Quando estamos escolhendo uma barraca pela primeira vez nos deparamos com um mundo de informações e uma delas é o número no modelo das barracas, cujo significado muitas vezes não está claro para os campistas de primeira viagem. Pode parecer muito óbvio para quem já acampa, mas para quem está começando e comprando sua primeira barraca essa dúvida é normal.

Veja alguns exemplos:
Bivak 1 (Marca Trilhas e Rumos)
Nepal 2 (Marca Azteq)
Vênus 3 (Marca Guepardo)
Indy 3/4 (Marca Nautika)
Bivak 1 Nepal 2a Vênus 3 Indy 3-4

Esse número significa a quantidade de pessoas que esse modelo de barraca comporta. Em alguns casos o número vem com um “P” do lado referente à palavra “pessoas”, mas em muitos casos é apenas o número mesmo.

Tendo esse conhecimento facilita nas escolha… mas o outro “problema” é que na maioria das marcas, essa quantidade é avaliada apenas com a pessoa dentro da barraca, sem equipamentos e mochila, o que faz com que esse número não represente quantas pessoas cabem dentro dela, acampando de fato, com todas as coisas que campistas costumam levar.

A recomendação geral é que, se você quer acampar em 2 pessoas compre uma barraca para 3 pessoas, se quer acampar em 3 pessoas, compre uma barraca para 4 e assim por diante, sempre considerando o espaço de no mínimo uma pessoa a mais para você poder acomodar suas coisas, mochilas e outros equipamentos, dentro da barraca.

Muitas (muitas) pessoas compram a primeira barraca com um tamanho menor do que seria adequado, justamente por esse número ser meio “enganoso” e isso acaba gerando problemas e diminuindo a vida útil do equipamento.

Se você ficar em dúvida sobre qual o tamanho exato da barraca, confira sempre as medidas dela e você terá uma noção um pouco melhor, quando comparando os modelos. Outra dica é sempre olhar reviews de blogueiros que já utilizam a barraca há mais tempo, assim você poderá ter uma ideia melhor do espaço dela. Aqui no FuiAcampar em todos os reviews divulgamos o tamanho da barraca, indicando o que cabe de fato dentro dela.

Vale comentar:
– Acontece de algumas marcas possuírem o mesmo modelo de barraca em diversos tamanhos, como é o caso da Vênus, que pode ser encontrada Modelo Vênus 3, Vênus 4, Vênus 5 e Vênus 6, onde a variação é apenas as medidas.

– Em alguns casos a quantidade de pessoas que a barraca comporta é expresso por dois números como por exemplo a Barraca Indy 3/4 ou Super Esquilo 2/3. Isso significa que cabe duas pessoas com equipamentos ou três pessoas sem equipamento. O que dá uma noção melhor do tamanho adequado.


Vale comentar que esse artigo foi feito mediante pedidos que recebemos de pessoas que estavam comprando sua primeira barraca. É uma informação que pode parecer óbvia para alguns, mas nem sempre é tão obvio assim. E o pior é que o óbvio, muitas vezes é  justamente aquilo que ninguém explica!

Aqui no FuiAcampar gostamos de esclarecer todo tipo de informação que possa ajudar os campistas, desde a mais óbvia à mais técnica. 🙂


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHostel Nativos dos Canyons – Campo
Próximo artigoReview da Barraca Indy 3/4, da Nautika
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.