Nesse Review avaliamos a Bota Forclaz 500, um modelo infantil da Quechua. Como falamos no início do vídeo do review (mais abaixo) não costumamos avaliar botas por 3 motivos basicamente: primeiro porque eu uso numeração infantil o que é complicado de achar e quando tem algum modelo bom os requisitos técnicos deixam a desejar, segundo porque considero que o conforto para o pé é algo muito pessoal, cada pé é um pé e aquilo que é muito confortável em uma pessoa pode ser zero confortável em outras e por fim está o quesito resistência e durabilidade que parece ser a maior incógnita já que algumas pessoas consideram um modelo muito resistente e esse mesmo modelo muitas vezes se destrói rapidamente em outros pés. Considero “indicação de Botas” é um assunto sempre delicado.

Nota para quem se interessa pelo assunto… um pouco mais sobre resistência e durabilidade de botas: Há uma teoria (que já ouvi várias vezes) de que um dos motivos pelo qual se vê tanto descolamento é devido ao tempo/local/temperatura de estoque e armazenagem das botas enquanto não foram vendidas. Entre uma bota ser produzida (seja lá em qual parte do mundo ela for feita) e ser vendida, o tempo pode durar meses e meses, nos quais ela pode estar estocada em locais muito quentes ou com grande variação térmica, o que afetaria tragicamente o desempenho da cola e das borrachas (e de um sobre o outro). Isso seria o motivo pelo qual uma pessoa compra um modelo de bota (nova) que dura anos e anos sem descolar e outra pessoa compra o mesmo modelo teoricamente nova, mas que ficou “mal” armazenada e depois de um  mês a cola já está soltando… Bom, mas isso é apenas uma teoria é claro que que tudo também pode estar relacionado à forma como cada pessoa usa e cuida da sua bota.

Mas o que nos interessa aqui nesse review é compartilhar um pouco da minha experiência com um modelo de bota específico: a Bota Forclaz 500 JR, da Quechua, que venho usando regularmente mais de 2 anos. Você pode ver o vídeo e encontrar mais informações técnicas e nossas impressões mais abaixo.

Vídeo

Tamanho:

Esse tamanho que aparece no vídeo e fotos é referente ao tamanho infantil 33, mas a Bota Forclaz 500 existe no mesmo modelo em versão adulto.

Vale ressaltar que esse modelo possui o molde pequeno por isso experimente bem antes de comprar. Tive que comprar a minha 2 números maior que o normal que costumo calçar.

Peso

O modelo tamanho 33 pesa 303 gramas cada bota (pesado por nós), ou seja 606 gramas o par. Segundo o fabricante o modelo tamanho 39 pesa 850 o par.

Cores

A Bota Forclaz 500 possui 2 variações de cor: tons de cinza e marrom com detalhes em verde (que eu possuo) e tons de cinza com detalhes em rosa.

Review Bota Forclaz 500 da Quecha 01

Tração: 

Características técnicas divulgadas pelo fabricante: Sola Essensole em TPU com relevos de 4 mm para uma boa aderência.

Nossa impressão: A Bota Forclaz 500 tem uma ótima tração e é super aderente a todo tipo de terreno. Dá total segurança para caminhar, em todo tipo de piso, subir rocha, pisar no molhado, atravessar rios, etc. Ponto super positivo.

Amortecimento: 

Características técnicas divulgadas pelo fabricante: Amortecimento PU em toda a extensão: amortecimento duradouro e conforto.

Nossa impressão: Faz o amortecimento básico necessário, mas deixa a desejar na palmilha que é muito simples e fina e que não oferece conforto para a planta do pé, especialmente para caminhadas mais fortes. Para trekkings mais longos aconselho a substituição por alguma palmilha mais técnica.

Impermeabilidade e respirabilidade:

Características técnicas divulgadas pelo fabricante: Membrana impermeável e respirável Novadry para manter os seus pés secos.

Nossa impressão: Uma dificuldade para quem procura botas infantis é conseguir encontrar botas impermeáveis. Nesse quesito esse modelo não deixa a desejar ela é realmente impermeável. E não é que pode pegar pingos e não passa água, é impermeável de verdade, você pode andar com ela por um rio e a água e não vai entrar (a não ser que entre pela parte de cima, obviamente).

No entanto, aconteceu comigo de a bota perder a impermeabilização com o passar tempo, pode ter sido por “maus tratos”, uso extremo, muita exposição ao sol, lavagens demais, enfim… não sei exatamente o que ocasionou a perda da impermeabilização, mas depois de cerca de 2 anos de uso contínuo (e constante) ela começou a deixar a água entrar. Mas ainda assim considero a bota tão boa que comprei outra nova igual!

No que diz respeito à respirabilidade ela atende o básico. O pé não fica encharcado como ficaria se não fosse respirável, mas se você suar muito nos pés (como eu suo) daí é complicado querer que fique 100% seco. Isso é algo bem pessoal, somente outras pessoas que usam esse modelo e suam menos é que poderiam dizer se ela é mais eficiente nesse quesito. Para mim fica dentro do aceitável.

Opinião Geral

Para crianças considero esse modelo um dos melhores que pode ser encontrado atualmente no mercado brasileiro, tanto que é a segunda bota que eu tenho desse mesmo modelo. Antes eu usava Bull Terrier, mas elas são muito mais pesadas e duras, me adaptei melhor com os calçados da Quechua.

Para adultos, sei que muitos olham a Quechua com um olhar torto, pensando se a bota realmente vai aguentar o tranco. Acredito que essa desconfiança é por não ser uma marca específica de botas, com “tradição”. Eu também pensava que talvez não fosse ser boa o suficiente justamente porque eu queria uma bota resistente, que não abrisse, não rasgasse e não descolasse. E foi justamente isso que eu encontrei nessa bota, mais resistência que eu imaginava.

Todas informações desse review são apenas impressões pessoais sobre o produto e não representam verdades absolutas. Você pode comprar esse mesmo produto e ter outras impressões!

Dados e Informações

Produto: Bota infantil
Modelo:
Forclaz 500 JR
Marca:
 Quechua
Valor: R$ 299,99 (na loja da Decathlon, em fev 2016)
Origem: Produto importado
Peso: veja na descrição acima

Esse produto foi comprado na Decathlon, loja de venda exclusiva dos produtos da Quechua. Esse review não é um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar?

Loja Decatlhon Online ou qualquer outra Decatlhon no Brasil.


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!