Desde o início do trabalho a Equipe FuiAcampar adotou a sustentabilidade como um dos principais valores dentro da nossa proposta de trabalho.

“Incentivar que mais pessoas tenham contato com a natureza” está na nossa missão, no entanto acreditamos que essa relação das pessoas com a natureza precisa ser mais que um simples “contato”, precisa ser necessariamente uma interação sustentável.

A verdade é que o FuiAcampar considera, respeita e incentiva todo e qualquer tipo de acampamento DESDE que ele realmente tenha um princípio sustentável, que não gere danos à natureza!

Ressaltamos isso porque entendemos que, nas últimas décadas, o campismo mudou muito e hoje em dia, há entre os frequentadores de campings, um perfil de usuários que ignora a boa convivência com o meio ambiente e desrespeita os demais campistas. São pessoas que sentem a necessidade de fugir do cotidiano e do mundo urbano, mas que “não sabem mais” como interagir com a natureza.

No entanto, o público que procuramos atingir são os “campistas sustentáveis”, aqueles que têm o hábito de acampar pelo prazer de estar em contato com a natureza, que conhecem os equipamentos e técnicas de camping e estão preocupados em manter a sustentabilidade do meio ambiente. Buscamos chegar nas pessoas que entendem as relações entre campistas e respeitam o espaço dos demais. São muitas vezes famílias, casais e mesmo grupos de amigos que valorizam a distância dos centros urbanos e aproveitam esses momentos para “recarregar as baterias” e estreitar relações entre si, de maneira saudável.

Ou seja, se você vai acampar, em qualquer lugar, mantenha sempre em mente a filosofia dos escoteiros: “deixe o lugar sempre melhor do que você o encontrou”. Nada de lixo, nada de cortes, nada de vestígios! Não deixe nenhuma marca além das suas pegadas. Se, ao final da aventura, você desmontar e guardar todo o equipamento e, ao olhar para o local onde acampou, você não perceber que tinha alguém acampado ali… “você está fazendo isso certo!”

Incentivamos também as práticas de mínimo impacto em áreas naturais divulgadas pela campanha Pega Leve!. Para saber mais sobre isso, acesse abaixo:


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCamping dos Açores
Próximo artigoTipos de acampamento
Perfil institucional da Equipe FuiAcampar que mantém esse portal e busca fazer dele um site referencial em Campismo no Brasil. O objetivo é estimular o movimento campista e fornecer informações confiáveis, incentivando a descoberta de novos destinos em contato sustentável com a natureza.