Série Barracas Pequenas: Um dos objetivos do FuiAcampar para o ano de 2013 é fazer uma série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos de acordo com o seu perfil. Informamos sobre as características e funcionalidades de cada uma, diferenciando barracas técnicas de barracas generalistas, e indicamos as melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados.

A Barraca Nepal 2, da Azteq, é uma barraca técnica e está incluída nesse grupo de barracas.

Atualização! Esse modelo agora possui uma versão nova, com coluna de água de 6.000 mm no piso e no sobreteto. Esse modelo antigo, não está mais sendo vendido. 

Barraca Nepal 2

Nossa impressão geral sobre o produto é que é uma ótima opção para quem busca uma barraca pequena e resistente. É uma barraca técnica, desenvolvida especialmente para trekkers ou bikers, pessoas preocupadas com pouco peso e volume e extrema resistência.

Confira abaixo nossas impressões sobre diversos aspectos:


Características

Estrutura: A Barraca Nepal 2 é uma barraca tubular, mas sua estrutura é formada por uma única vareta, perpendicular ao sentido do quarto, conforme é possível ver na foto abaixo.

Barraca Nepal 2

Ela não é uma barraca autoportante, ou seja, ela não fica em pé (montada) se não estiver com os espeques devidamente colocados. Isso faz com que ela não possa ser armada sobre um piso de cimento ou rocha.

Tamanho: O quarto possui 2,55 m de comprimento por 1,45 m de largura na parte larga. A altura é de 1,10 m (na parte mais alta).

A barraca acomoda 2 pessoas com bastante conforto, sem os equipamentos. É possível ainda colocar as mochilas dentro da barraca, se não forem grandes demais – mas, claro, com os equipamentos dentro o espaço fica apertado.

Varetas:  As varetas, quando dobradas, medem 45 cm.

Peso: A Barraca Nepal 2 pesa apenas 1,95 kg, ou seja, é uma bastante leve, ainda mais considerando que é uma barraca para 2 pessoas. Se, em um trekking, as partes forem divididas para serem carregadas separadamente, cada pessoa não leva mais que 1 kg, excelente peso para ser carregado na mochila.

Volume: A embalagem possui cerca de 15 x 15 x 50 cm.

A embalagem é diferente da maioria das barracas. É um saco quadrado onde quarto, sobreteto e espeques devem ser guardados enrolados, enquanto as varetas possuem um compartimento separado, que depois será enrolado até ficar junto ao resto da barraca.

Essa embalagem é muito prática, já que, ainda que precise ser guardada “mal enrolada”, ela sempre irá caber no saco.

Barraca Nepal 2

Resistência: Normalmente barracas com esse formato são bastante resistentes ao vento devido à sua aerodinâmica.

A coluna d’água da Barraca Nepal 2 é de 3000 mm, o que faz dela uma das barracas mais resistentes à chuva à venda no mercado brasileiro. Com essa capacidade, ela resiste até mesmo a temporais tropicais ou chuvas fortes e duradouras.

Devido ao fato de ela ter apenas uma vareta, é bastante importante prender o extensor que fica no meio da barraca, principalmente em situações de vento.

Nossa experiência: Ainda não tivemos a oportunidade de pegar situações extremas com a barraca, mas segundo relatos de amigos que também possuem esse modelo, ela resiste com bastante tranquilidade às adversidades.


Facilidades

Quarto:  O quarto é bastante largo, o que o torna bastante confortável. Já na questão do comprimento, apesar de ter 2,55 m, nem todo esse espaço é área útil, pois, na parte dos pés, o teto se aproxima muito do chão, não permitindo armazenar muitas coisas ali.

No quarto, boa parte do material é em tela de mosquiteiro, o que ajuda na circulação do ar entre o quarto e o sobreteto.

Sobreteto: Uma característica diferente dessa barraca é a forma como o sobreteto é preso ao quarto. Esse modelo usa um sistema de fivelas em tridente, bastante interessante, que permite facilmente ajustar a barraca para que ela fique bem esticadinha.

Barraca Nepal 2

Portas: A Nepal possui duas portas de acesso, uma em cada lateral. Isso facilita muito a vida do aventureiro, principalmente se duas pessas estiverem dormindo na barraca, pois um não precisa passar por cima do outro para sair da barraca. Além disso, se abrir as duas portas, facilita muito a circulação de ar dentro da barraca.

Avancê: A barraca possui 2 avancês (um em cada porta). O tamanho deles é grande: são cerca de 45 cm, ou seja, um espaço suficiente para colocar uma mochila cargueira, botas ou outros equipamentos que possam ficar fora da barraca.

Saias: Uma característica um pouco diferente dessa barraca é que ela possui saias, que é um tecido “a mais”, como se fosse uma borda que sobra no piso do sobreteto (parte cinza na foto abaixo). As saias têm a função de melhorar a fixação dela no caso de acampamentos em local com neve.

No clima brasileiro, como quase não temos neve, elas podem ser úteis para outras situações, como em casos de chuva, impedindo que a água que escorre pelo sobreteto respingue para dentro, mantendo o quarto sempre limpo e seco. Em situações de muito vento, a resistência da barraca fica ainda maior se você colocar pedras sobre as saias, ou ainda se enterrar elas, caso esteja acampando em um terreno arenoso. Isso impede que o vento entre pela parte debaixo.

No entanto, o ponto negativo das saias é que elas dificultam a entrada de ar por baixo do sobreteto, o que, em climas frios, pode facilitar a condensação na parte interna da barraca.

Após montar, você pode apenas colocá-las para dentro da barraca. Ou, se não quiser utilizá-las nem deixá-las soltas, uma sugestão é levar 14 clips e, depois de montá-la, enrole as saias para dentro e prenda com clips as duas extremidades de cada parte da saia. Uma solução caseira e simples. Não recomendamos cortar elas fora, pois em situações de vento e chuva elas podem fazer a diferença.

Barraca Nepal 2

Bolsos: Há 2 bolsos (compridos), um em cada lateral. Há também um porta-objetos que pode ser fixado no teto da barraca, mas, ao colocá-lo, a altura interna da barraca diminui e pode ser chato ficar se mexendo na barraca com ele batendo na cabeça.

Janelas: Nas laterais da barraca, há duas janelas para facilitar a troca de ar com o ambiente externo. Elas possuem uma haste que permite mantê-las abertas. Uma facilidade interessante é que se tem acesso à janela por um zíper dentro do quarto. Dessa forma, é possível abrir e fechar a janela sem precisar sair da barraca.

Espeques: Os espeques da Nepal são em alumínio, ou seja, são extremamente leves, mas entortaram facilmente quando utilizamos em solo mais duro. Mas uma vantagem é que são coloridos (rosa), o que facilita visualizá-los no solo.


Galeria de Fotos da Barraca Nepal 2

Nepal_01 Nepal_02 Nepal_04 Nepal_05 Nepal_06 Nepal_07 Nepal_08 Nepal_09 Nepal_10 Nepal_11 Nepal_12 Nepal_13 Nepal_14 Nepal_15 Nepal_16 Nepal_17 Nepal_18 Nepal_20 Nepal_21 Nepal_22 Nepal_23 Nepal_24 Nepal_27 Nepal_30 Nepal_31
<
>

Avaliação e Informações

Pontos positivos principais: A Barraca Nepal 2 é leve, embalagem pouco volumosa  e extremamente resistente. Possui um espaço adequado para ser usada por duas pessoas e seu avanço oferece um conforto extra.

Pontos negativos principais: É uma barraca cara (mas a qualidade compensa), os espeques entortam facilmente e, em climas frios, as saias podem fazer com que haja uma maior condensação na parte interna do sobreteto.

Recomendação de uso: 

*Entenda aqui o que consideramos como diferencial entre cada tipo de acampamento (trekking, selvagem e estruturado).

Variação de preço: de R$ 640 a R$ 800.

Marca: Azteq (brasileira)

Origem: Produto importado


Dados do Produto e informações técnicas

Capacidade:  2 Pessoas
Comprimento do quarto: 2,55 m
Altura do quarto: 1,10 m (na parte mais alta)
Peso versão antiga: 1,95 kg / Peso versão NOVA: 2.3 kg
Tamanho da embalagem: 15 x 15 x 50 cm
Varetas: Duralumínio anodizado
Espeques: Alumínio, colorido
Costuras: Seladas eletronicamente
Coluna de água do sobreteto: 3.000 mm  / Versão NOVA: 6.000 mm
Material do sobreteto: Nylon Taffeta 70D/190T
Material do piso: Nylon Oxford Ripstop respirável 70D/210T, com coluna d’água de 6.000 mm.

Esse produto foi cedido pela Marca Azteq, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


 Quer comprar? Veja as lojas parceiras:

Loja Pedarilhos
Loja Alta Montanha
Loja Orientista
Loja Mundo Terra


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCamping Sonho Dourado
Próximo artigoCamping Trilha do Mar
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.