Série Barracas Pequenas: Seguimos com a série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos de acordo com o seu perfil. Informamos sobre as características e funcionalidades de cada uma, diferenciando barracas técnicas de barracas generalistas, e indicamos as melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados.

A barraca Forclaz 2, da Quechua, está incluída nesse grupo de barracas.

Barraca Forclaz 2, da Quechua
Barraca Forclaz 2, da Quechua

Esse modelo de barraca é classificada pela Quechua como sendo uma barraca de montanha, mas na nossa opinião ela não deveria ser considerada assim devido ao fato de ela ser muito pesada para ser carregada em uma mochila. Sua estrutura é tubular e bastante resistente, no entanto os materiais usados não indicam seu uso para trekking. Duas duas característica principais são a resistência e o peso.

Leia o detalhamento das características da barraca abaixo e confira também nosso vídeo complementar a esse review.


Características

Estrutura: A Forclaz 2 é uma barraca tubular, com duas varetas paralelas. Uma estrutura que se costuma ver em barracas de montanha, por uma questão de aerodinâmica, já que esse formato faz ela se sair melhor em situações de vento.

Uma característica dessa barraca é que a montagem dela acontece em uma só etapa (também isso em outras barracas da Quechua, como a Quickhiker, por exemplo). Diferente das outras barracas, você não monta o quarto e depois coloca o sobreteto por cima, nesse modelo o quarto e o sobreteto já vem unidos internamente, de modo que quando você passa as varetas pelas canaletas do sobreteto, toda estrutura se arma, com o quarto dentro! Além de facilitar a montagem esse sistema é maravilhoso para quando se tem que armar a barraca em situação de chuva, pois o quarto não fica exposto em nenhum momento.

Ela não é autoportante, ou seja, não fica montada sem a fixação dos espeques. Isso faz com que seu uso fique complicado em pisos duros, como rocha ou cimento.

Tamanho: O quarto da barraca possui 2,10 m de comprimento e 1,20 m de largura, na parte mais larga. A altura é de 95 cm, na parte mais alta. Valores aproximados e medidos por nós!

Com essas medidas a barraca comporta duas, mas sem espaço para equipamentos dentro dela. Pelo seu tamanho para ser usada com conforto e espaço para mochilas nós indicaríamos para 1 pessoa. De qualquer forma, se usada por duas pessoas é possível usar o avancê de uma das portas para colocar alguma mochila.

Barraca Forclaz 2 - Quechua (34)

Resistência: A principal característica dela é sua resistência. É uma das barracas mais firmes e resistentes que já usamos. Seu formato é feito para suportar bem os ventos.
As varetas são em fibra de vidro, no entanto mais grossas e resistente que a maioria do modelos que vemos a venda no mercado. Pode se dizer que as varetas são grandes as culpadas do peso da barraca.

Para demonstrar a resistência à chuva a Quechua usa um sistema diferente das demais marcas. Em vez de divulgar a coluna de água eles fazem o teste do chuveiro que significa que a barraca resiste a 200 litros/hora/m² e durante 4 horas. Isso significa que ela passa tranquilamente por temporais e chuvas, sem entrar água (desde que devidamente montada). E apesar de não divulgarem amplamente as barracas da Quechua todas possuem 2.000 mm de coluna de água.

O piso é feito com polietileno, que é uma espécie de lona. É bastante resistente, mas também é parcialmente o culpado pelo peso da barraca.

Ela possui 11 pontos de fixação ao solo quando sendo 6 na barraca em si e mais 5 nos esticadores.

Detalhe dos esticadores com uma ancoragem, mas em dois pontos da barraca
Detalhe dos esticadores com uma ancoragem, mas em dois pontos da barraca

Peso: Seu maior ponto negativo está no peso: 3,2 kg, o que é bastante pesado para uma barraca de duas pessoas que, segundo a marca, tem a proposta de ser usada em caminhadas e acampamentos itinerantes. Suas características de materiais e peso fazem com que seu uso seja mais adequado para acampamentos estruturados ou algum outro local onde ela não precise ser carregada nas costas.

Volume: A embalagem também é bastante volumosa e possui cerca de 18 x 18 x 35 cm, ou seja, é bastante compacta e curta, o que pode ser uma característica interessante para cicloviajantes que muitas vezes tem dificuldade em colocar a barraca nos alforges em função do comprimento das varetas.


Detalhamentos

Quarto: Parte do quarto é em tela de mosquiteiro, o que facilita a circulação de ar. Na parte mais alta do teto, há um ganchinho para prender lanterna ou algum outro objeto.

Portas: Ela possui duas portas, uma de cada lado. Parte da porta do quarto é em tela de mosquiteiro.
As portas do sobreteto abrem totalmente, com um zíper de cada lado (veja nas fotos). Na ponta da porta do sobreteto tem um ilhós onde é possível puxar uma cordinha (ou colocar algum objeto como uma vareta ou galho, para ela ficar como se fosse um “toldinho”.

Avancê: Apesar de possuir duas portas, uma de cada lado, ela não possui dois avancês. Isso porque sua estrutura não é simétrica. De um dos lados tem um avancê grande e do outro lado tem um espacinho de uns poucos centímetros, que daria apenas para um calçado ou algo assim. Veja nas fotos para enteder

Vista trazeira, com as portas abertas, mostrando o avanço em apenas 1 lateral
Vista trazeira, com as portas abertas, mostrando o avanço em apenas 1 lateral

Bolsos: Há dois bolsos internos, um de cada lado.

Janela: A barraca possui duas janelas, uma bem pequena na parte dos pés e outra maior na parte da cabeça.

Espeques: Ela vem com 12 espeques de aço de 18cm.

Varetas: São dois conjuntos de varetas que, quando dobradas, medem 33 cm (o conjunto menor) e 35 cm (o conjunto maior).

Nossa experiência: O único problema dessa barraca é na montagem das varetas. Na ponta você deve encaixar a vareta nos pinos que ficam presos ao piso, só que vareta é comprida demais e é preciso fazer muita força (mesmo) para conseguir armar. Em todas vezes que montamos precisei de ajuda de uma segunda pessoa para fazer o encaixe da vareta no pino. Nesse momento o tecido precisa ser muito esticado e corre o risco de rasgar, ou de acontecer o que aconteceu conosco na última montagem, o metal que une as varetas acabou dobrando e fazendo uma pequena fissura, como está na imagem abaixo.

Acredito que esse deve ser um erro do projeto da barraca. Ou a vareta deveria ser 5 mm menor ou o pino deveria ser um pouco mais curto, daí isso provavelmente isso não aconteceria. Talvez também se eu tivesse tentado colocar com mais cuidado isso também não tivesse acontecido. Eventualmente esse problema pode ser arrumado “caseiramente” com uma serra que corte metal, serrando 1 cm do pino de encaixe.

De qualquer forma, esse problema/dificuldade também é um dos motivos pelo qual a barraca fica tão firme.

Probleminha na parte metálica da vareta
Probleminha na parte metálica da vareta

Manual: Há um manual de instruções para montagem e informações técnicas dentro da embalagem da Barraca. Muito prático.


Galeria de Fotos

Barraca Forclaz 2 - Quechua (1) Barraca Forclaz 2 - Quechua (2) Barraca Forclaz 2 - Quechua (3) Barraca Forclaz 2 - Quechua (4) Barraca Forclaz 2 - Quechua (5) Barraca Forclaz 2 - Quechua (6) Barraca Forclaz 2 - Quechua (7) Barraca Forclaz 2 - Quechua (8) Barraca Forclaz 2 - Quechua (9) Barraca Forclaz 2 - Quechua (10) Barraca Forclaz 2 - Quechua (11) Barraca Forclaz 2 - Quechua (12) Barraca Forclaz 2 - Quechua (13) Barraca Forclaz 2 - Quechua (34) Barraca Forclaz 2 - Quechua (14) Barraca Forclaz 2 - Quechua (15) Barraca Forclaz 2 - Quechua (16) Barraca Forclaz 2 - Quechua (17) Barraca Forclaz 2 - Quechua (18) Barraca Forclaz 2 - Quechua (19) Barraca Forclaz 2 - Quechua (20) Barraca Forclaz 2 - Quechua (21) Barraca Forclaz 2 - Quechua (22) Barraca Forclaz 2 - Quechua (23) Barraca Forclaz 2 - Quechua (24) Barraca Forclaz 2 - Quechua (25) Barraca Forclaz 2 - Quechua (26) Barraca Forclaz 2 - Quechua (27) Barraca Forclaz 2 - Quechua (28) Barraca Forclaz 2 - Quechua (29) Barraca Forclaz 2 - Quechua (31) Barraca Forclaz 2 - Quechua (30) Barraca Forclaz 2 - Quechua (32) Barraca Forclaz 2 - Quechua (33)
<
>
Vista trazeira, com as portas abertas, mostrando o avanço em apenas 1 lateral

Vídeo complementar


 

Avaliação e Informações

Pontos positivos principais: A barraca é resistente, fácil de montar, com bom custo benefício.

Pontos negativos principais: Se for considerar para trekking a barraca é pesada demais.

Recomendação de uso:

Avaliação

*Entenda aqui o que consideramos como diferencial entre cada tipo de acampamento (trekking, selvagem e estruturado).

Para Trekkers: Quem está buscando uma barraca da Quechua, para montanhismo, aconselhamos dar uma olhada no modelo Quickhiker Ultralight para 2 pessoas, que ainda não tivemos a oportunidade de testar, mas está na nossa listinha! Essa sim, foi desenvolvida para trekking, com varetas de alumínio, espeques de alumínio, piso em tecido e pesando apenas 1,96 kg.


Dados do Produto e Informações Técnicas

Preço: R$ 350,00 (venda exclusiva pela Decathlon)
Marca: Quechua
Origem: Produto importado
Capacidade: 2 Pessoas
Comprimento do quarto: 2,10 m
Largura do quarto: 1,20 m (na parte mais larga)
Altura do quarto: 95 cm
Peso: 3,2 kg (Pesado por nós. A marca divulga que ela pesa 3,5 kg)
Tamanho da embalagem: 18 X 18 X 35 cm
Costuras Seladas: Sim
Coluna de água do sobreteto: 2.000 mm
Teste do chuveiro: 200 litros de água/hora/m² por 4 horas
Material das varetas: Fibra de vidro de 8,5 mm e 7,9 mm (super resistentes)
Material do sobreteto: Poliéster revestido de poliuretano
Material do quarto: Poliéster respirável e tela de mosquiteiro
Material dpiso: Polietileno 120g/m² (plástico)
Espeques: 13 unidades, de 18 cm.
Material dos Espeques: Em aço, com 5 mm de diâmetro (super resistente)

Esse produto foi cedido pela Marca Quechua, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar?

Venda exclusiva nas Lojas Físicas e Virtual da Decathlon


> Confira os outros reviews da série de Barracas Pequenas


COMPARTILHAR
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.