Série Barracas Pequenas: Seguimos com a série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos de acordo com o seu perfil. Informamos sobre as características e funcionalidades de cada uma, diferenciando barracas técnicas de barracas generalistas, e indicamos as melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados. A Barraca Phoenix 2, da Guepardo, está incluída nesse grupo de barracas.

A Barraca Phoenix 2 é um modelo lançado pela Guepardo em agosto de 2015 e ainda pouco conhecido no mercado. É uma barraca com um conjunto único de características e cheia de pequenos detalhes, por isso procuramos fazer um review bem detalhado. Veja abaixo o texto, galeria de fotos e em breve vídeo complementar a esse review.

Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (56)


Características da Barraca Phoenix

Estrutura: A Barraca Phoenix é um modelo iglu, cuja estrutura básica é de três varetas cruzadas, sendo uma delas responsável pela estrutura de um ótimo avanço frontal.

É uma barraca autoportante, sua estrutura fica em pé, montada e bem estável mesmo sem o uso de espeques (só o quarto que fica meio “soltinho”).

Outra característica interessante desse modelo é a montagem: diferente da maior parte dos modelos de barracas, as varetas não ficam na parte interna, elas passam em canaletas de tecido que fazem a sustentação do sobreteto. Após ter o sobreteto montado você prende o quarto ao sobreteto, pela parte interna, começando sempre pela parte de trás. Em breve faremos um vídeo mostrando como fazer a montagem desse modelo.

Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (30)

Resistência ao vento: Com as três varetas cruzadas, a estrutura é bastante firme. Além disso ela conta com 8 (!) esticadores, 3 de cada lado, um na frente e um atrás, o que dá ainda nais resistência em situações de vento.

Impermeabilização do tecido: No que diz respeito à impermeabilidade ela possui uma coluna de água de 2.000 mm o que significa que o tecido tranquilamente aguenta chuvas no Brasil. E realmente pegamos muita chuva e não houve qualquer infiltração pelo tecido.

Selação das Costuras: A Barraca Phoenix vem com as costuras seladas, no entanto tivemos um problema em um ponto específico.

Quando usamos a barraca pela primeira vez pegamos chuva, muita chuva mesmo, forte e durante bastante tempo. Acordamos de noite com uma goteira bem no meio da barraca. Estava passando água pelo cruzamento das costuras do sobreteto, bem onde fica presa a argola onde o quarto é preso ao sobreteto (veja na 1ª imagem abaixo).

Entramos em contato com a marca para reportar a infiltração e eles informaram que ninguém mais havia reclamado desse problema, o que nos fez pensar que pode ter sido um defeito pontual. O que fizemos para resolver foi passar um selador de costuras (líquido siliconado) no local onde houve o problema, pela parte de fora da barraca (veja na 1ª imagem abaixo). Fizemos isso apenas na parte onde surgiu a goteira e depois de fazer essa impermeabilização extra no ponto crítico, passamos por mais um acampamento com muita (muita!) chuva e não entrou nenhuma gotinha. Problema resolvido.

Local por onde entrou a água para formar a goteira.
Local por onde entrou a água para formar a goteira.
Local que selamos como selador de costuras
Local que selamos como selador de costuras

 

 

 

 

 

 

 

Tamanho: A Phoenix 2, como o nome já diz, é uma barraca para duas pessoas e duas pessoas de fato cabem dentro dela e sobra algum espaço para colocar mochilas de tamanho não exagerado. Seu espaço interno é muito bom, é alta e larga (especialmente na parte da porta). É mais espaçosa que outras barracas para duas pessoas.

Peso: Umas das características que faz com que ela não seja considerada uma barraca de trekking é seu peso (que está diretamente relacionado com o tamanho e os materiais que compõe ela). A Guepardo divulga que ela pesa 3,6 kg e nós pesamos aqui e é exatamente esse o peso! Contribui para esse peso os espeques de aço, varetas de fibra, sobreteto completo com avanço e piso de polietileno. Se alguns desses materiais fossem trocados ela poderia ser mais leve, mas seria mais cara também.

Volume: A barraca não é pequena para ser carregada. Quando enrolada na sua sacola o volume para ser carregado é:  15 x 15 x 58 cm (tamanho da bolsa). Dependendo do tamanho da sua mochila, até dá para levar dentro dela, mas o volume que ela ocupa (assim como seu peso) limita ela para alguns usos.

Acabamento: Um dos pontos negativos é o acabamento de toda a barraca. Muitas costuras fracas, tortas, mal feitas, tecidos mal cortados, o que infelizmente pode acabar diminuindo a vida útil da barraca. O acabamento geral realmente deixou a desejar.

Montagem: Esse modelo é um pouquinho diferente da montagem da maior parte das barracas, por isso resolvemos fazer um vídeo mostrando como fazer a montagem. Vamos fazer no próximo final de semana (18 e 19/junho) e semana que vem divulgamos aqui!


Detalhes

Quarto:  O quarto possui 2 bolsos em cada lateral e um laço em tecido na parte superior para prender alguma lanterna.

Sobreteto: Como comentamos antes ele possui uma impermeabilidade de 2.000 mm de coluna de água. Houve apenas um problema em uma das costuras, como comentamos mais acima.

Piso: O piso da barraca é em polietileno, um plástico encontrado em boa parte das barracas menos técnicas.

Portas: A barraca possui apenas uma porta frontal, com “3 camadas”: Porta do sobreteto (no avanço), uma porta em tecido e outra (inteira) em tela de mosquiteiro. No verão, para aumentar a circulação de ar é possível deixar apenas a tela de mosquiteiro fechada ou a tela e a porta do avanço, para se ter alguma privacidade.

Avancê: O avanço na parte frontal é bastante espaçoso. É possível armazenar ali calçados, outros equipamentos e até mesmo uma mochila cargueira.

Janelas: Esse modelo possui três janelas de ventilação uma de cada lado na parte frontal e uma maior na parte traseira. Além disso, para melhorar a ventilação, se não estiver chovendo, é possível manter a porta do sobreteto parcialmente aberta e deixar o quarto apenas com a tela de mosquiteiro na porta do quarto.

Esticadores:  Essa barraca vem com 8 esticadores, sendo 3 de cada lado, um traseiro e um frontal. Todos amarelos, bem chamativos, mas não reflexivos.

Espeques: A Barraca Phoenix vem com 16 espeques em aço de 18 cm cada. São bastante finos e fáceis de entortar.

Varetas: Essa barraca vem com 3 conjuntos de varetas, sendo um par igual (em formato reto, com uma pequena dobra no final), que montam a estrutura central do sobreteto e uma delas em formato em “v” que é a do avanço.

As varetas são em fibra e o elástico que une as parte de cada uma é muito frágil e frouxo, o que dificulta basante para montar e desmontar, porque o elástico mal consegue manter as varetas unidas.
Meu conselho para quem comprar esse modelo é comprar um elástico novo e fazer a troca assim que possível. É o que eu fiz aqui. Troquei por um elástico mais firme e a barraca ficou infinitamente mais fácil de montar.


Galeria de Fotos

Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (56) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (37) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (60) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (27) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (30) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (32) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (31) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (42) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (45) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (54) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (53) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (61) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (51) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (59) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (57) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (26) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (52) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (55) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (50) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (49) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (48) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (47) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (41) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (43) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (44) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (29) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (35) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (34) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (25) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (24) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (58) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (33) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (28) Barraca Phoenix, da Guepardo - FuiAcampar (38)
<
>
Barrava Phoenix 2, depois de uma noite de muita chuva no Camping Aldeia de Bambu

Vídeo complementar


Minha opinião:

Recomendação: O modelo, formato e a estrutura dessa barraca é super especial! Eu adorei demais, é prática de montar, tem boa área útil, ótimo avanço, ótima estabilidade, super firme, autoportante… um monte de elogios! No entanto ela tem alguns poréns, um deles é o elástico que une as varetas (que eu aconselho trocar logo por um melhor) e outro é o acabamento, que deixa a desejar. Mas esses dois pontos não impedem que ela seja uma ótima barraca para duas pessoas em uma situação de camping estruturado. É um modelo que eu tranquilamente recomendo tanto para uma pessoa como para um casal.

Considerando para Trekking: Como comentamos antes, o que limita o uso da Barraca Phoenix para trekking ou camping selvagem é o seu peso de 3,6 kg, que não dá para ser ignorado se ela for ser carregada nas costas por longas distâncias. Se ela tivesse varetas de alumínio e espeques de alumínio, com esse modelo super bacana, ela provavelmente se transformaria em uma das barracas mais desejáveis do mercado, inclusive para trekkings. Se você não esquenta em carregar os 3,6 kg nas costas, então pode considerar como uma opção para trekking também.

Considerando como abrigo: Uma possibilidade que muitos logo perceberão é que, como a estrutura da barraca depende apenas do sobreteto, esse modelo pode vir a ser usado apenas como um abrigo, sem a parte do quarto. Com certeza protegeria mais que um simples tarp (e também pesaria um pouco mais, é claro). Colocamos na balança e para usar como abrigo, com apenas o sobreteto, as 3 varetas e 8 espeques ela pesa 2,3 kg.


Informações Técnicas da Barraca Phoenix

Marca: Guepardo
Origem: Produto importado
Capacidade: 2 pessoas
Peso: 3,600 kg (divulgado pela marca e confirmado por nós)
Tamanho da embalagem: 15 X 15 X 58 cm (aprox.)
Costuras Seladas: Sim
Coluna de água do sobreteto: 2.000 mm
Varetas: 3 conjuntos de xx cm (quando dobradas)
Material das varetas: Varetas de fibra de vidro
Material do sobreteto: Poliéster 190T
Material dpiso: Polietileno de alta densidade
Espeques: 16 unidades
de 18 cm
Material dos Espeques: Aço

Esse produto foi cedido pela Marca Guepardo, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar?

Loja Alta Montanha
Loja Pedarilhos


> Confira os outros reviews da série de Barracas Pequenas


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

  • Al Vallad

    Saberia informar se nessa barraca cabe um colchão de casal?

    • Não tenho certeza… ainda não medimos o tamanho do quarto. Melhor confirmar direto com a Guepardo.

  • Marcelo

    Ola..parabens pelo site e pelo canal…
    Se possível gostaria de sabee se ja fizeram o review dessa Phoenix 2..não achei no canal..valeu..e boas aventuras..!!

    • Olá Marcelo…
      Ainda não conseguimos fazer esse vídeo, mas estamos prevendo gravar ele na segunda semana de novembro!
      Abraços,

  • Flavio

    Tem tela mosquiteiro?

  • Flavio Charleaux

    Olá Luiza, vc teria uma barraca, importada talvez, para me recomendar que tenha características parecidas com a phoenix 2 mas que seja mais leve e talvez um pouco mais resistente a chuva e vento? Obrigado.