Série Barracas Pequenas: Um dos objetivos do FuiAcampar para o ano de 2013 é fazer uma série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos de acordo com o seu perfil. Informamos sobre as características e funcionalidades de cada uma, diferenciando barracas técnicas de barracas generalistas, e indicamos as melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados.

A Barraca Everest – 1P, da Guepardo, está incluída nesse grupo de barracas.

Nossa impressão geral sobre o produto é que a Barraca Everest é boa opção para quem busca uma barraca pequena e resistente. É uma barraca bastante versátil, que pode ser usada tanto em campings estruturados como para trekkings ou acampamentos selvagens. A restrição é que ela não é autoportante.

Confere abaixo nossas impressões sobre diversos aspectos:


Características

Estrutura: A Everest é uma barraca tubular, ou seja, sua estrutura é formada por duas varetas paralelas que não se cruzam, sendo uma bem menor que a outra, criando uma estrutura com boa aerodinâmica em caso de ventos fortes.

A Everest, assim como as demais barracas tubulares, não é autoportante, ou seja, ela não fica em pé (montada) se não estiver com os espeques devidamente colocados. Isso faz com que ela não possa ser armada sobre um piso de cimento ou rocha, limitando seu uso para apenas locais com terra, grama ou areia.

Tamanho: O quarto da barraca possui 2,50m de comprimento por 90cm de largura na parte mais estreita (pés) e 1,36m na parte mais larga (porta).

A barraca é para uma pessoa e acomoda uma pessoa, de estatura mediana, com um bom conforto. Cabe dentro dela uma pessoa com sua mochila e seus pertences. Na realidade, o espaço interno dela é bastante generoso se comparado a outras barracas individuais, e poderia até mesmo acomodar um casal apaixonado (!), que esteja interessado em dormir agarradinho. Mas não pense em colocar um colchão de ar de casal dentro dela  não cabe.

Já a altura da barraca é de 1m na parte mais alta, o que permite a pessoas de estatura mediana sentar e trocar de roupa dentro dela.

Peso: O peso da Everest é de 2,3 kg, o que faz dela uma barraca um pouco pesada se você vai levar na bike, fazer um trekking ou caminhadas de longas distâncias; até porque, por ser uma barraca para 1 pessoa, você provavelmente não vai ter com quem dividir o peso dela. 

Se você ficou pensando que 2,3 kg não é pesado para uma barraca, já que várias outras são mais pesadas… Bom, isso é verdade, mas se o seu objetivo é viajar ou carregar a mochila nas costas por longas distâncias, o peso se torna algo fundamental e existem no mercado barracas ainda mais leves.

Se o seu objetivo não é carregá-la na mochila, você não vai precisar se preocupar com o peso dela.

Volume: A embalagem é bastante compacta: possui 15cm X 15cm X 47cm, o que é um bom tamanho para ser acoplada à mochila, caso você queira fazer isso.

Resistência: Sua estrutura tubular faz com que ela possua uma aerodinâmica bastante resistente a ventos, inclusive temporais. As costuras são seladas e o sobreteto (quando novo) resiste a 2000mm de coluna d’água   o que dá uma tranquilidade para chuvas fortes durante um final de semana ou mais tempo. Ela resiste até mesmo a temporais, mas para isso é preciso que sua montagem esteja perfeita, com todos os espeques e cordeletes esticados.

Nossa experiência: Viajando com a Equipe FuiAcampar, ela já enfrentou vários temporais (alguns bastante assustadores) e sempre resistiu bravamente sem qualquer tipo de infiltração. Apenas percebemos que, quando montada diretamente sobre a areia, durante chuvas fortes os pingos acabavam respingando por dentro do sobreteto na parte dos pés.


Facilidades

Quarto: O quarto possui uma boa área útil se comparado a outras barracas para uma pessoa. Uma característica bastante marcante é que  ele é praticamente todo em tecido telado (mosquiteiro), o que facilita  e muito  a circulação de ar entre o quarto e o sobreteto.

Porta: Uma das características interessantes (e úteis) dessa barraca é o fato de que ela possui duas portas de acesso que, quando totalmente abertas, são praticamente as duas laterais inteiras da barraca. Como o quarto é em tecido telado, quando abertas ambas as portas, gera uma excelente circulação de ar.

 

 

Avancê:Quando fechadas as portas, a barraca possui dois pequenos espaços externos onde não cabe muita coisa, mas podem abrigar os tênis ou algum outro equipamento pequeno.

Bolsos: Há quatro bolsos nas laterais do quarto e um porta-treco que pode ser fixado no teto da barraca e que pode ter uma utilidade interessante. Mas, ao colocá-lo, a altura interna da barraca diminui consideravelmente e é difícil ficar se mexendo na barraca com ele batendo na cabeça.

Nossa experiência: Não achamos o porta-treco muito útil, mas utilizamos as argolinhas onde ele deveria ser encaixado para armar um varal interno, junto ao teto da barraca, onde deixávamos roupas íntimas secando durante o dia. Com as portas fechadas, durante o verão a barraca se transformava em um “estufa”, e tudo que ficava úmido no varal secava durante o dia.

Janela: Nas laterais da barraca, há duas janelas – uma delas pouco eficiente, devido à inclinação da barraca, que praticamente a impede de ficar aberta. A outra, na parte frontal, é bastante útil e dá conta de fazer a  troca de ar com o ambiente externo, principalmente durante a noite, para evitar que a condensação da nossa respiração molhe o interior da barraca, ou ainda durante o dia, quando há alguma roupa úmida dentro da barraca. Em nenhum momento percebemos condensação no sobreteto.


 Video


 Galeria de Fotos

Barraca Everest_01 Barraca Everest_02 Barraca Everest_03 Barraca Everest_04 Barraca Everest_05 Barraca Everest_06 Barraca Everest_07 Barraca Everest_08 Barraca Everest_09 Barraca Everest_11 Barraca Everest_12 Barraca Everest_13 Barraca Everest_14 Barraca Everest_15
<
>

Avaliação e Informações

Pontos positivos principais: A barraca possui uma boa resistência para ventos e chuva. Possui um espaço adequado para ser usada por duas pessoas e seu avanço oferece um conforto extra.

Pontos negativos principais: É um pouco pesada quando comparada a barracas de tamanho semelhante.

Recomendação de uso:

*Entenda aqui  o que consideramos como diferencial entre cada tipo de acampamento (trekking, selvagem e estruturado).

Marca: Guepardo  (brasileira)
Origem: Produto importado


Dados do Produto e informações técnicas

Capacidade: 1 Pessoa
Comprimento do quarto: 2,50m
Largura do quarto: Variável, de 65cm (largura nos pés) a 1,36m (largura na porta)
Altura do quarto: 1,10m (na parte mais alta)
Peso: 2,3kg
Tamanho da embalagem:15cm X 15cm X 46cm
Costuras:Seladas
Coluna de água:2000mm
Material das varetas: Fibra de vidro soft
Material do sobreteto: 190T Poliéster
Material do quarto: Poliéster respirável
Material do piso: Polietileno de alta resistência

Esse produto foi cedido pela Marca Guepardo, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar? Veja as lojas parceiras:

Loja Aventura Verde
Loja Orientista
– Loja Alta Montanha
Loja Pedarilhos
– Loja Mundo Terra


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!