Barracas de paredes simples são aquelas que possuem apenas o quarto, sem o sobreteto cobrindo e protegendo suas laterais. Também são chamadas de barracas de parede única ou simplesmente single wall.

Podem ser encontrados diferentes tipos de barraca de parede simples no mercado. As mais comuns são os iglus, geralmente bastante simples, que possuem apenas um “telhadinho” na parte superior. Tem também algumas barracas automontáveis com parede simples. No Brasil, atualmente temos também a barraca Flash 2 que, entre as citadas, é a única voltada para trekkings. 

Iglu de parede simples, apenas com um “telhadinho”

Barraca Flash 2, uma barraca de sobrevivência

A maioria das barracas que existem no mercado possui duas paredes, ou seja, possuem um quarto em tecido respirável e, por cima, um sobreteto. Este último cobre (total ou parcialmente) e protege o quarto e permite que o ar frio entre pela parte de baixo e saia pela janela de ventilação.

Para entender melhor a diferença veja o esquema abaixo:

As barracas de parede única precisam, em apenas um tecido, ter porta, janelas de circulação, costuras seladas e impermeabilidade. Isso faz com que esse tipo de barraca tenha características específicas, conforme citamos abaixo:

Peso

Por não possuírem o tecido do sobreteto, elas costumam ser muito mais leves que as demais barracas. E essa característica acaba muitas vezes chamando a atenção de trekkers e mochileiros, que estão sempre em busca de equipamentos leves. Mas esse tipo de barraca muitas vezes é simples demais e até não recomendado para ser utilizada em atividades outdoor ou em situações de vento e chuva.

Impermeabilização

Como já citamos, a maioria das barracas de parede única são bastante simples e algumas até não são recomendadas para serem utilizadas em acampamentos ao ar livre, justamente porque têm impermeabilização muito fraca, o que acaba deixando a chuva passar. Por isso é importante conferir qual a coluna de água da barraca. Para ser usada em situações de chuva (não forte), o ideal é que esse valor seja de 800 mm ou mais.

Para entender mais sobre o que é Coluna de Água, como ela é medida e ver outros valores de referência, acesse esse link.

Ventilação

Uma característica desse tipo de barraca é que, por ser um único compartimento, ela não possui abertura na parte de baixo para ajudar na troca de ar com o ambiente externo. Por isso, a circulação de ar fica comprometida. O ideal é que ela possua uma boa área de troca de ar na parte de cima, para que a movimentação normal do ar permita alguma circulação. Se não ocorrer uma boa ventilação pode acontecer a condensação na parte interna.

Condensação

Um dos principais problemas nas barracas de parede simples é com relação à condensação. Se houver pouca circulação de ar e ocorrer a condensação, as gotículas começarão a pingar diretamente dentro do quarto quando começar a esquentar, molhando o que estiver na barraca. E quando escorrer pela parede do tecido interno, a água vai empoçar no chão de dentro do quarto da barraca.

Nas barracas de parede dupla, a condensação acontece no sobreteto. Assim, se ocorrer condensação e pingar, será sobre o tecido do quarto; é ele que fica molhado, e não os seus pertences. Quando a água escorre pela parede interna do sobreteto, ela acaba pingando diretamente na grama, do lado de fora do quarto, conforme mostramos nas imagens abaixo.

Esquema de Condensação em Barraca de Parede Dupla:

Esquema de Condensação em Barraca de Parede Simples

Por isso, reforçamos que uma barraca de parede simples deve ter uma boa ventilação para evitar a condensação na parte interna.

Para entender um pouco melhor sobre o que é a condensação e como ela funciona, acesse aqui.

Normalmente as pessoas acabam comprando barracas de parede simples porque elas são baratas ou porque são leves. No entanto, agora que você já leu esse artigo, fique atento e confira sempre os dados técnicos do modelo antes de adquirir uma barraca desse tipo. Tenha certeza de que ela vai servir para seus acampamentos sem ser uma incomodação!

Se você já teve experiências positivas ou negativas com esse tipo de barraca, deixe sua contribuição nos comentários abaixo!


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!