Nesse review fazemos uma apresentação e avaliação do purificador LifeStraw um produto bastante inovador que tem a função de filtrar a água, tornando potável para o consumo humano, sem o uso de eletricidade ou baterias.

Essa inovação vem da empresa suíça Vestergaard Frandsen e é distribuído no Brasil pela Vida Eco.

Informações técnicas e funcionamento

A água entra na parte de baixo e passa por um processo de filtragem em duas etapas: a primeira remove as partículas até 125 microns e a segunda parte até 15 microns.

O LifeStraw remove 99.9999% das bactérias e 99,9 dos protozoários. Ou seja a água que passa pelos filtros fica livre de microorganismos causadores da diarréia, tifóide e cólera, além de Salmonela e outras bactérias causadores de doenças.


Como usar

O uso é extremamente simples. Basta colocar a parte de baixo na água e sugar, exatamente como um canudo.

O procedimento é exatamente esse, mas há algumas diferenças, ao mergulhar a parte de baixo do LifeStraw na água, a água não entra naturalmente pois há um sistema de filtragem dentro do canudo. Assim para a água chegar até sua boca você precisa sugar ela. O processo não é imediato por isso fique sugando até que a água passe por todo o sistema de filtragem isso poderá demorar alguns segundos.

Basicamente é isso! A água que estava não própria para uso passa por dentro do LifeStraw e chega na sua boca boa para o consumo.

A parte mais complicada do seu uso é encontrar uma posição que você consiga se abaixar o suficiente para conseguir tomar. Dependendo do local a melhor solução é deitar no chão mesmo.

Uma questão bastante interessante, talvez pessoal, mas mesmo assim acho que vale a pena citar. Foi um pouco difícil psicologicamente beber de uma fonte de água que eu não beberia normalmente. Claro, mesmo sabendo que é comprovado que o LifeStraw realmente funciona, houve um receio em um primeiro momento, algo meio instintivo. Mas isso foi só nos primeiros testes.

Utilizamos o produto em algumas ocasiões “funcionou”. Não houve nenhum efeito após beber a água de fonte não confiável.

O LifeStraw apenas não tira o gosto da água. Senti um gosto de terra. Segundo a empresa os primeiros 200ml devem vir com forte gosto de Iodo. Apenas senti gosto de terra.


Cuidados 

– A parte de cima, é o local onde você coloca a boca para chupar a água ela tem uma tampinha. É extremamente importante manter essa parte limpa! Não adianta nada purificar a água se você deixar a água não filtrada entrar em contato com o bocal. Após usar sempre tampe essa parte para manter ela limpa. 

– Água depois de utilizar o LifeStraw ele fica cheio de água na parte interna, então é preciso fazer o movimento contrario e assoprar para que a água saia de dentro.

– Não deixe o filtro cair no chão, nem bater em algo sólido. Se houver rompimento ou quebra da parte interna a filtragem fica comprometida.

– Não deixe ele cair em água poluída.

– Antes de usar leia atentamente as instruções e detalhes de uso na embalagem.  

Galeria de Fotos

LifeStraw 01 LifeStraw 03 LifeStraw 04 LifeStraw 05 LifeStraw 06 LifeStraw 07 LifeStraw 08 LifeStraw 09 LifeStraw 10
<
>
Um dos testes realizados

Considerações

1. Como a única forma de usar é por meio de sucção a água acaba sendo usada apenas para o consumo direto e instantâneo. Você não consegue filtrar a água para ser armazenada para uso posterior.

2. É um produto interessante para ser usado em trilhas, especialmente se sabe que haverá fontes de água pelo caminho e você não quer carregar muito peso carregando um monte de água.

3. A vida útil do LifeStraw corresponde a pelo menos 1000 litros de água. Se considerar que você bebe 1 litro de água em cada aventura que utilizar o purificador, seria possível usar ele em 1000 aventuras! Enfim, esse é um controle um pouco difícil fazer.

Nossa recomendação

Mesmo utilizando o LifreStraw, por uma questão de segurança, nunca saia para aventuras sem um reservatório mínimo de água. Muitas vezes precisamos de água para outras funções como por exemplo limpar um ferimento ou para cozinhar e o LifeStraw não poderá fazer essa função. 

Mais informações sobre o produto veja no Site da Vida Eco 


Dados do Produto e Informações Técnicas

Comprimento: 25 cm
Diâmetro: 2,9 cm
Peso: 125 gramas
Composição: A parte externa do produto é feita de poliestireno de alto impacto
Ingrediente ativo: Resina Halogenada ativa os ingredientes ativos dentro do filtro para matar agentes patogênicos. Carbono granular ativado (impregnado de prata) absorve ativo residual de halogênio.

Esse produto foi cedido pela Vida Eco, distribuidora oficial deste produto no Brasil, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da empresa. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar?

Veja as lojas parceiras:

– Loja Orientista


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLonas de Camping, usar ou não usar?
Próximo artigoDica de saboneteira para acampamento

Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.