Nesse review apresentamos o Chuveiro Pocket Shower, um equipamento de banho pouco comum,  portátil e muito prático,  da Sea to Summit.

Apesar de ser um produto pouco conhecido, ele superou nossas expectativas, mostrando-se um equipamento pequeno, leve, eficiente e multifuncional para diversas situações.


Características

Peso: O peso do chuveiro, com a embalagem, é 120 g. Quando cheio de água, na sua capacidade máxima, pesa 10 kg.

Tamanho: Quando dobradinho, na embalagem, ele mede 14 x 9 x 3 cm.

Quando cheio de água, seu comprimento mede cerca de 40 cm.

Material: O chuveiro é feito do mesmo material dos sacos estanques da Sea to Summit, ou seja, o tecido é resistente ao calor e ao desgaste e é impermeável.

Fechamento: O fechamento, na parte superior, é igual aos sacos estanques, tipo roll-top: para fechar, tire o ar em excesso de dentro, enrole a parte de cima e feche a presilha, muito simples.

Cordinha: Junto com o chuveiro, já presa nele, vem uma cordinha com 6 m de comprimento, para que seja possível pendurá-lo em locais altos.

Bocal: Na parte de baixo fica o bocal, por onde a água irá sair. É possível regular a quantidade de água que sai apenas girando o sistema.


Funcionalidades

O equipamento é extremamente simples e fácil de usar: basta encher de água, pendurar e abrir o bocal. Confira abaixo os detalhes do seu funcionamento.

Multifunção: Identificamos que o Pocket Shower, apesar de ser um chuveiro, pode ter seu uso ampliado para um recipiente com água, que pode ser usado no dia a dia, em qualquer situação de camping em que seja útil ou necessário ter uma fonte de água por perto, como se fosse uma torneira portátil.

Eventualmente, se estiver seco, pode ser utilizado também como um saco estanque para guardar roupas ou outros equipamentos.

Enchimento: Ao encher o saco de água, é preciso ficar atento à marcação de 10L que existe na parte interna do saco  não encha além daquele limite.

Transporte:  Após encher, a maior dificuldade pode ser carregá-lo cheio (são 10 kg) do local onde está a fonte de água até onde você vai pendurá-lo. Avalie a distância e a força necessária para fazer esse trabalho “pesado”.

Pendurando: Pendure o saco somente em locais que mostrem uma boa resistência, afinal, são 10 kg. Se for usar para banho, escolha um local cuja altura fique adequada. O chuveiro já vem com uma cordinha bastante longa (6 metros) justamente para ajudar a prender mais alto. Apenas cuide para que a altura do chuveiro fique adequada, de modo que o bocal esteja ao alcance das mãos de quem for utilizar.

Obs: Nas fotos, observe que prendemos o saco em um galho usando diretamente a presilha, o que ficou bastante prático, mas a recomendação da Sea to Summit é para prender utilizando a cordinha.

Abertura: Estando cheio e pendurado em algum local, basta abrir o “bocal” onde sai a água para fazer funcionar: quanto mais você gira, mais abre e mais água sai. Mas não espere um banho igual ao da sua casa! O bocal é pequeno e a quantidade de água é limitada.

Duração: Segundo o fabricante, os 10 litros duram 7 minutos, quando aberto no máximo de saída de água. Não fizemos o teste calculando o tempo, mas pareceu que está bem de acordo essa informação.

Guardar: Após usar, procure não guardar o chuveiro molhado. Eventualmente, não há problemas que ele passe um ou dois dias molhado, mas jamais deixe ele fechado com umidade por muito tempo.


Dicas de utilização

Em Camping Estruturado

A maioria dos campings possui alguma torneira com água disponível para os campistas, mas muitas vezes ela fica junto aos banheiros e tanques e longe da área das barracas. Para situações assim, apesar de ter a função de um chuveiro, percebemos que esse equipamento faz o papel de um excelente quebra-galho – é útil ter uma fonte de água ao lado da sua barraca no dia a dia do camping, como uma torneira portátil. Com os 10L, dá para fazer um monte de coisas, como passar uma água naquele prato que ficou sujo, limpar o pé antes de entrar na barraca, jogar uma água no rosto de manhã antes de sair caminhando pelo camping… Dá até mesmo para escovar os dentes na hora de deitar, quando dá aquela preguiça de ir até o banheiro.

Em Camping Selvagem

Quando você está em um local sem nada de infraestrutura, o equipamento pode ter as duas funções, tanto de chuveiro, como de fonte de água próximo à área de acampamento. Apenas certifique-se de que haverá um local para pendurá-lo. O equipamento é especialmente útil quando se vai ficar acampando em um mesmo local por alguns dias. Quem não pretende usar como chuveiro e está em constante deslocamento, ele pode ser facilmente substituído por alguns reservatórios de água menores.

Restrições

Consideramos que o uso do equipamento fica restrito em 2 situações:

– Em locais sem estrutura, descampados, áreas de vegetação rasteira ou arbustiva – Nesses cenários, seu uso fica bastante complicado, já que para ser usado, ele precisa ser pendurado em algum local relativamente alto (dependendo de qual será o uso) e que resista ao peso da água dentro dele.

– Em locais de clima frio, com a utilização do chuveiro para banho, já que a água não será quente – Vale comentar que algumas lojas que vendem o equipamento dizem que “o tecido preto ajuda a absorver o calor do sol durante o dia para um banho quente”. Mas essa não é uma informação oficial do produto. Eventualmente, o sol pode esquentar um pouco a água, mas somente se fizer muito sol e possivelmente a água não ficará mais que morna. Nós, da Equipe FuiAcampar, ainda não tivemos a oportunidade de deixar o equipamento cheio de água no sol por algumas horas, mas assim que fizermos esse teste, complementaremos aqui no review abordando sobre esse aspecto.


Dica sustentável

Quando tomar banho ou lavar louça/roupa em meio à natureza, sempre dê preferência para produtos biodegradáveis. E quando for utilizá-los, procure se afastar o máximo possível de rios e outras fontes de água. Fazendo isso, você minimiza o impacto dos produtos químicos em uma água limpa, que pode estar sendo bebida por outro aventureiro em algum ponto mais abaixo.


 

Galeria de Fotos

Pocket Shower_01 Pocket Shower_02 Pocket Shower_03 Pocket Shower_05 Pocket Shower_06 Pocket Shower_07 Pocket Shower_08 Pocket Shower_09 Pocket Shower_10 Pocket Shower_13 Pocket Shower_14 Pocket Shower_15a Pocket Shower_16 Pocket Shower_17 Pocket Shower_18 Pocket Shower_19 Pocket Shower_20 Pocket Shower_21 Pocket Shower_22 Pocket Shower_23 Pocket Shower_24
<
>

Avaliação e Recomendação

Pontos Positivos: É pequeno, leve e fácil de usar.

Pontos Negativos: Não encontramos nenhum ponto negativo.

Recomendação de Uso: Pode ser usado tanto em camping estruturado como selvagem ou travessias (vistas as restrições citadas acima). Apesar de pouco comum, o produto é muito prático e pode facilitar muito a vida do campista no dia a dia do camping, afinal, ter água sempre por perto é uma grande facilidade.


Dados do Produto

Marca: Sea to Summit
Origem: Produto importado
Preço médio: R$ 98,00
Cor: Preto

Esse produto foi cedido pela Marca Sea to Simmut, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


 

Quer comprar? Veja as lojas parceiras:

Orientista


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorYakisoba de acampamento
Próximo artigoCamping Municipal Praia das Areias Brancas
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.
  • Tiago Erdmann

    será que eu poderia esquentar a água antes em uma fogueira ou fogareiro?

    • Acredito que não suportaria água muito quente, já que não foi projetado para isso. O ideal seria buscar informações técnicas mais detalhadas direto com a marca, sobre qual o limite de temperatura que o material suporta.