Série Barracas Pequenas:Um dos objetivos do FuiAcampar para o ano de 2013 é fazer uma série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos de acordo com o seu perfil. Informamos sobre as características e funcionalidades de cada uma, diferenciando barracas técnicas de barracas generalistas, e indicamos as melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados.

A barraca Quickhiker II, da Quechua, faz parte desse grupo de barracas.

A Quickhiker possui diversas características que fazem dela uma barraca única. Sua estrutura é cheia de pequenos detalhes, todos muito bem pensados e planejados para facilitar a vida dos campistas. Seu nome em português seria algo como “caminhante rápido”, o que indica seu uso para trekkers. No entanto, seu peso não facilita muito para quem pretende passar muito tempo caminhando com ela nas costas, embora ela se destaque nos quesitos estrutura e resistência.

Confira abaixo as características detalhadas e as nossas impressões sobre diversos aspectos:


Características

Estrutura: Essa barraca é um iglu, mas cheio de pequenas particularidades. Sua estrutura já vem “pré-montada”, com as varetas presas ao sobreteto e o quarto também já encaixado no sobreteto. Isso facilita muito a montagem.

Para montar a estrutura, são apenas três passos: (1) colocar as varetas nas canaletas do sobreteto, (2) fazer as varetas esticarem, prendendo as pontas nos ilhoses, e (3) colocar os espeques. Pronto! Como o quarto está previamente encaixado no sobreteto, tudo é montado junto.

É uma barraca autoportante, ou seja, ela fica montada mesmo sem os espeques. Essa característica permite que você possa escolher o local onde colocar, com ela já montada e ainda faz com que você possa armá-la sobre um piso duro como rocha ou cimento.

Tamanho: O quarto da barraca possui 2,15 m de comprimento, 1,30 cm de largura na parte mais larga (cabeça) e 1,10 de largura na parte mais estreita (pés). A altura é de 1,08 m.

A barraca acomoda duas pessoas confortavelmente com algum equipamento. Se estiver com muitas tralhas, elas podem ser colocadas nos avancês.

Resistência: O formato da barraca é um iglu com um formato que, quando todo fechado, fica como uma cápsula. Todos os materiais, como tecidos, varetas e espeques, são muito resistentes. Além disso, há 8 extensores extras junto à base das varetas, que dão uma resistência a mais em situações de maior tensão. A barraca vem com as costuras seladas e possui uma coluna de água de 2000 mm, o que dá ótima resistência para chuvas em geral no clima brasileiro, inclusive chuvas mais duradouras ou temporais.

Nossa experiência: Acampamos com essa barraca em condições de muito vento. Nessa ocasião, prendemos todos os 7 extensores que ficam junto às varetas e ajudam a dar resistência à barraca. Com isso, ela se saiu muito bem! Não chegamos (ainda) a enfrentar algum temporal com ela, mas para chuvas normais ela também foi bem!

Peso: A barraca pesa 2,7 kg. Ou seja, é um peso considerável se for carregada nas costas. Há outras barracas para duas pessoas mais leves no mercado. No entanto, a Quickhiker ganha em outros aspectos como conforto e resistência, que são benefícios que, dependendo da situação, podem compensar o peso.

Volume: A embalagem possui 17 x 17 x 39 cm. Apesar de relativamente pesada, a embalagem é bastante compacta e seu formato faz com que ela caiba inteira (dentro da embalagem) no fundo da maioria das mochilas cargueiras. Também é facilmente acoplada à mochila ou à bike. Apenas para carregar na mão é que ela não é muito prática, já que a alça para segurá-la fica na parte superior e não na lateral.


Facilidades

Quarto: O quarto, conforme já comentamos, tem um tamanho adequado para duas pessoas. O tecido do quarto é em poliéster, parte dele em tela de mosquiteiro. Na porta do quarto, na porção superior, há uma área também em tela de mosquiteiro, mas pequena. No teto, há uma abertura com um zíper que dá acesso às janelas de respiração. O piso é bastante fino, e as áreas úmidas embaixo da barraca deixavam o tecido marcado, apesar de que a umidade não chegava a entrar para a parte interna.

Nossa impressão: Seria legal se a área em mosquiteiro da porta fosse maior para facilitar a observação do que acontece do outro lado da porta. O piso do quarto, apesar de oferecer uma boa resistência à água, é feito de um material bastante fino  um espinho facilmente perfurou o chão na primeira vez que utilizamos a barraca. O piso é possivelmente o ponto fraco da barraca. Dependendo de onde você for acampar, vale levar uma lona extra para colocar embaixo dela.

Porta: São duas portas no sobreteto, uma de cada lado do quarto. Isso facilita a entrada e a saída, principalmente se a barraca estiver sendo usada por duas pessoas, ou se você quiser usar o espaço de um dos avancês para guardar equipamentos. Se abertas simultaneamente, por ficarem uma de frente para a outra, gera uma excelente circulação de ar.

Avancê: Cada porta possui um avancê, bastante grande, onde é possível deixar mochilas ou outros equipamentos que podem ficar fora do quarto. O avancê tem um tamanho considerável, onde é possível colocar uma mochila cargueira.

Janela: Há duas janelas para fazer a troca de ar entre o ambiente interno e externo. Elas podem ser fechadas com zíper e há  também um suporte para mantê-las abertas. Outra funcionalidade legal é que o acesso para abrir e fechar a janela pode ser feito pela parte interna, já que há uma abertura no teto do quarto, de forma que não é preciso sair da barraca para abrir/fechar a janela.

Bolsos: Há dois bolsinhos na parte interna do quarto, na parede onde fica a cabeça. Além desses dois bolsos, há no teto da barraca uma redinha em tela de mosquiteiro, como um porta-treco, removível.

Nossa experiência: Enquanto estivemos viajando com a barraca, utilizávamos essa redinha do teto para deixar a toalha secando durante a noite, o que era muito eficiente.

Espeques: São em alumínio e com um formato diferente, angular, o que dá a ele uma ótima resistência. Ainda não entortamos nenhum deles!

Alguns espeques já vêm com um cordãozinho amarrado na ponta – use esses para colocar diretamente na barraca e prender a estrutura básica ao chão. O cordãozinho é útil para depois você tirá-los da terra. Aqueles que não vêm com cordãozinho devem ser utilizados para prender os extensores, se houver necessidade de dar mais resistência à barraca.

Como eles não possuem aquela tradicional curvatura na ponta que fica fora da terra, é essencial colocá-los em um ângulo correto. Explicaremos e mostraremos melhor como utilizar em um vídeo específico para essa barraca.

Nossa experiência: Foi a primeira vez que utilizamos esse formato de espeque. No início estranhamos, mas depois usando chegamos à conclusão de que são excelentes, muito resistentes e leves! Possivelmente o melhor modelo que existe no mercado.

Extensores (cordinhas): Há 8 extensores que ajudam a dar resistência à barraca em caso de vento e chuva. Eles ficam junto à base das varetas. Para prender esses extensores, use os espeques que não têm cordinhas já amarradas e passe a cordinha nas ranhuras que há no espeque. Outra característica é que as cordinhas brilham no escuro, ótimo para não tropeçar nelas de noite.

Varetas: As varetas desse modelo são em alumínio e bastante resistentes. Além disso, elas também têm características um pouco diferentes da maioria das barracas. Para fazer a montagem, elas devem ser enfiadas em canaletas que ficam na parte externa do sobreteto, ao qual elas já vem presas. E as ponteiras são diferentes: as extremidades arredondadas são as que devem terminar dentro de um compartimento fechado no final da canaleta, enquanto as extremidades que são um pino devem ser encaixadas aos ilhoses. Falando pode parecer complicado, mas assim como todo o processo de montagem, isso é muito simples na prática. Veja a montagem no vídeo mais abaixo.

Nossa experiência: Uma das varetas é um pouco maior que a outra, e o pino dessa é bastante difícil de encaixar no ilhós. Mas com uma forcinha extra e jeitinho isso é possível.

Dica: Não solte as varetas da barraca! Elas já vêm presas ao sobreteto justamente para facilitar a montagem da barraca. Também não solte o quarto do sobreteto. Essas amarrações são o que fazem a montagem ser tão fácil e rápida. Solte apenas se precisar lavar, mas analise bem antes, para saber montar de novo depois.


Vídeo


Galeria de Fotos

Quickhiker_01 Quickhiker_02 Quickhiker_03 Quickhiker_04 Quickhiker_05 Quickhiker_06 Quickhiker_07 Quickhiker_08 Quickhiker_09 Quickhiker_10 Quickhiker_11 Quickhiker_12 Quickhiker_13 Quickhiker_14 Quickhiker_15 Quickhiker_16 Quickhiker_17 Quickhiker_18 Quickhiker_19 Quickhiker_20
<
>

Avaliação e Informações

Pontos positivos principais: A barraca é muito fácil de montar, prática para o uso no dia a dia e tem excelente custo-benefício.

Pontos negativos principais:  O piso é frágil.

Recomendação de uso:

*Entenda aqui o que consideramos como diferencial entre cada tipo de acampamento (trekking, selvagem e estruturado).


Dados do Produto e Informações Técnicas

Preço: R$ 399, 95 (venda exclusiva no site da Decathlon)
Marca: Quechua (francesa)
Origem: Produto importado
Capacidade: 2 Pessoas
Comprimento do quarto: 2,15 m
Largura do quarto: 1,30 m na parte mais larga e 1,10 m na parte mais estreita
Altura do quarto: 1,08 m
Peso: 2,7 kg
Tamanho da embalagem: 17 x 17 x 39 cm
Costuras: Seladas
Coluna de água no sobreteto:  2.000 mm
Coluna de água no piso: 5.000 mm
Material das varetas: Alumínio
Material dos espeques: Alumínio
Material do quarto: Poliéster respirável e mosquiteiro em poliéster, com piso em poliamida
Material do sobreteto: Poliéster ripstop com revestimento em PU

Esse produto foi cedido pela Marca Quechua, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar?

Venda exclusiva nas Lojas Físicas e Virtual da Decathlon


Confira os outros reviews da série de Barracas Pequenas


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

  • roberto medrado

    só faltou colocar as fotos das varetas e suas especificações

  • Igor Pereira

    Estou olhando algumas barracas para comprar, mas tenho preferencia e exigência por barracas mais compactas quando se estão embaladas, tornando mais fácil levar presa na mochila, então encontrei dois modelos da Quechua e me interessei muito: Quechua Forclaz 2 e Forclaz 3. No entanto a especificação dela me deixou na duvida, por que a maioria das outraz marcas e modelos especificam sua resistencia da seguinte forma: Coluna de Agua: 2000mm, assim considero em partes esta uma barraca com grande resistência a chuva e ventos mas estes modelos apresentam da seguinte forma: 200 litros/hora/m² e isso me deixou com muita duvida, pois quero uma barraca com resistência para acampar no alto de um montanha e/ou pico onde as temperaturas variam entre -15º e 0º, com possibilidade de chuva/tempestade e forte rajadas de vento, mas é em território Brasileiro, nada muito profissional, mas quero estar preparado. E assim estou na duvida quando a estas barracas!

    • Olá Igor, sobre a forma como a Quechua mede a impermeabilidade das barracas você pode ler sobre isso aqui: http://fuiacampar.com.br/impermeabilidade-das-barracas-da-quechua/

      Todas barracas da Quechua tem no mínimo 2.000 mm de coluna de água. Estamos com a Forclaz 2 conosco para fazer review. Mas ele deve ficar pronto somente no final do inverno porque precisamos acampar bastante com ela para conhecer melhor o equipamento.

      Se pudermos ajudar com mais alguma informação é só responder aqui.
      Abraços,

    • Wellington Oliveira

      ola Igor. comprou qual barraca? quickhiker ou forclaz? estou em divida entre essas duas tbm. vlw

      • Igor Pereira

        Wellington optei por outra marca, mas por especificações aconselho a Quickhiker 2 por ter 2,7kgs contra 3,5kgs da Forclaz 2 e sem falar que a Quickhiker 2 tem duas áreas de avanço de aproximadamente 40 cm, contra uma de 50cm e “outra” de 15cm na Forclaz 2, e a Forclaz 3 é maior ainda se comparado à Quickhiker.

        Resumindo, entre essas duas, prefira a Quickhiker!

        • Wellington Oliveira

          Pois é mas parece q o piso dessa barraca rasga muito fácil não? Parece q é frágil e tem q ter sempre uma lona por baixo oq é ruim em chuvas de longa duração! Ouvi falar q o piso dela humidece bastante!
          Oq VC acha disso? Já pegou chuva com ela?

          • Igor Pereira

            Cara, como disse antes Optei por outra marca, comprei a Azteq Nepal (6.000 mm de piso e sobreteto), no qual o piso é bem resistente, mas mesmo assim levo sempre uma lona da Nautika 2x2m, para conservar o piso da barraca, assim uso para cobrir apenas o quarto, sem deixar qualquer aba, ou parte da lona pra fora do Sobre-teto, isso impede a formação de um “lago” entre a lona e o piso (se… a barraca for montada em um lugar plano). e o piso da Nepal não humideceu nenhuma vez… não sei dizer o mesmo com a Quickhiker ou a Forclaz

        • Apenas lembrando que a Quickhiker 2 saiu de linha no Brasil. É possível que você só encontre a Quickhiker 3 para venda.

          • Wellington Oliveira

            pois é fui acampar. oque esta me impedindo de comprar a quickhiker3 é justamente o fato de relatos sobre o piso ser fragil e necessitar sempre de uma lona por baixo. Vc que ja tem a bastante tempo acha que isso é um empedimento? é muito fragil mesmo comparado com o da forclaz por exemplo? obgdo

          • Não acho tão frágil. É como o piso da nepal ou da Bivak. Eu uso normalmente e nunca tive problemas. Normalmente uso inclusive sem lona por baixo. O da Forclaz é de plástico, por isso também ela é mais pesada.
            Abraços,

          • Igor Pereira

            Eu sempre levo a lona quando vou acampar em locais que desconheço, mesmo sabendo da resistência da Nepal, até mesmo por que amo essa barraca e tenho muito, muito cuidado com ela.

          • Igor Pereira

            Cara não é frágil mesmo não, já dormi em uma Forclaz 2 e é muito resistente mesmo, assim como a Luiza disse é por esse motivo que é mais pesado e para ela você não precisa se preocupar com lona em baixo não.
            Já a Quickhiker tenho certeza que ela seja bem resistente mesmo, só aconselho levar uma lona caso você acampe em local que tenha muitas pedras pequenas.

  • Guilherme Perez

    Fiz o W de Torres del Paine com o modelo pra 3 pessoas , pegamos rajadas de vento de 90kmh e chuva , aguentou super bem! recomendo!

    • Que bacana Guilherme!
      Obrigada por compartilhar a experiência conosco! É realmente uma das barracas mais estáveis que já usamos, se montada adequadamente com uso de todos os recursos que ela oferece. 🙂

  • Heder Rocha

    Olá pessoal. Bom, como essa revisão foi fundamental pra nossa eleição de compra da QuickHicker 2, resolvi deixar minha experiência com ela. A gente comprou o modelo t2 na espanha, por meio de um amigo que viajou pra lá e trouxe.

    Fizemos ‘La O’ do Torres del Paine (relato aqui https://oquintodiario.wordpress.com/2017/03/26/torres-del-paine/ ) em 11 dias, todos de acampamento e a barraca so mostrou fantástica! Dormi com minha esposa e duas cargueiras nela, pegamos chuva, granizo e muuuuito vento. Os ‘avences’ são excelentes pois dá pra deixar equipos mais duros e as vezes até a mochila em dias bons. Colocando todas as amarras ela nem mexia, ficava paradinha igual as TheNorthFace.

    O único ponto negativo é a cor, o tal do verde atómico dela atraiu muuutio inseto. Eu achava meio lenda isso, mas é impressionante. De resto nota 10.

    Como fizemos o circuito todo acampamos em vários relevos e não levamos nenhuma lona extra, o piso aguentou bem, mas a barraca estava novinha. Agora, vamos experimentá-la em alta montanha, no verão e ver como se sai.

    É uma excelente barraca e vale o investimento. A decathlon oferece agora uma versão atualizada dela com opção para 2 pessoas.

    Abraço