela frente.

Santa Tereza, é claro, possui um simpático Camping Municipal estrategicamente localizado na beira do Rio Taquari, onde é possível tomar banho!


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!


COMPARTILHAR
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.