Série Barracas Pequenas: Um dos objetivos do FuiAcampar para o ano de 2013 é fazer uma série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos mais de acordo com o seu perfil, informando sobre as características e funcionalidades de cada uma. Diferenciando barracas mais técnicas de barracas mais generalistas, ou indicando melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados.

Atualização! Esse modelo agora possui 2 versões: com varetas e fibra de vidro (original), pesando cerca de 3,3kg e a nova versão, com varetas em alumínio, pesando 2,6 kg.

A barraca Cota 2, da Trilhas & Rumos, está incluida nesse grupo de barracas. Além do uso e teste pela Equipe FuiAcampar, para a elaboração desse review contamos com a contribuição do parceiro Marcos Mineiro, do site MundoCrux, que possui esse modelo de barraca há mais de 5 anos.

Nossa impressão geral sobre o produto é que a barraca é uma ótima opção para uso individual ou de casal, possuindo ótimas características e sendo bem resistente.

Confere abaixo nossas impressões sobre diversos aspectos:


Características

Estrutura: A Cota 2 é um iglu, que se diferencia das demais barracas por ter uma estrutura com as varetas cruzando em dois pontos distintos (na maior parte dos iglus, as duas varetas principais se cruzam apenas no centro). Com esse formato um pouco diferente, a primeira montagem acaba sendo um pouco mais complicada, mas basta seguir as cores indicadas nas varetas e não há erro. Essa característica, das varetas cruzadas duas vezes, também garante que ela seja bastante resistente em relação a ventos fortes.

A barraca também é autoportante, ou seja, ela fica em pé (montada) mesmo sem os espeques, permitindo movimentar a barraca já armada para a escolha do melhor local.

Tamanho: O quarto da barraca possui 2,10 x 1,32 m, o que acomoda duas pessoas com um certo conforto. Se as pessoas não forem muito altas, cabe inclusive algum equipamento, na parte dos pés. Caso você seja o tipo de pessoa que se excede na quantidade de tralhas, ainda assim poderá contar com o espaço do avancê. As paredes do quarto se estreitam bastante em direção ao teto, ou seja, se você utilizar um colchão inflável para dormir você já perde um pouco da largura do quarto.

A sua altura permite sentar confortavelmente e trocar de roupa dentro do quarto.

Peso: O peso da Cota 2 é de 3,3 kg, o que pode ser relativamente pesado para quem pretende carregar ela em uma mochila ou por longas distâncias. Mas não vem a ser um problema para quem está viajando com o conforto de um carro.

Volume: O fato de a embalagem dela ser volumosa (sua largura é de 64 cm) dificulta o seu transporte, seja no bagageiro da bicicleta ou acoplada à parte superior ou inferior de uma mochila cargueira. Sendo assim, se você precisa caminhar com ela por longas distâncias, é aconselhável desmembrar as partes dela para poder ser carregada dentro da mochila.

Resistência: Sua estrutura, com varetas cruzadas duas vezes, dá à barraca uma boa resistência a ventos fortes. As costuras são seladas e o sobreteto (quando novo) resiste a 2000 mm de coluna d’água   o que dá uma tranquilidade para chuvas fortes durante um final de semana. Ela deve resistir até a temporais, mas para isso é preciso que sua montagem esteja perfeita, para evitar infiltrações por baixo, pelas janelas ou ainda pelo contado do quarto com o sobreteto.


Facilidades

Avancê: O espaço do avancê é uma das facilidades da barraca. Nessa parte, que possui cerca de 78 cm de comprimento, é possível acomodar alguns equipamentos e até mesmo uma mochila cargueira.

Bolsos: Há quatro bolsos nas laterais do quarto e um abaixo da porta, facilitando o armazenamento de equipamentos que precisam estar à mão. Outro acessório bastante interessante é um porta-trecos que pode ser encaixado no teto da barraca, como se fosse uma redinha. Pode ser útil, mas isso diminui um pouco a altura interna do centro da barraca.

Porta: A barraca possui uma porta cujo fecho abre integralmente 360°. Uma funcionalidade diferente da maioria das barracas e bastante útil! Além disso, uma parte da porta possui uma janela com mosquiteiro, para auxiliar a ventilação e evitar a entrada de insetos.

Janela: Nas laterais da barraca, há duas janelas com mosquiteiro que facilitam a troca de ar com o ambiente externo, principalmente durante a noite, para evitar que a condensação da nossa respiração molhe o interior da barraca. Há também uns suportes que ajudam a manter essas janelinhas abertas ou fechadas (conforme o detalhe abaixo).


 Vídeo 


Galeria de Fotos

Cota 2_01 Cota 2_02 Cota 2_03 Cota 2_04 Cota 2_05 Cota 2_06 Cota 2_07 Cota 2_08 Cota 2_09 Cota 2_10
<
>

Avaliação e Informações

Pontos positivos principais: A barraca possui uma boa resistência para ventos e chuva. Possui um espaço adequado para ser usada por duas pessoas e seu avanço oferece um conforto extra.

Pontos negativos principais: É bastante pesada quando comparada a barracas de tamanho semelhante.

Recomendação de uso: A barraca Cota 2, da Trilhas e Rumos, é recomendada para uso de uma com muito conforto ou duas pessoas. Boa para acampadas de alguns dias, tanto em camping selvagem, como estruturado. Apesar de ser uma barraca pequena, ela é pesada e volumosa, características que não fazem dela a melhor opção para trekking ou alguma outra aventura em que seja necessário carregar a barraca por longas distâncias. A menos que carregar peso não seja um problema, ou que você tenha como separar as partes da barraca e dividir com alguém.

*Entenda aqui  o que consideramos como diferencial para avaliar entre cada tipo de acampamento.

 Variação de preço: de R$ 260 a R$ 404.
Marca: Trilhas e Rumos  (brasileira)
Fabricante: Produto importado.


Dados do Produto

Capacidade:2 Pessoas
Comprimento: 2,10m
Largura:1,30m + avanço
Altura:1,05m
Peso: 3,3kg
Tamanho da embalagem:16x16x64 cm
Costuras: seladas
Coluna de água:2000mm
Material: armações em fibra ôca com proteção em PVC
Proteção solar: tratamento contra raios UV – 50+UV

Esse produto foi cedido pela Marca Trilhas e Rumos, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar? Veja as lojas parceiras:

Orientista
– Loja Alta Montanha


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCamping dos Milagres
Próximo artigoCamping do Kodo

Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.