Nesse artigo, apresentamos a Barraca Vênus 3 da Guepardo. Ela é uma barraca para três pessoas, mas sugerimos que ela seja usada por duas pessoas, para que as mochilas e equipamentos possam ser guardados dentro da barraca, já que ela não possui um avancê grande. Ela pode ser uma ótima opção para quem está começando a acampar!

Confira abaixo as características mais detalhadas e as nossas impressões sobre diversos aspectos. Para ver mais imagens, de todos os detalhes, acesse a galeria de fotos no final do artigo.


Características

Estrutura: A Barraca Vênus 3 da Guepardo é um iglu simples, com quarto e sobreteto, que não cobre todo o quarto e forma um pequeno avancê aberto em frente às duas portas.

É o que consideramos uma barraca semi autoportante, ou seja, o quarto fica montado mesmo sem os espeques. Isso facilita na hora da escolha do local onde ela será fixada, já que é possível caminhar pelo terreno com ela já armada. Essa característica também permite que você possa montá-la sobre um piso duro, como rocha ou cimento. No entanto o sobreteto somente fica devidamente montado se houver como espequear, ou com alguma outra enjambração.

Tamanho: O quarto da barraca possui 2 m de comprimento, 1.70 m de largura e 1.30 m de altura.

Esse modelo que avaliamos é para três pessoas e cabem três pessoas, com pouco ou nenhum equipamento. Seu tamanho é bastante adequado para ser usada por duas pessoas com mochilas e tralhas.

Essa mesma barraca possui modelos para 4, 5 ou 6 pessoas.

Resistência: Por possuir uma coluna de água de 1.500 mm, o tecido possui uma boa resistência à chuva. Uma característica interessante é que tanto o sobreteto quanto o quarto são impermeáveis. As costuras do sobreteto vêm seladas, mas as do quarto, que fica parcialmente exposto à chuva, não são seladas, o que pode permitir a entrada de água em situações mais extremas. Comentamos melhor sobre isso mais abaixo.

O piso da barraca é em polietileno, que é um tipo de lona bastante resistente.

Peso: A barraca pesa 3,25kg. Portanto, ela não é uma barraca indicada para trekkings. Mas se você vai acampar em camping estruturado ou em um local onde consiga chegar perto de carro, esse peso não será um problema.

Volume: A embalagem é bastante compacta para o tamanho da barraca. Ela possui cerca de 16 x 16 x 60 cm, ou seja, é bastante comprida e estreita. A embalagem possui alça para carregar e zíper na horizontal, o que facilita na hora de guardar a barraca.


Facilidades

Quarto: O quarto da barraca, por ter 1.30 m de altura, é bem espaçoso. O tecido do quarto da barraca, assim como o do sobreteto, é impermeabilizado. Isso é importante especialmente nos locais onde ficam as portas, pois como o sobreteto não cobre toda a barraca, a área da porta do quarto poderia molhar em situações de chuva forte (e com vento).

Nas laterais do quarto, próximo ao teto, há duas áreas com tecido de mosquiteiro para fazer a ventilação. Na parte mais alta do teto, há umas cordinhas onde é possível amarrar a lanterna ou algum outro objeto.

Porta do quarto: A Vênus possui duas portas, uma de cada lado, ambas com formato em D e presilhas para mantê-las abertas. A metade de cima das portas é feita em dois tecidos, sendo um deles em poliéster, que permite manter a porta totalmente fechada, e outro em tela de mosquiteiro. O tecido de poliéster possui um zíper que, quando aberto, permite que essa parte fique apenas com a tela de mosquiteiro, aumentando a circulação de ar e permitindo que se possa olhar para fora da barraca, mesmo com a porta fechada.

A Vênus possui dois zíperes em cada porta, de modo que é possível fechar a barraca com cadeado. Além disso, os fechos são cobertos por um tecido impermeável, impedindo a infiltração de água por ali.

Avancê: A barraca possui um avancê aberto que cria uma espécie de telhadinho em frente às duas portas. Mas ele é pequeno e não passa da porta, de modo que não é possível usar esse espaço para guardar coisas. Esse avancê apenas evita que a chuva entre pela porta.

Espeques: Ela vem com 14 espeques de aço de 18 cm, bastante finos e frágeis.

Varetas: São três conjuntos de varetas em fibra de vidro. Dois são para a armação do quarto e, quando as varetas estão dobradas, possuem 59.5 cm de comprimento. O outro é para a armação do sobreteto e, quando a vareta está dobrada, mede 50 cm.

As varetas ficam presas ao quarto por ganchos e por canaletas de tecido. Elas ficam presas ao piso por pinos de metal que devem ser encaixados dentro do metal que está no final das varetas.

Esticadores: Esse modelo vem com 4 esticadores amarelo/laranja, super visíveis! Eles devem ser presos em cada um dos cantos da barraca e servem para dar estabilidade para a estrutura, especialmente em situações de vento.

Bolsos: Há 4 bolsos na parte interna do quarto, dois de cada lado.

Janela:  A Vênus possui duas janelas bastante pequenas para troca de ar com o ambiente externo, uma em cada lateral. As duas possuem uma haste para mantê-las abertas e um velcro para fechá-las. Para uma melhor ventilação, é possível manter a parte de cima da porta aberta, apenas com a tela de mosquiteiro – caso não esteja chovendo, é claro.

Galeria de Fotos

Vênus 3 - Guepardo_01 Vênus 3 - Guepardo_02 Vênus 3 - Guepardo_03 Vênus 3 - Guepardo_04 Vênus 3 - Guepardo_05 Vênus 3 - Guepardo_06 Vênus 3 - Guepardo_07 Vênus 3 - Guepardo_08 Vênus 3 - Guepardo_09 Vênus 3 - Guepardo_10 Vênus 3 - Guepardo_11 Vênus 3 - Guepardo_12 Vênus 3 - Guepardo_13 Vênus 3 - Guepardo_14 Vênus 3 - Guepardo_15 Vênus 3 - Guepardo_16 Vênus 3 - Guepardo_17 Vênus 3 - Guepardo_18 Vênus 3 - Guepardo_19 Vênus 3 - Guepardo_20 Vênus 3 - Guepardo_21 Vênus 3 - Guepardo_22
<
>

Avaliação e Informações

Pontos positivos A barraca é simples, fácil de montar, boa para quem quer começar a acampar com uma barraca básica, com bom custo-benefício e resistente à chuva.

Ponto Fraco: Como comentamos antes, a barraca possui um avancê que não é completo, não cobre o quarto até o chão  essa característica faz com que as portas fiquem expostas à chuva. Para minimizar esse problema, o tecido do quarto, assim como o sobreteto, é impermeável neste modelo. Mas percebemos também que as costuras da porta do quarto e as que unem o quarto à lona do piso não são seladas. Então, em caso de chuva realmente forte, por um período mais longo, pode acontecer de começar a infiltrar água pelas costuras da porta do quarto. 

Recomendação de uso: Essa é uma barraca recomendada para quem está começando a acampar e busca um equipamento simples e eficiente com um bom custo benefício. Suas características gerais e a qualidade dos materiais fazem com que ela não seja indicada para situações extremas de chuva ou vento. Por seu peso e tamanho, não recomendamos para trekking ou qualquer outro acampamento em que ela precise ser carregada nas costas por longas distâncias.

*Entenda aqui o que consideramos como diferencial entre cada tipo de acampamento (trekking, selvagem e estruturado).


Dados do Produto e Informações Técnicas

Preço: de R$ 217 a 270
Marca: Guepardo
Origem: Produto importado
Capacidade: 3 Pessoas
Comprimento do quarto: 2,00 m
Largura do quarto: 1,70 m
Altura do quarto: 1,30 m
Peso: 3,2 kg
Tamanho da embalagem: 16 X 16 X 60 cm
Costuras: Seladas no sobreteto
Coluna de água: 1.500 mm
Material do sobreteto:  Poliéster 190T
Material do quarto: Poliéster 190T e tela de mosquiteiro
Material do piso: Polietileno
Espeques: 14 unidades em aço
Varetas: 3 conjuntos em fibra de vidro
Esticadores: 4 cordinhas amarelas

Esse produto foi cedido pela Marca Guepardo, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


 Quer comprar? Veja as lojas parceiras:

Aventura Verde
Orientista


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAbrigo de Montanha Pedra Preta
Próximo artigoResort dos Canyons
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.
  • Thiago

    Olá, estou tendo problemas com as especificações dessa barraca, as informações postadas aqui estão de acordo com as do site da guepardo, mas quando vou olhar em outros sites para comprar a barraca as especificações estão diferentes, principalmente a coluna de água e o peso. Estou fazendo alguma confusão?

    Obrigado,

    • Olá Thiago,
      As informações técnicas postadas aqui são aquelas fornecidas pela Guepardo. Outras informações, que não constam em outros sites (mesmo no da Guepardo) garantimos a veracidade porque foram testadas por nós.
      Algumas lojas fazem apenas um recorta e cola de informações de produtos e isso pode acabar, por um descuido gerando informações erradas.
      Fique atento que essa barraca tem mais de um tamanho! E isso pode fazer com que algumas informações fiquem diferentes dependendo do tamanho da barraca. Essa que apresentamos é para 3 pessoas, mas existe o mesmo modelo para 4, 5 ou 6 pessoas.
      Se você continuar com dúvidas nos informe quais informações não estão batendo certinho que ajudamos você.
      Desculpe a demora na resposta, é que estávamos de férias! 🙂
      Abraços,

  • Guilherme de Moraes

    Oi, Luiza!

    Estou pesquisando modelos de barraca para começar a acampar com a família – mulher e filha pequena… camping estruturado, no verão e na praia. me preocupo com o calor, sobretudo, por isso procurei somente modelos com duas portas… o raciocínio está certo??

    cheguei a duas opçoes: a venus e a amazon da nautika.

    não vejo review sobre essa amazon, mas me chamou a atenção o fato de boa parte dela ser de tela. já a venus eu achei mais barata e consigo comprar o modelo para 5 pessoas pelo preço da amazon 3/4..

    a amazon menor, seria mais ventilada que a venus maior?

    quanto à chuva, pretendo usar um toldo em qualquer caso, pois praticamente não há avance nas duas..

    agradeço se puderes dar tua opiniao!

    • Olá Guilherme,

      Sobre esses dois modelos que você está comparando temos conhecimento apenas teórico da Amazon… enquanto a Vênus já usamos.
      O formato delas é mesmo semelhante mas a Amazon tem o quarto inteiro telado nas laterais e na parte de cima (frontal e traseira). Nós consideramos ela uma das barracas mais ventiladas do mercado.

      Um aspecto negativo que identificamos na Amazon é que o mosquiteiro da lateral do quarto vai até o piso do chão. O que acontece, dependendo do tipo de piso, quando a chuva é mais forte é que os pingos que caem no chão a partir do sobreteto na lateral podem respingar para dentro e acabar molhando alguma coisa que esteja encostada nessa lateral. Isso acontece com outros modelos que tem mosquiteiro até o piso.

      Mas isso não é necessariamente um problema, toda barraca tem algum ponto negativo…

      • Guilherme de Moraes

        Obrigado!

  • Jonatan Britto

    Luiza o que você acha da Cherokee 3?

    • Olá Jonatan,
      Esse é um modelo que ainda não usei. Mas sua estrutura é semelhante ao da Vênus, mas com a desvantagem que pelo que sei ela só tem porta de um dos lados.
      Abraços,

  • Anderson Valle

    Ótimo texto. Tenho uma Guepardo Venus para 6 pessoas e estava procurando um site para comentar sobre a barraca. Fiz várias fotos da água entrando por suas costuras não seladas. Ua das costuras rasgou com o vento. Pelo preço poderia ter uma qualidade bem melhor.

    • Olá Anderson… Entrou água por quais costuras não seladas? Do ziper da porta?

      • Anderson Valle

        Não sei onde responder o questionamento. Mas sim, entrou pela costura da porta, e pelo teto

        Em 9 de fevereiro de 2016 11:52, Disqus escreveu:

    • Werley Magalhães de Carvalho

      Boa tarde, também tenho uma Venus 6, muito espaçosa pra minha família (minha esposa, meu filho de 4 anos e eu). O único problema até hoje foi essa água entrando pela costura do teto, e porta, sendo que, ao pegarmos uma chuva nem tão forte assim, molhou até mesmo dentro da barraca. Estou olhando uma tenda pra comprar e resolver este problema.

  • Bruno

    olá Luiza, se possível preciso de uma dica em relação a barracas, preciso de uma auto-portante, leve e resistente a chuva, vou fazer um mochilão de carona durante um ano começando pelo brasil. obrigado

    • Bruno

      ah , para 2 pessoas com equipamentos, obrigado.

  • Matheus Pimentel

    Olá, gostaria de saber se a atena 4 da guepardo resiste a chuvas médias e vento.