Série Barracas Pequenas: Seguimos com a série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos de acordo com o seu perfil. Informamos sobre as características e funcionalidades de cada uma, diferenciando barracas técnicas de barracas generalistas, e indicamos as melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados.

A barraca Forclaz 2, da Quechua, está incluída nesse grupo de barracas.

Barraca Forclaz 2, da Quechua
Barraca Forclaz 2, da Quechua

Esse modelo de barraca é classificada pela Quechua como sendo uma barraca de montanha, mas na nossa opinião ela não deveria ser considerada assim devido ao fato de ela ser muito pesada para ser carregada em uma mochila. Sua estrutura é tubular e bastante resistente, no entanto os materiais usados não indicam seu uso para trekking. Duas duas característica principais são a resistência e o peso.

Leia o detalhamento das características da barraca abaixo e confira também nosso vídeo complementar a esse review.


Características

Estrutura: A Forclaz 2 é uma barraca tubular, com duas varetas paralelas. Uma estrutura que se costuma ver em barracas de montanha, por uma questão de aerodinâmica, já que esse formato faz ela se sair melhor em situações de vento.

Uma característica dessa barraca é que a montagem dela acontece em uma só etapa (também isso em outras barracas da Quechua, como a Quickhiker, por exemplo). Diferente das outras barracas, você não monta o quarto e depois coloca o sobreteto por cima, nesse modelo o quarto e o sobreteto já vem unidos internamente, de modo que quando você passa as varetas pelas canaletas do sobreteto, toda estrutura se arma, com o quarto dentro! Além de facilitar a montagem esse sistema é maravilhoso para quando se tem que armar a barraca em situação de chuva, pois o quarto não fica exposto em nenhum momento.

Ela não é autoportante, ou seja, não fica montada sem a fixação dos espeques. Isso faz com que seu uso fique complicado em pisos duros, como rocha ou cimento.

Tamanho: O quarto da barraca possui 2,10 m de comprimento e 1,20 m de largura, na parte mais larga. A altura é de 95 cm, na parte mais alta. Valores aproximados e medidos por nós!

Com essas medidas a barraca comporta duas, mas sem espaço para equipamentos dentro dela. Pelo seu tamanho para ser usada com conforto e espaço para mochilas nós indicaríamos para 1 pessoa. De qualquer forma, se usada por duas pessoas é possível usar o avancê de uma das portas para colocar alguma mochila.

Barraca Forclaz 2 - Quechua (34)

Resistência: A principal característica dela é sua resistência. É uma das barracas mais firmes e resistentes que já usamos. Seu formato é feito para suportar bem os ventos.
As varetas são em fibra de vidro, no entanto mais grossas e resistente que a maioria do modelos que vemos a venda no mercado. Pode se dizer que as varetas são grandes as culpadas do peso da barraca.

Para demonstrar a resistência à chuva a Quechua usa um sistema diferente das demais marcas. Em vez de divulgar a coluna de água eles fazem o teste do chuveiro que significa que a barraca resiste a 200 litros/hora/m² e durante 4 horas. Isso significa que ela passa tranquilamente por temporais e chuvas, sem entrar água (desde que devidamente montada). E apesar de não divulgarem amplamente as barracas da Quechua todas possuem 2.000 mm de coluna de água.

O piso é feito com polietileno, que é uma espécie de lona. É bastante resistente, mas também é parcialmente o culpado pelo peso da barraca.

Ela possui 11 pontos de fixação ao solo quando sendo 6 na barraca em si e mais 5 nos esticadores.

Detalhe dos esticadores com uma ancoragem, mas em dois pontos da barraca
Detalhe dos esticadores com uma ancoragem, mas em dois pontos da barraca

Peso: Seu maior ponto negativo está no peso: 3,2 kg, o que é bastante pesado para uma barraca de duas pessoas que, segundo a marca, tem a proposta de ser usada em caminhadas e acampamentos itinerantes. Suas características de materiais e peso fazem com que seu uso seja mais adequado para acampamentos estruturados ou algum outro local onde ela não precise ser carregada nas costas.

Volume: A embalagem também é bastante volumosa e possui cerca de 18 x 18 x 35 cm, ou seja, é bastante compacta e curta, o que pode ser uma característica interessante para cicloviajantes que muitas vezes tem dificuldade em colocar a barraca nos alforges em função do comprimento das varetas.


Detalhamentos

Quarto: Parte do quarto é em tela de mosquiteiro, o que facilita a circulação de ar. Na parte mais alta do teto, há um ganchinho para prender lanterna ou algum outro objeto.

Portas: Ela possui duas portas, uma de cada lado. Parte da porta do quarto é em tela de mosquiteiro.
As portas do sobreteto abrem totalmente, com um zíper de cada lado (veja nas fotos). Na ponta da porta do sobreteto tem um ilhós onde é possível puxar uma cordinha (ou colocar algum objeto como uma vareta ou galho, para ela ficar como se fosse um “toldinho”.

Avancê: Apesar de possuir duas portas, uma de cada lado, ela não possui dois avancês. Isso porque sua estrutura não é simétrica. De um dos lados tem um avancê grande e do outro lado tem um espacinho de uns poucos centímetros, que daria apenas para um calçado ou algo assim. Veja nas fotos para enteder

Vista trazeira, com as portas abertas, mostrando o avanço em apenas 1 lateral
Vista trazeira, com as portas abertas, mostrando o avanço em apenas 1 lateral

Bolsos: Há dois bolsos internos, um de cada lado.

Janela: A barraca possui duas janelas, uma bem pequena na parte dos pés e outra maior na parte da cabeça.

Espeques: Ela vem com 12 espeques de aço de 18cm.

Varetas: São dois conjuntos de varetas que, quando dobradas, medem 33 cm (o conjunto menor) e 35 cm (o conjunto maior).

Nossa experiência: O único problema dessa barraca é na montagem das varetas. Na ponta você deve encaixar a vareta nos pinos que ficam presos ao piso, só que vareta é comprida demais e é preciso fazer muita força (mesmo) para conseguir armar. Em todas vezes que montamos precisei de ajuda de uma segunda pessoa para fazer o encaixe da vareta no pino. Nesse momento o tecido precisa ser muito esticado e corre o risco de rasgar, ou de acontecer o que aconteceu conosco na última montagem, o metal que une as varetas acabou dobrando e fazendo uma pequena fissura, como está na imagem abaixo.

Acredito que esse deve ser um erro do projeto da barraca. Ou a vareta deveria ser 5 mm menor ou o pino deveria ser um pouco mais curto, daí isso provavelmente isso não aconteceria. Talvez também se eu tivesse tentado colocar com mais cuidado isso também não tivesse acontecido. Eventualmente esse problema pode ser arrumado “caseiramente” com uma serra que corte metal, serrando 1 cm do pino de encaixe.

De qualquer forma, esse problema/dificuldade também é um dos motivos pelo qual a barraca fica tão firme.

Probleminha na parte metálica da vareta
Probleminha na parte metálica da vareta

Manual: Há um manual de instruções para montagem e informações técnicas dentro da embalagem da Barraca. Muito prático.


Galeria de Fotos

Barraca Forclaz 2, da Quechua Embalagem  Conjunto dos componentes Vista da parte de trás Vista lateral Vista trazeira, com as portas abertas, mostrando o avanço em apenas 1 lateral Visão lateral com as portas abertas Visão lateral com a porta do sobreteto aberta Visão lateral com as portas abertas Visão interna (olhando para a parte dos pés) Visão interna (olhando para a parte da cabeça) Ganchinho no teto do quarto Olhando de dentro para fora, com a porta do quarto fechada Janelinha e esticador trazeiro Detalhe dos esticadores Detalhe da janelinha trazeira Detalhe do zíper com cordinha, sem a abinha metálica Detalhe da selação das costuras Etiqueta Detalhe do sobreteto prendendo na vareta Detalhe do espeque Detalhe dos esticadores com uma ancoragem, mas em dois pontos da barraca Detalhe da fita ajustável onde o espeque deve ser enfiado Detalhe do fechamento da porta Detalhe mostrando o ilhós que pode permitir manter a porta aberta. Detalhe dos espeques em aço, super resistentes Detalhe do saquinho dos espeques 2 Conjuntos de Varetas Probleminha na parte metálica da vareta Barraca em uso Barraca em uso Barraca Forclaz 2! Luiza Campello, usando a Barraca na Casa Recanto da Ferrovia (RS)
<
>
Vista trazeira, com as portas abertas, mostrando o avanço em apenas 1 lateral

Vídeo complementar


 

Avaliação e Informações

Pontos positivos principais: A barraca é resistente, fácil de montar, com bom custo benefício.

Pontos negativos principais: Se for considerar para trekking a barraca é pesada demais.

Recomendação de uso:

Avaliação

*Entenda aqui o que consideramos como diferencial entre cada tipo de acampamento (trekking, selvagem e estruturado).

Para Trekkers: Quem está buscando uma barraca da Quechua, para montanhismo, aconselhamos dar uma olhada no modelo Quickhiker Ultralight para 2 pessoas, que ainda não tivemos a oportunidade de testar, mas está na nossa listinha! Essa sim, foi desenvolvida para trekking, com varetas de alumínio, espeques de alumínio, piso em tecido e pesando apenas 1,96 kg.


Dados do Produto e Informações Técnicas

Preço: R$ 350,00 (venda exclusiva pela Decathlon)
Marca: Quechua
Origem: Produto importado
Capacidade: 2 Pessoas
Comprimento do quarto: 2,10 m
Largura do quarto: 1,20 m (na parte mais larga)
Altura do quarto: 95 cm
Peso: 3,2 kg (Pesado por nós. A marca divulga que ela pesa 3,5 kg)
Tamanho da embalagem: 18 X 18 X 35 cm
Costuras Seladas: Sim
Coluna de água do sobreteto: 2.000 mm
Teste do chuveiro: 200 litros de água/hora/m² por 4 horas
Material das varetas: Fibra de vidro de 8,5 mm e 7,9 mm (super resistentes)
Material do sobreteto: Poliéster revestido de poliuretano
Material do quarto: Poliéster respirável e tela de mosquiteiro
Material dpiso: Polietileno 120g/m² (plástico)
Espeques: 13 unidades, de 18 cm.
Material dos Espeques: Em aço, com 5 mm de diâmetro (super resistente)

Esse produto foi cedido pela Marca Quechua, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar?

Venda exclusiva nas Lojas Físicas e Virtual da Decathlon


> Confira os outros reviews da série de Barracas Pequenas


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

  • Haroldo Júnior

    Deus me livre uma barraca para Trekking com 3,4 Kg. Mais pesada do que a minha Esquilo 2 da Trilhas e Rumos!
    Comprei a Nepal da Aztec e montei ontem para ver se estava tudo bem: adorei!

    • É mesmo pesada demais! Mas na real não sei porque classificaram como barraca de montanha, se, fora o formato ela não tem características para isso.
      Enfim… é uma ótima barraca! Desde que você não precise carregar nas costas! 😉

  • Andry Eiryton Miranda Coelho

    eu sugiro a quickhiker 3 que pesa 2,5kg e tem otima ventilação, melhor do que essa do artigo e melhor do que a nepal ou minipack (no quesito espaço/ventilação). E um otimo avance para guardar os pertences molhados…

    • ViNi MiCoRRizA

      Com certeza nem se compara, ela é melhor em TODOS os aspectos, mas essa que vc citou é a “quickhiker ultra” que é uma oooutra série da quechua, bem mais cara (1000 reais)!

      • Sim a Quickhiker Ultralight é uma barraca de montanha “de verdade”! Queremos muito testar ela! Pelo que eu tinha visto era uns R$800… concorre direto com a Nepal… e talvez até seja melhor que ela.
        A Quickhiker (normal) é uma belezinha, eu uso a 2 (que saiu de linha no Brasil), é meu xodó. Minha barraca pessoal.

        • ViNi MiCoRRizA

          a de duas pessoas é 800,00 mesmo… eu disse 1000,00 pq o Andry tinha citado a de 3 pessoas (que é bem mais espaçosa e ainda assim bem mais leve que a forclaz 2) 🙂

          • Pois é, tá aí outra coisa que não me parece muito certo… Barraca de montanha para 3 e 4 pessoas é meio esquisito! Normalmente são para uma ou duas pessoas. Mas sei lá… isso é coisa do padrão europeu, vai entender!

  • ViNi MiCoRRizA

    só uma dica: no texto do artigo, a altura ficou errada (2,10cm)

  • Hiosmouth Sakay de Faria

    eu tenho uma, já usei uma vez, gostei muito, prática na montagem e um acabamento de primeira qualidade…!

  • Fernando Machado

    Parabéns pelo review da barraca Forclaz, eu estava procurando uma neste modelo, e você deu uma boa dica, não pratico Trekking, só gosto de acampar, acho que vou comprar uma com 3 lugares, acho mais cômodo para guardar as tralhas que levo…..hehehe….abraços, continue assim.

    • Que ótimo que ajudamos na sua escolha! 🙂

      • Fernando Machado

        Oi Luiza, comprei a barraca Forclaz 2, chegou ontem dia 17/10/2015, agora é só esperar o tempo para de chover e ir pro mato inaugurar, suas dicas foram primordiais para a minha escolha. Obrigado.

        • Depois, quando tiver usado, compartilhe conosco como foi sua experiência com ela. 🙂

          • Fernando Machado

            Boa tarde Luiza, fui acampar no feriadão de 02 de Novembro, e usei a barraca Forclaz 2, gostei muito dela. Você tem razão, ela é muita boa mesmo, em todos os aspectos citados aqui no site e é ideal mesmo só para uma pessoa, recomendo que se os campistas que forem usar com duas pessoas, adquiram a Forclaz 3, acho que é o ideal.

          • Wellington Oliveira

            Ola fernando. Vc sentiu a dificuldade de montar as varetas tbm? O tecido é bem justo mesmo com risco de entrortar as varetas como aconteceu aqui no review? obgdo

          • Fernando Machado

            Boa noite Wellington, montei a barraca numa boa, não deu nenhum problema com as varetas, claro, tens que ter cuidado e montar com calma, a barraca é excelente. Abraços.

          • Wellington Oliveira

            Ah ok! muito obrigado! Vc ja montou ela varias vezes? ela realmente pare ser uma excelente barraca! Boa noite

          • Fernando Machado

            Sim, montei algumas vezes, gosto muito dela, acho que vou comprar uma Forclaz 3, é mais espaçosa.

  • Samir

    Adquiri hoje uma Forclaz 2 depois de muito pesquisar e da ajuda da nossa amiga Luiza com seus reviews. A duvida estava entre a Guepardo Everest e a Forclaz, sendo que as duas tem a mesma resistência de coluna dágua e praticamente o mesmo tamanho e peso. Ela não é toda telada como a Everest. Sou do Sul, e acredito que aqui isso ajude devido ao frio. Aproveitei a dica da Luiza e ao chegar em casa já tirei os pinos das varetas. Vou cortar 1cm de cada para facilitar a montagem e evitar que a vareta menor se entorte como a mostrada aqui.
    Antes de compra-la, fui até uma loja e pedi pra montar uma. Ao fazer isso identifiquei a mesma dificuldade mostrada aqui. Realmente é muito difícil montar as varetas, entra muito apretado e da um ruim na hora de montar. Um pouco mais de força poderia facilmente danificar a vareta.

  • artuh

    Olá, façam o review das barracas family 4.0 e 4.1 da Quechua, parecem bem interessantes..

    • Olá Artuh, podemos colocar na nossa lista! Mas confesso que o review desses modelos não está nas nossas prioridades. :/
      Mas acredito que se você procurar na internet já consegue reviews desses modelos…
      Abraços,

  • Aurélio Neto

    Comprei um forclaz 2 e acampei com ela a primeira vez no fds passado. Choveu muito(com direito a trovões e ventos muito fortes) durante a noite e por isso mantive as duas portas totalmente fechadas. Quando acordei pela manha eu estava todo seco, o chão também porém vi que o sobreteto estava totalmente molhado por dentro. Isso é normal nessa barraca? A minha anterior, super esquilo 2, não acontecia isso.