Esse artigo é para quem está começando a acampar. Quando o campista iniciante compra sua primeira barraca, ele abre ela e entra em um novo mundo! Mas, afinal, o que é cada uma daquelas coisas que veio na embalagem da barraca? Para que serve cada uma delas?

Normalmente, quando você compra a barraca, vem tudo enrolado dentro da embalagem. Ao desenrolar, você vai perceber os seguintes elementos: Quarto, Sobreteto, Espeques, Varetas e Cordeletes. Apenas em barracas muito simples, não recomendadas para uso em atividades outdoor, você poderá não encontrar o sobreteto e os cordeletes. Mas vamos ao que interessa, para você entender o que é cada coisa:


Quarto

Essa é a parte mais importante, é o local onde você vai dormir. Todas as barracas possuem pelo menos um quarto e costumam ter algum bolso na parte interna e uma ou mais portas, de acordo com o modelo. São normalmente feitos em tecido respirável, muitas vezes com áreas em tela de mosquiteiro para facilitar a circulação de ar.

Você irá perceber que o piso da barraca, normalmente em tecido impermeabilizado ou plástico, é feito de um material diferente do quarto. Isso ocorre porque ele precisa ter mais resistência à entrada de água e ao atrito com o chão.

Sobreteto

sobreteto é a proteção do quarto da barraca. Para proteger o quarto da chuva e evitar que a água penetre, ele é feito em tecido impermeabilizado.

Quem não curte água dentro da barraca deve investir em um sobreteto que cubra completamente a barraca (até o chão), que ofereça uma boa resistência na coluna de água e que venha com as costuras seladas.

Varetas

As varetas são a estrutura que mantém a barraca em pé. Cada barraca possui um ou mais conjuntos de varetas que vêm divididas em várias partes, unidas por um elástico que passa por dentro delas. O material, tamanho, quantidade, espessura variam em cada modelo de barraca. 

Espeques

O saquinho pequeno que você verá ao abrir a embalagem é onde estão os espeques, item importantíssimo na montagem da barraca! Eles são os responsáveis por prender o quarto, o sobreteto e os extensores ao solo, mantendo todas as partes da barraca esticadas, de modo que ela resista a chuvas e ventos. São geralmente em aço ou alumínio e a quantidade varia em cada modelo de barraca.

Esticadores

Talvez, à primeira vista, você não entenda muito bem para que servem, ou não dê muita importância para eles. Mas saiba que eles podem te salvar em uma situação de aperto!

Os esticadores, também chamados de extensores, cordeletes, cordinhas etc., são presos ao sobreteto e devem ser fixados no chão com os espeques. Assim, o sobreteto fica esticado e afastado do quarto, exercendo duas funções: facilitar a circulação de ar e dar mais estabilidade para a barraca, especialmente em situações de chuva e vento.

Em alguns modelos, as cordinhas são refletoras e podem ser facilmente visualizadas de noite, o que evita tropeços quando se está caminhando ao redor da barraca.

As barracas que não possuem extensores são geralmente mais frágeis e não foram projetadas para serem utilizadas em situações de ventos e chuvas.


Essas são as coisas que normalmente vêm em uma barraca. Além disso, podem vir outros itens extras para facilitar a sua vida, por exemplo: bolsinhos porta-treco, para serem presos dentro do quarto; tubos de reparo, para consertar varetas quebradas; uma lona extra, para ser colocada embaixo da barraca; e até um selador de costuras, quando elas não vêm seladas.

Enfim, cada modelo pode ter alguma pequena variação, mas esses elementos que citamos acima são aqueles fundamentais, que devem vir em uma barraca para ela ter um bom desempenho nas suas acampadas!


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!