Série Barracas Pequenas: Seguimos com a série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos de acordo com o seu perfil. Informamos sobre as características e funcionalidades de cada uma, diferenciando barracas técnicas de barracas generalistas, e indicamos as melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados. A Barraca Cloud Up 2, da Naturehike, está incluída nesse grupo de barracas.

A Barraca Cloud Up 2, da Naturehike começou a ser importada e distribuída pela Alta Montanha no início de 2017. Como a marca ainda é pouco conhecida no Brasil é possível que façamos mais reviews de outros modelos a fim de dar mais conhecimento e segurança para quem quer comprar desta marca.

Características da Barraca Cloud Up

Estrutura: A estrutura das varetas da barraca é em formato de “Y”. É um conjunto único de varetas que se unem em uma intersecção de 3 lados.

Esse modelo é autoportante, você pode montar ela sem depender dos espeques, no entanto, a parte traseira, que só tem um encaixe central não fica 100% esticada sem os espeques.

  • Nossa experiência: Acampamos com a barraca dentro do Abrigo Massena, no Parna Itatiaia (veja mais nesse relato) e montamos a barraca em uma das salas do abrigo. Para manter ela esticada na parte dos pés amarramos uma pedra de cada lado, esticando como se fossem os espeques. Ficou bem confortável.

Outra possibilidade que esse modelo oferece é montar ela como se fosse um abrigo usando apenas o sobreteto e o footprint, sem a parte do quarto, mas claro, daí você não fica protegido dentro de um habitáculo fechado.

Veja abaixo uma visão 360º da Barraca Cloud Up 2 com sobreteto e sem o sobreteto.

Impermeabilização: A Barraca Cloud Up 2 possui coluna de água de 3000 mm no sobreteto e no piso. Esse modelo, assim como todos demais da marca, já vem com as costuras seladas no sobreteto.

  • Nossa experiência: Acampamos com dois dias de chuvas intensas em um evento e a barraca se saiu super bem. Nada de infiltração, como é de se esperar pela coluna de água, costuras seladas e pela qualidade dos acabamentos.

Montagem: Como é possível ver nas fotos acima e no vídeo (mais abaixo) a montagem da barraca é super simples. O uso do footprint é opcional, mas eu recomendaria fortemente para conservação do tecido do piso do quarto, que é bem fino. Para acampar com vento, chuva e para aumentar a vida útil do equipamento, recomendo sempre usar os esticadores que vem na barraca, assim a montagem fica completa.

Tamanho: Esse modelo é para 2 pessoas, mas naquele padrão básico que não prevê os equipamentos dentro da barraca. Se você está em duas pessoas e quer um pouco mais de conforto, podendo dormir e manter suas coisas dentro da barraca, eu recomendaria o modelo Cloud Up 3, pois para 2 pessoas, dependendo do tamanho dos ocupantes e da quantidade de equipamentos, vai ficar bem apertado para dormir.

Nós medimos a barraca e o tamanho é: 1,25 de largura x 2,05 de comprimento x 1,05 de altura.

  • Nossa experiência: Se você viu as fotos do review ou leu o relato, pode achar estranho eu não recomendar para duas pessoas, sendo que esse modelo foi usado por mim e pelo Mario e mantendo as mochilas dentro da barraca (deixando apenas as botas do lado de fora) em várias ocasiões. Mas é bem importante ressaltar que nós dois somos particularmente pessoas de baixa estatura e somos bons em empilhar e compactar e organizar as coisas dentro da barraca. A gente colocava as mochilas nos meus pés, empilhadas ou no meio dos nossos pés. Não ficava super confortável, mas dava para dormir. Se você não é tão pequeno, carrega muitas coisas, não é bom de organização ou gosta de espaço e conforto para se mexer de noite, e estiver em duas pessoas, provavelmente vai precisar usar o avanço frontal para colocar algumas coisas de noite, ou como falei antes, é interessante cogitar um modelo semelhante para 3 pessoas. 

Peso:
Peso TOTAL da barraca: 1.90 Kg (que inclui o footprint)
Peso da barraca sem o footprint: 1,65 kg

Peso do quarto: 585 gramas
Peso do sobreteto: 560 gramas
Peso do footprint: 242 gramas (no saquinho)
Peso das varetas: 378 gramas (no saquinho)
Peso dos espeques: 105 gramas (no saquinho)

*Todos valores acima foram pesados por nós.

Volume: A embalagem possui 40 cm de largura x 13 cm de diâmetro. O que é realmente bem compacto para ser carregado. Dependendo da mochila ela cabe inclusive “deitada” no fundo da mochila.

Acabamento: Uma característica que nos chamou a atenção foi com relação à qualidade geral da barraca e dos acabamentos e costuras. É tudo feito com capricho.

Detalhes

Quarto: O quarto da Barraca Cloud UP 2 é super simples. Em formato retangular (1,25 x 2,05) com apenas um bolsinho aéreo acima da porta (nada de bolsos laterais) e um ganchinho na parte mais alta. A parte de cima do quarto é todo em tela de mosquiteiro (veja mais detalhes nas fotos).

Sobreteto: O sobreteto da barraca é completo, em Nylon 210T, com apenas abertura na porta frontal.

Footprint: Como comentamos anteriormente esse modelo já vem com um footprint, ou seja um tecido de proteção para ser colocado em baixo da barraca. Você pode usar ele para proteger o piso ou se estiver em uma viagem mais minimalista, é possível deixar ele em casa e assim economizar de carregar 242 gramas.

Portas: A barraca possui apenas uma porta frontal. Na parte do quarto a porta é apenas em tela de mosquiteiro, o que facilita a circulação de ar entre o quarto e o sobreteto. Um detalhe é que quando estiver com a porta do sobreteto aberta quem está fora consegue sempre ver dentro da barraca, para se trocar ou ter privacidade é preciso sempre fechar a porta do sobreteto.

Avanço: A barraca possui um avanço frontal que é o suficiente para deixar botas, equipamentos ou até mesmo uma mochila cargueira (não muito grande).

Janelas: A Barraca Cloud Up 2 não possui janelas para a saída do ar para fora do sobreteto. O circulação deve ocorrer pela parte de baixo do sobreteto, que possui altura o suficiente para isso. Usamos a barraca em uma situação de bastante frio, com temperaturas negativas inclusive e não aconteceu de condensar na parte interna do sobreteto, mas acredito que em situações climáticas diferente pode vir a condensar. Uma “solução” para isso, se não estiver chovendo é manter a parte de baixo da porta parcialmente aberta, para facilitar a troca de ar.

Esticadores: Esse modelo vem com 3 esticadores, dois nas quinas fontais e um atrás. São feitos em codinhas reflexivas, de modo que quando se coloca a lanterna na direção da barraca os esticadores “brilham”. Veja como fazer o ajuste da tensão do esticador no vídeo do review.

Espeques: A Barraca Cloud Up 2 vem com 12 espeques de 15 cm em alumínio. São vermelhos (o que facilita a visibilidade deles no chão) e em formato angular (de 3 ângulos). Pelo formato angular, são mais resistentes que os espeques de pino, mas são entortáveis, especialmente porque para serem super leves eles são pequenos e finos.

Varetas: Como já explicamos anteriormente, quando falamos da estrutura da barraca, apesar parecer que são três conjuntos de varetas, esse modelo possui apenas um conjunto, com uma intersecção que une as três partes que formam o “Y”. As varetas são em alumínio e azuis.

Conforme falamos no vídeo, na hora de fazer a montagem certifique-se de que a parte maior da vareta, que prende na parte de trás da barraca ficou com o ângulo correto, apontando para o chão, assim você não força a vareta e a barraca fica corretamente montada. Se você não entendeu agora, não se preocupe, na hora que montar vai ver e entender o que estou falando! 😉


Galeria de Fotos


Vídeo complementar


Minha opinião:

Apesar de ter usado em apenas algumas situações, acredito que foi o suficiente para ter uma boa ideia do padrão de qualidade da marca. Realmente fiquei bem surpresa e feliz em encontrar uma barraca técnica, leve, muito bem planejada e com ótimo acabamento. A Naturehike, apesar de carregar consigo o estereótipo de ser uma marca chinesa, está muito longe do conceito de produto barato e de baixa qualidade.

Minhas ressalvas: achei a Barraca Cloud Up 2 pequena para duas pessoas. Claro é uma barraca técnica, não se espera que vá ter espaço sobrando, mas me chamou a atenção especificamente a questão do comprimento, pois com apenas 2,05 m de comprimento, mal sobra um espaço de respiro para os pés. Eu não recomendaria para pessoas com mais de 1,80 de altura.


Informações Técnicas da Barraca Cloud Up 2

Marca: Nature Hike
Origem: Produto importado
Capacidade: 2 pessoas
Peso TOTAL: 1,895 kg (pesado por nós!)
Tamanho da embalagem: 40 X 13 cm (diâmetro)
Costuras Seladas: Sim
Coluna de água do sobreteto: 3.000 mm
Varetas: 1 conjunto de 39 cm (quando dobradas)
Material das varetas: Alumínio 7001
Material do sobreteto: Nylon 210T
Material dpiso: Polyester oxford 150D
Espeques: 12 unidades
de 15 cm (formato angular)
Material dos Espeques: Alumínio
Footprint: Inclui

Esse produto foi cedido pela Loja Alta Montanha, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar?

Loja Alta Montanha


> Confira os outros reviews da série de Barracas Pequenas


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!