Série Barracas Pequenas: Seguimos com a série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo desses reviews é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos de acordo com o seu perfil. Informamos sobre as características e as funcionalidades de cada uma, diferenciando barracas técnicas de barracas generalistas, e indicamos as melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados.

A Barraca Flash, da Trilhas e Rumos, é uma barraca de sobrevivência que faz parte da série de barracas pequenas.

Barraca montada

A barraca é denominada como uma barraca de sobrevivência, mas o que isso significa? Que ela não é uma barraca projetada para acampamentos com conforto ou a longo prazo. Como seu próprio nome sugere ela é feita para ser usada em situações de emergência a por isso tem três características principais: é pequena, leve e rápida de ser montada, mas em compensação ela abre mão de outras características que trazem conforto ao acampamento.

Conheça mais detalhadamente todas as suas características e veja no final do artigo as situações específicas de recomendação de uso desse modelo.


Características

Estrutura: Uma das principais características dessa barraca é sua estrutura diferente ela não é sustentada por varetas como a maioria das barracas e sim por duas hastes (armações) metálicas que devem ser posicionadas no interior da barraca para que ela fique armada. Outra possibilidade para a sua montagem é que as hastes podem ser substituídas por bastões de caminhada, para reduzir ainda mais o peso da barraca.

Outra característica marcante de sua estrutura é que ela possui apenas o quarto (ela é uma barraca de parede simples) e não possui sobreteto.

Esse modelo não é autoportante, pois depende dos espeques que a fixam ao chão para ficar montada.

Montagem: Uma das vantagens desse modelo (além do peso e volume) é a praticidade e a rapidez de montagem. Basta esticar ela no chão, colocar os 6 espeques básicos (deixando ela bem esticada), abrir a porta e colocar as duas hastes de ferro (ou bastões) na parte interna (veja detalhe nas fotos). Depois disso saia e coloque os espeques nos 4 esticadores que ajudam a dar estabilidade e manter a barraca esticadinha. Pronto.
Na prática você não vai demorar mais que 3 minutos para montar ela.  Talvez demore 4 minutos se fizer tudo com calma e muito cuidado.

Barraca e armação
Barraca e hastes da armação

Tamanho: Seu tamanho é indicado para duas pessoas, mas se você estiver com mochilas grandes não cabe 2 pessoas + mochilas. É indicada preferencialmente para uma pessoa e seus equipamentos, para duas pessoas apenas se forem pequenas e com mochilas pequenas.

Um fator importante de ser observado é que como sua estrutura se dá com 2 hastes no meio da barraca ela não permite colocar colchão de ar e se for um casal, também não dá para dormir abraçadinho, porque terá sempre as armações no meio. Seguindo esse mesmo pensamento, mesmo se ela for usada por uma pessoa apenas, o espaço para dormir também fica limitado a um lado da barraca, devido às hastes você não consegue dormir esticado no meio.

Nossa experiência: Quando acampando com ela, mesmo sendo pequena e estando sozinha na barraca algumas vezes me vi de noite batendo com o braço sem querer nas armações. Percebi que se ela não estivisse devidamente montada isso poderia vir a ser um problema. Mas vale frisar que ela é uma barraca de sobrevivência e não foi projetada para proporcionar conforto.

Peso: A barraca pesa 1,7 kg com as ferragens que fazem a armação interna. Se você tirar essas ferragens e usar apenas os bastões de caminhada para armar, ela fica com apenas 950 gramas, o que faz dela a barraca técnica mais leve que temos conhecemos.

Volume: Outro ponto positivo, além do peso, é o seu volume que é pequeno e fácil de ser carregado. Ela pode ser facilmente dobrada e colocada no fundo de uma mochila. A embalagem tem aproximadamente 60 cm de largura por 12 de diâmetro.

Impermeabilização: A barraca possui uma impermeabilização de 2.000 mm de coluna de água, quantidade que deve dar conta mesmo em situações de muita chuva. As costuras internas são devidamente seladas, o que impede a entrada de água pela costura do tecido. No piso a coluna de água é de 4.000 mm.

>>> Leia mais sobre isso no artigo O que é coluna de água

Ventilação: Um dos principais pontos negativos da barraca é a sua falta de ventilação. Ela possui apenas uma pequena área com tela de mosquiteiro na parte traseira, mas é realmente pequena e não dá conta de fazer a troca de ar. A falta de ventilação gera um problema de condensação quando se está acampando em locais frios e um problema de abafamento quando se está acampando em locais quentes.

Nossa experiência: Quando foi utilizada, em um dia frio, na Serra Gaúcha (cerca de 10ºC) aconteceu de a janela não dar conta de fazer a troca do ar quente e úmido da respiração com o ambiente externo. O resultado é que houve muita condensação na parte interna e quando o sol nasceu de manhã e começou a esquentar aquelas gotículas começaram a escorrer pela parede molhando bastante a parte interna da barraca. Tive que esperar um tempo para ela secar e eu poder desmontar.

>>> Leia mais sobre isso no artigo O que é condensação

Janela de ventilação
Janela de ventilação

Esse problema poderia ser facilmente solucionado se a porta da barraca tivesse dois tecidos, o de nylon e uma tela de mosquiteiro.

Hastes da Armação: São duas hastes que são usadas para manter a barraca em pé. São feitas em metal, cada uma delas é composta de 3 partes unidas por um cabo de aço e uma mola e com pezinhos de borrada nas extremidades. A mais curta tem 27 cm quando dobrada e a mais comprida possui 47 cm quando dobrada.

Costuras: As costuras internas são todas seladas de fábrica.

Espeques: A barraca vem com 10 espeques de aço simples e com 18 cm de comprimento.

Pontos de fixação: A barraca em si possui 6 pontos básicos de fixação do quarto ao solo. Além disso há 4 esticadores externos que são essenciais para manter a barraca montada com resistência.


Facilidades

Quarto: Como a barraca é de parede simples ela possui apenas um quarto em naylon, sem sobreteto.

Janela: Há apenas um janelas de respiração muito pequena, na parte traseira da barraca. Ela pode ser mantida aberta com uma pequena haste, que também pode ser fechada com velcro.

Esticadores (cordinhas): A barraca possui 4 esticadores que devem ser presos para que ela realmente fique devidamente montada e esticada.

Bolsos: A barraca não possui bolsos ou compartimentos internos.


Galeria de Fotos

Barraca Flash (1) Barraca Flash (2) Barraca Flash (3) Barraca Flash (9) Barraca Flash (5) Barraca Flash (6) Barraca Flash (8) Barraca Flash (11) Barraca Flash (12) Barraca Flash (7) Barraca Flash (14) Barraca Flash (10) Barraca Flash (4) Barraca Flash (13) Barraca Flash (15) Barraca Flash (19) Barraca Flash (16) Barraca Flash (17) Barraca Flash (18)
<
>
Detalhe do compartimento para encaixe interno das hastes de armação

Indicação de uso

O FuiAcampar indica o uso deste modelo para trilhas com pernoite ou travessias onde a prioridade é redução de peso e volume. Ela também pode ser interessante para cicloviajantes ou mochileiros que vão viajar e acampar cada em dia em um local (ou vão acampar apenas eventualmente) e precisam de uma barraca que seja leve e que possa ser rapidamente montada e desmontada.

Mas mesmo para essas indicações ficam feitas as restrições para evitar usar em climas muito quente ou muito frio (devido à má ventilação) e fica a ressalva com relação ao espaço interno com as hastes no meio (que atrapalham um pouco).

Se você procura uma barraca para acampar em casal, ou com conforto, ou durante muitos dias, ou em climas frios ou quentes ela não é recomendada (sendo que consideramos o uso em climas frios realmente um problema devido à condensação).

Nossa tabela de recomendação:

Avaliação Flash

*Entenda aqui o que consideramos como diferencial entre cada tipo de acampamento (trekking, selvagem e estruturado).


Dados do Produto e Informações Técnicas

Preço: de R$180 a R$ 250
Marca: Trilhas & Rumos (brasileira)
Origem: Produto importado
Capacidade: 2 Pessoas
Comprimento do quarto: 2,60 m
Largura do quarto: 1,55 m (na parte mais larga)
Altura do quarto: 1 m (na parte mais alta)
Peso: 1,7 kg (completa)
Tamanho da embalagem: 60 cm X 12 cm (aproximadamente)
Costuras: Seladas
Coluna de água no quarto:  2.000 mm
Coluna de água no piso:  4.000 mm
Espeques: 18 cm, em aço

Esse produto foi cedido pela Marca Trilhas e Rumos, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar?

Vejas as lojas parceiras:

Loja Aventura Verde
Loja Alta Montanha
Loja Orientista
Loja Arco e Flecha


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCamping Cabanas Guarita
Próximo artigoValle das Águas

Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.

  • Lucas

    Olá, estou interessado nesse modelo, uma vez que realizo com frequência longa travessias e o preço/peso me chamou bastante atenção.
    Gostaria de saber se houve problema com as hastes, digo no sentido de esbarrar e acabar afetando a estrutura. Ela se mantem firme?
    A barraca possui mosqueteiro na porta de entrada?
    Outra dúvida que tenho sobre a condensação dentro da barraca, costumo ir ao pico da bandeira todo ano e posso esperar sérios problemas? Chega a molhar muito o chão da barraca?
    Obrigado.

    • Olá Lucas,
      Sobre suas dúvidas: as hastes ficam firmes, mas se você esbarrar com muita força pode acontecer de derrubar (ou entortar) a barraca.
      Não possui tela de mosquiteiro, se possuísse isso minimizaria bastante a condensação interna, que é algo realmente preocupante, como descrevemos no review acima. Não indicaríamos para situação de frio ela molha bastante.
      Abraços,

      • Lucas

        E vocês sabem me dizer se vento forte é capaz de derrubá-la?

        • Apesar de não ter a melhor aerodinâmica, se estiver bem montada acredito que não derruba não.
          Cuide para tentar não montar de forma que o vento venha diretamente da lateral dela.
          Abraços,
          Luiza

  • Israel Ceccon

    Muito boa sua avaliação, parabéns e obrigado.
    Tenho apenas uma duvida. Você acha que é possível adaptar essa barraca, colocando por conta própria a tela de mosquiteiro e também substituir as hastes por varetas? (sem danificar a barraca)

    • Olá Israel,

      Acho que é sim possível adaptar um mosquiteiro na porta… com relação às hastes, não podem ser substituídas por varetas pois precisam de uma estrutura realmente rígida.
      Abraços,

  • Thatiane Iagui

    Comprei a flash 2, e acampei 4 x com ela, concordo com grande parte da matéria, custo x beneficio muito bom, para quem vai carregar na mochila ela é bem pequena e leve, ainda mais usando os bastões no lugar das hastes. Sobre a troca de ar, para ser usada em baixa temperatura, utilizei em menos 0° ela manteve o calor na barraca com duas pessoas e não sentimos o frio que fazia fora da barraca, porém ficou molhada por dentro, quando acordei vi que as paredes estavam molhadas por dentro, no calor esse deve ser um ponto bem negativo. Ela é péssima para locais que ventam forte, ela desmontava toda hora com ventos fortes, porem locais em vento nenhum problema com as hastes. Outra coisa é a montagem não é tão simples assim, facilita se montar em 2 pessoas. Adorei a barraca para carregar, dias frios. Achei muito resistente e melhor ainda contar com garantia vitalicia.

    • Olá Thatiane, obrigada por deixar o comentário com sua experiência com a Flash!
      🙂

  • Ranieri

    Parabéns!!!
    Excelente review!!

    Certamente, essa barraca preenche um espaço que ainda estava vazio no nosso mercado brasileiro, e com excelente custo-benefício. Tomara que o fabricante incorpore melhorias na próxima versão, pelo menos um mosquiteiro parcial na porta já ajudaria bastante!