Coluna de Água é o nome da técnica usada pelas empresas de equipamentos outdoor para definir o quanto um tecido é impermeável.

Existe uma ampla variação em milímetros que determina o quanto o equipamento resiste à água. Quanto maior o número da Coluna de Água, mais resistente ela será. No mercado brasileiro, por exemplo, você pode encontrar barracas de 300 mm a 3000 mm de Coluna de Água. Portanto, é importante entender essa característica, que pode ser determinante para a compra da barraca e para não tornar sua aventura a maior furada.


Como a Coluna de Água é medida

O grau de impermeabilidade das barracas é medido com um teste de pressão hidrostática que calcula o quanto o tecido aguenta antes de a água atravessá-lo. O teste comumente é feito com um tubo padrão, com a marcação da quantidade de milímetros na sua lateral. O tecido é colocado em uma extremidade e, à medida que a água vai sendo adicionada ao tubo, a pressão sobre o tecido vai aumentando. Quando a água pingar através do tecido, é porque ele chegou ao seu limite de resistência. Essa quantidade, marcada em milímetros pelo tubo, é a “Coluna de Água” e representa o grau de impermeabilidade do tecido.

Coluna de Água

É importante saber ainda que o que determina a resistência do tecido é o tratamento que ele recebe. No entanto, o tratamento vai aos poucos perdendo o seu efeito. Assim, uma barraca que originalmente tinha resistência de 2000 mm, por exemplo, pode reduzir esse número pela metade ou até mais (dependendo da frequência de uso e da falta de cuidado com a barraca). Por isso, é importante saber os dados técnicos da barraca, mas também pesquisar com outros campistas como está o desempenho da sua barraca depois de certo tempo de uso.


Coluna de Água X Índice Pluviométrico

Aproveitamos para explicar que não é possível fazer uma comparação da quantidade de água a que a barraca resiste (Coluna de Água) com a quantidade de chuva acumulada que caiu em determinado lugar (Índice Pluviométrico). Apesar de as duas medidas serem em milímetros, são completamente diferentes: a primeira refere-se à pressão da água sobre o tecido e a segunda é relativa à quantidade de água acumulada em uma superfície de 1m². Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!


Impermeabilidade na prática

Para que seja considerado impermeável, um tecido deve suportar no mínimo 1500 mm de Coluna de Água, segundo padrões internacionais. Ou seja, todas as barracas com Coluna de Água menor que isso não são exatamente impermeáveis. É claro que podem resistir a uma chuva fraca ou fina, mas não por muito tempo.

Se você procura uma barraca que dê alguma segurança e resista à chuva para o clima do Brasil, não invista em uma barraca com menos de 1000 mm de Coluna de Água.

Valores de referência

Seguem abaixo alguns números para ajudar você a entender a resistência do tecido nas barracas. Esses valores são apenas norteadores; não encare isso como uma fórmula matemática.

Sobre a Coluna de Água:

Mais de 3000 mm – Recomendada para situações mais extremas.

De 2000 a 3000 mm – Boa resistência a temporais ou chuvas por vários dias.

De 1000 a 2000 mm – Resistência a chuvas normais (ou até fortes), por período não muito longo.

De 600 a 1000 mm – Resistência apenas para chuvas fracas e rápidas.

Menos de 600 mm – Não recomendada para usar na chuva


Outra forma de determinar a impermeabilização

A Coluna de Água é a forma como a maioria das empresas mostra a resistência das suas barracas à chuva. No entanto, há outras formas de determinar a qualidade da impermeabilização do equipamento. Quechua, por exemplo, utiliza outro tipo de teste cujo valor de resistência à chuva é determinado em litros de água/hora/m².


Portanto, a Coluna de Água é que vai determinar se o tecido da sua barraca vai aguentar muita água ou não nos dias de acampamento com chuva. Vamos combinar aqui que, quando for comprar uma barraca, você não vai deixar de observar esse item nos dados técnicos do produto, ok? Combinado!

Agora que você já sabe a importância da Coluna de Água, preste atenção em outra informação básica sobre a sua barraca, que deve constar também nos dados técnicos do produto: se tem ou não as costuras seladas.


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO que são Costuras Seladas
Próximo artigoCamping Tia Lola
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.