Série Barracas Pequenas: Seguimos com a série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos de acordo com o seu perfil. Informamos sobre as características e funcionalidades de cada uma, diferenciando barracas técnicas de barracas generalistas, e indicamos as melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados. A barraca Mini Pack, da Azteq, está incluída nesse grupo de barracas.

A Barraca Mini Pack (ou Minipack ou Mini-Pack) é uma barraca pequena, super fácil de montar, com apenas uma vareta de sustentação. Possui um ótimo acabamento em todas as costuras e detalhes! Na embalagem consta que é para uma ou duas pessoas, mas o uso para dois é bem limitado. É uma barraca com ótimas características positivas e mas alguns pontos negativos. Veja abaixo as informações detalhadas e o vídeo complementar a esse review.

NOVA VERSÃO: A Barraca Mini Pack, assim como a Nepal, passou por uma atualização recentemente. Esse modelo que fizemos o review já é a nova versão, que é a que se encontra a venda atualmente.

Com as portas abertas
Com as portas abertas

Características

Estrutura: A Barraca Mini Pack é uma barraca pequena, super fácil de montar, com apenas uma vareta de sustentação o que faz com que ela não seja autoportante, ou seja, não fica montada sem a fixação dos espeques. Isso faz com que seu uso fique complicado em pisos duros, como rocha ou cimento.

Porta X Chuva/Estrelas: Uma característica importante da sua estrutura é que, por ter apenas uma vareta, a porta da barraca tem um ângulo inclinado, o que significa que quando está chovendo e você abre o sobreteto, inevitavelmente chove dentro da barraca. Ou, se já parou de chover, e você for enrolar a porta molhada do sobreteto, ela também vai pingar dentro da barraca.

Então, apesar de o tecido ter uma excelente resistência e não deixar passar água esse formato de entrada é realmente limitante com relação à chuva. Para ficar acampando por um tempo eu aconselharia improvisar alguma lona que cobrisse pelo menos a parte da porta! Consideramos essa característica um dos principais pontos negativos desse modelo.

Mas, para compensar esse ponto negativo, esse mesma porta inclinada dá ao campista a inusitada capacidade de dormir dentro da barraca olhando as estrelas! Isso mesmo, se não estiver chovendo, deixe o sobreteto aberto e você pode ficar deitado, dentro do saco de dormir e observando o céu (ou o que houver acima da sua barraca). Isso é muito legal!

Mostrando detalhe com a saia para fora e para dentro (escondida)
Mostrando detalhe com a saia para fora e para dentro (escondida) e a porta inclinada

Tamanho: O quarto da barraca possui 1 m de altura na parte mais alta (e é bem estreito na parte superior). O comprimento é de 2,45 m na parte central, onde é mais comprida e a largura é de 1,35 m. Essas medidas são feitas por nós, mas é natural que haja uma pequena variação (especialmente em função da forma de medir).

Na embalagem a indicação é para uso de 1 ou 2 pessoas, no entanto devido ao seu formato o espaço é bastante limitado para duas pessoas e o normal é divulgarem ela apenas como uma barraca para 1 pessoa, que é o que nós consideramos como ideal. O uso para duas pessoas fica limitado para um casal de pessoas pequenas e preferencialmente apenas para dormir já que duas pessoas se mexendo ao mesmo tempo dentro da barraca é meio complicado.

Um pouco do espaço interno
Um pouco do espaço interno

Resistência: Como comentamos acima a Mini Pack possui uma ótima resistência à chuva, com uma coluna de água de 6.000 mm tanto no sobreteto como no piso e obviamente vem com as costuras seladas (eletronicamente).

Com relação aos ventos, se devidamente montada (com todos espeques e as cordinhas internas do sobreteto amarradas à vareta), ela deve resistir bem a ventos normais. Acredito que ventos muito fortes diretamente pela parte frontal o traseira podem forçar um pouco o material, mas como é de ótima qualidade e acabamento, acho muito difícil quebrar ou rasgar alguma parte.

Pontos de fixação/espeques:  A barraca possui 6 pontos de fixação no quarto e 9 pontos de fixação no sobreteto, o que totalizaria 15 espeques necessários. No entanto esse modelo só vem com 13 espeques, o que significa que alguns espeques que fazem a fixação do quarto também devem ser usados para prender o sobreteto. Ao fazer a montagem achamos que o melhor ponto para ser de uso comum são os dois pontos laterais, mas foi apenas uma impressão que tivemos durante nossas montagens. Você pode optar por compartilhar o espeque em outro ponto que achar mais adequado, no entanto MUITA atenção à parte de trás da barraca onde, se colocar o quarto e sobreteto no mesmo espeque o tecido do sobreteto pode ficar encostando no tecido do quarto, o que não é o correto (e poderia ocasionar alguma infiltração).

Ou… ainda melhor, se você tiver espeques extras em casa não custa levar 2 unidades a mais e assim fazer com que a barraca fique com a melhor montagem possível.

Essa barraca não possui pontos de fixação para esticadores.

Peso: Essa nova versão está pesando, 2,13 kg (pesado por nós). Apesar de ser mais pesada que a versão anterior, ainda faz dela uma das barracas mais leves do mercado brasileiro.  O modelo antigo que pesava 1,75 kg já não é mais encontrado para venda.

Volume: A embalagem fica compacta se ela for bem dobrada/enrolada. Quando bem enrolada fica com um tamanho de aproximadamente 15 cm de diâmetro por 42 de comprimento.


Detalhes

Quarto: Parte do quarto é em tela de mosquiteiro, o que facilita a circulação de ar. Na parte mais alta do teto há um ganchinho para prender lanterna ou algum outro objeto. Na lateral, de um dos lados, há dois bolsos. A parte superior da porta do quarto é em tela de mosquiteiro.

Sobreteto: Ao fazer a montagem do sobreteto fique atento para que ele não encoste no quarto, especialmente na parte traseira, onde eles ficam muito próximos.

Portas: Ela possui apenas uma porta frontal, com dois fechos laterais. Para ficar aberta ela deve ser enrolada.

Seria bacana se na ponta da porta tivessem dois ilhós onde fosse possível puxar uma cordinha (ou colocar algum objeto como uma vareta ou galho), para ela ficar como se fosse um “toldinho”, semelhante como a barraca Cobra, da Trilhas e Rumos.

Detalhe: Prendedor da porta do sobreteto
Detalhe: Prendedor da porta do sobreteto

Saias: Uma característica um pouco diferente dessa barraca é que, assim como a Nepal, ela possui saias, que é um tecido “a mais”, como se fosse uma borda que sobra no piso do sobreteto (parte cinza na foto abaixo). As saias têm a função de melhorar a fixação dela no caso de acampamentos em local com neve.

No clima brasileiro, como quase não temos neve, elas podem ser úteis para outras situações, como em casos de chuva, impedindo que a água que escorre pelo sobreteto respingue para dentro, mantendo o quarto sempre limpo e seco. Em situações de muito vento, a resistência da barraca fica ainda maior se você colocar pedras sobre as saias, ou ainda se enterrar elas, caso esteja acampando em um terreno arenoso. Isso impede que o vento entre pela parte debaixo.

No entanto, o ponto negativo das saias é que elas dificultam a entrada de ar por baixo do sobreteto, o que, em climas frios, pode facilitar a condensação na parte interna da barraca.

Após montar, você pode apenas colocá-las para dentro da barraca. Não recomendamos cortar elas fora, pois em situações de vento e chuva elas podem fazer a diferença.

Uso das saias com chuva
Uso das saias com chuva

Avancê: Esse modelo praticamente não possui espaço de avancê. A porta do sobreteto fecha rente à porta do quarto o espaço entre elas dá no máximo para colocar um calçado, de lado, nada mais.

Bolsos: Há dois bolsos internos, mas eles ficam juntos e do mesmo lado da barraca.

Janela: A barraca possui duas pequenas janelas de ventilação, uma de cada lado. Elas fazem um mínimo de circulação de ar necessário, que pode não ser o suficiente para evitar a condensação em climas mais frios.

Espeques: Ela vem com 13 espeques de duralumínio de 17,5 cm cada. Cada espeque pesa 15 gramas. Não são coloridos.

Varetas: Como comentamos lá no inicio, a Mini Pack possui apenas 1 conjunto de varetas vermelhas. O material é em duralumínio. Quando dobrado esse conjunto mede 41 cm e pesa 218 gramas.

1 conjunto de varetas + 1 conjunto de espeques
1 conjunto de varetas + 1 conjunto de espeques

Embalagem: A embalagem desse modelo é como da Nepal e diferente da maioria das barracas. É um saco quadrado onde quarto, sobreteto e espeques devem ser guardados enrolados, enquanto as varetas possuem um compartimento separado, que depois será enrolado até ficar junto ao resto da barraca. Essa embalagem é muito prática, já que, ainda que precise ser guardada “mal enrolada”, ela sempre irá caber no saco.


Galeria de Fotos

Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (1) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (3) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (2) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (4) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (5) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (6) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (7) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (25) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (8) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (9) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (11) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (10) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (12) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (13) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (19) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (17) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (18) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (24) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (23) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (22) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (21) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (27) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (26) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (20) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (15) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (14) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (16) Barraca Mini Pack - FuiAcampar  (28)
<
>
Mostrando detalhe com a saia para fora e para dentro (escondida)

A maior parte das fotos foi tirada no Refúgio Kinderdorf


Vídeo complementar


Avaliação e Informações

Pontos positivos principais: A barraca é bem resistente e super fácil de montar. Dá para dormir olhando as estrelas!

Pontos negativos principais: Chuva dentro da barraca quando a porta do sobreteto está aberta.

Recomendação de uso:

Avaliação Mini Pack

*Entenda aqui o que consideramos como diferencial entre cada tipo de acampamento (trekking, selvagem e estruturado).


Dados e Informações Técnicas da Barraca Mini Pack

Marca: Azteq
Origem: Produto importado
Capacidade: 1 ou 2 pessoas (ideal para 1 pessoa)
Comprimento do quarto: 2,45 m, na parte mais comprida (medido por nós)
Largura do quarto: 1,35 m, na parte mais larga (medido por nós)
Altura do quarto: 1 m, na parte mais alta (medido por nós)
Peso: 2,13 kg (pesado por nós. A marca divulga que ela pesa 2 kg)
Tamanho da embalagem: 15 X 15 X 42 cm (aproximadamente)
Costuras Seladas: Sim
Coluna de água do sobreteto: 6.000 mm
Coluna de água do Piso: 6.000 mm
Material das varetas: Duralumínio
Material do sobreteto: Nylon Taffeta  Ripstop 70D/190T
Material dpiso: Nylon Oxford Ripstop respirável 70D/210T
Espeques: 13 unidades hexagonais, de 17,5 cm.
Material dos Espeques: Duralumínio

Esse produto foi cedido pela Marca Azteq, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar?

Loja Pedarilhos
Loja Alta Montanha
Loja Orientista


> Confira os outros reviews da série de Barracas Pequenas


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

REVER GERAL
Teste
90 %
COMPARTILHAR
Artigo anteriorCampos Místicos
Próximo artigoVídeo Complementar: Review Barraca Mini Pack
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.
  • edson

    Olá, o titulo não é correspondente a barraca apresentada no posta 😉

  • Andre Luis

    Muito bom mas …

    A) Melhorou em que em relação ao modelo anterior?
    B) Quais são os principais concorrentes?

    Muito legal a avaliação.

    Parabéns.

    • Melhorou a impermeabilização que no sobreteto antes era 3.000 mm de coluna de água e agora é 6.000 mm.
      As concorrentes, depende do uso que se for dar para ela. É uma barraca muito versátil. Para trekkings pode concorrer com a Bivak e com a Nepal, ou ainda com a Cota (varetas de alumínio).
      Podem ter outros modelos concorrentes dependendo do uso.

      • Kaique

        Olá! Conheci seu site pelo youtube e estou adorando seus reviews. Estou preparando uma viagem de moto com minha esposa para o RS (somos de aracaju) e até agora estamos dando preferencia em comprar a quechua forclaz 2 em relaçao a esta. Só estou com um pouco de receio quanto a impermeabilidade… Achei fraca (o que você acha?). Alem disso a quechua é um pouco mais pesada, mas 1 quilo nao fara diferença na moto. Continue com o site! Esta excelente!

        • Olá Kaique,

          Sobre sua dúvida a Forclaz 2 ou 3 é uma excelente barraca. Você chegou e ver o review aqui no nosso site?
          Com relação a impermeabilidade, fique tranquilo que ela não é fraca não, aguenta tranquilamente o clima brasileiro.
          Inclusive acho que é uma das melhores barraca para viajar de moto pois é bem compacta e resistente.
          Eu se fosse você apostaria nesse modelo!
          Abraços,

  • Bruno Leite

    Olá. Primeiro parabéns pelo site! vou comprar uma para cicloturismo e pensei neste modelo. Porém às vezes viajo com minha esposa de carro e ficamos em camping, onde as malas podem ficar no carro. Acha que dormimos bem neste modelo (sem equipamentos)? Cabe um colchão de ar?

    • Olá Bruno,
      Colchão de ar não cabe. Duas pessoas sem equipamentos cabe, se forem pessoas pequenas (magras) e sem muito conforto.
      A Nepal é mais espaçosa, mas acho que também não cabe colchão de ar.

  • Rodrigo Menezes

    Opa! Recomendaria esta barraca para fazer o circuito W em torres del Paine em Abril? Quais modelos vcs recomendariam?

    • Para fazer em uma pessoa apenas? A questão do vento pode ser problemática… De repente a Nepal é mais recomendada (mais aerodinâmica).

  • Juan

    Luiza, tu descobriu alguma forma de enjambrar esticadores para a mini pack resistir mais ao vento?

    • Não… infelizmente esse modelo ficou sem esses recursos. Até dá para improvisar prendendo cordinhas nas presilhas que mantém a porta aberta, ou nas janelas, mas isso pode estragar (rasgar) a barraca já que não foram feitos para isso e podem não ter muita resistência.