Série Barracas Pequenas: Um dos objetivos do FuiAcampar para o ano de 2013 é fazer uma série de reviews sobre barracas pequenas, para uma ou duas pessoas. O objetivo é auxiliar os aventureiros na escolha de equipamentos de acordo com o seu perfil. Informamos sobre as características e funcionalidades de cada uma, diferenciando barracas técnicas de barracas generalistas, e indicamos as melhores opções para trekkings, campings selvagens ou estruturados.

A barraca Falcon 2, da Nautika, está incluída nesse grupo de barracas.

Nossa impressão geral é que o produto é uma boa opção para quem deseja uma barraca pequena e simples e oferece um bom custo-benefício para quem busca uma barraca não técnica. Dentro das suas características, pode ser considerada uma barraca bastante versátil, utilizável tanto em campings estruturados quanto em trekkings ou acampamentos selvagens.

Confere abaixo as características mais detalhadas e as nossas impressões sobre diversos aspectos:


Características

Estrutura: A Barraca Falcon 2 é um iglu, uma barraca com estrutura bastante simples e super fácil de montar.

É uma barraca autoportante, ou seja, ela fica montada mesmo sem os espeques. Isso pode facilitar na hora da escolha do local onde ela será fixada, já que é possível caminhar pelo terreno com ela já armada. Essa característica também permite que você possa montá-la sobre um piso duro como rocha ou cimento.

A barraca possui quarto e sobreteto, que cobre todo o quarto, além de um pequeno avancê.

Tamanho: O quarto da barraca possui 2 m de comprimento por 1,3 m de largura.

A barraca é indicada para duas pessoas, mas como na grande maioria das barracas, cabe duas pessoas sem mochilas ou uma pessoa com mochila/equipamentos. Duas pessoas e equipamentos, não vai caber. Se as duas pessoas que forem dormir dentro dela forem muito grandes, pode não ficar muito confortável.

A altura da barraca é de 1 metro, o que permite a pessoas de estatura mediana sentar e trocar de roupa dentro dela.

Resistência: O formato de iglu dá a ela uma resistência básica. As costuras são seladas e o sobreteto resiste a 800 mm de coluna d’água, que é o mínimo recomendado para acampar com chuva no clima brasileiro. Ela vai resistir a chuvas normais ou fracas por curtos períodos de tempo. Eventualmente, se estiver bem montada, ela pode se sair bem até com alguma chuva mais forte (mas de curta duração). Mas não é uma barraca recomendada para uso em condições climáticas mais extremas.

Peso: O peso da Barraca Falcon 2 é de 1,8 kg. Ou seja, é bastante leve para uma barraca de duas pessoas, principalmente se você dividir o peso entre as duas pessoas na hora de carregá-la.

Volume: A embalagem possui 11 x 11 x 54 cm. É bastante comprida e estreita, o que fica ruim para ser acoplada à mochila ou à bike. Para essas situações, o ideal é retirá-la da embalagem original e dobrar as partes separadamente para facilitar o transporte.

Obs: Quando falamos sobre peso e volume, nos direcionamos ao público mochileiro que acampa com apenas uma mochila, ou aos trekkers e aventureiros que estão sempre em busca de novas trilhas e travessias, ou ainda o pessoal que curte fazer cicloturismo – situações nas quais peso e volume reduzidos são algo fundamental. Se o seu objetivo não é carregar a barraca na mochila, ou na bike, você provavelmente não  precisa se preocupar com essas características.


Facilidades

Quarto: O quarto é um retângulo de 2 x 1,30 m. Na parte superior, ele é feito de tela de mosquiteiro, facilitando a circulação entre a parte interna e o sobreteto.

Porta: A porta do quarto abre em formato de U. Na parte superior, há cordinhas para prendê-la e mantê-la aberta. Uma parte do tecido é em tela de mosquiteiro, que, além de facilitar a troca de ar, serve como uma janela para observar a parte externa quando a porta do sobreteto estiver aberta.

Avancê: Há um pequeno avancê, mas ele é realmente pequeno: apenas 30 cm. Abriga um calçado ou algum outro equipamento pequeno, não muito mais que isso.

Varetas: São dois conjuntos que, quando dobradas medem 51,5 cm.

Bolsos: Há dois bolsos nas laterais do quarto.

Janela: Há apenas uma pequena janela na parte traseira da barraca. Sua função é fazer a troca de ar com o ambiente externo, principalmente durante a noite, para evitar que a condensação da nossa respiração molhe o interior da barraca. Quando foi utilizada com apenas uma pessoa no interior da barraca, ela cumpriu seu papel, e verificamos pouca condensação durante uma noite fria. Para duas pessoas, é possível que essa troca de ar deixe a desejar.


Vídeo da Barraca Falcon 2

 


Galeria de Fotos

Barraca Falcon_01 Barraca Falcon_02 Barraca Falcon_03 Barraca Falcon_04 Barraca Falcon_05 Barraca Falcon_06 Barraca Falcon_07 Barraca Falcon_08 Barraca Falcon_09 Barraca Falcon_10
<
>

Avaliação e Informações

Pontos positivos principais: A Barraca Falcon 2 é bastante leve, simples e fácil de montar.

Pontos negativos principais: Não identificamos muitos pontos negativos. Ao que ela se propõe, é uma boa barraca. Talvez valesse a pena ressaltar que, para duas pessoas, dependendo da estatura, ela pode ficar bastante apertada.

Recomendação de uso:

*Entenda aqui o que consideramos como diferencial entre cada tipo de acampamento (trekking, selvagem e estruturado).


Dados do Produto e Informações Técnicas

Variação de preço: de R$ 160 a R$250
Marca: Nautika (brasileira)
Origem: Produto importado
Capacidade: 2 Pessoas
Comprimento do quarto: 2 m
Largura do quarto: 1,30 m
Altura do quarto: 1 m
Peso: 1,8 kg
Tamanho da embalagem: 11 X 11 X 54 cm
Costuras: Seladas
Coluna de água: 800 mm
Material das varetas: Fibra de vidro composto Flex-Max
Material do sobreteto: 190T Poliéster
Material do quarto: Poliéster respirável e tela mosquiteiro
Material do piso: Polietileno de alta densidade e anti-fungo

Esse produto foi cedido pela Marca Nautika, mas não representa um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar? Veja as lojas parceiras:

Loja Orientista
Loja  Alta Montanha
– Loja Mundo Terra


COMPARTILHAR
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.