Quando estamos acampando, vemos de tudo: lonas no chão, em cima do sobreteto, às vezes praticamente encobrindo toda a barraca. A questão é: elas são sempre necessárias? Saiba por que, como e quando usar lonas no acampamento.

Lona de Acampamento

Por que usar

Lonas podem ter diversas funções em um acampamento. Podem ser usadas sobre a barraca, para dar uma proteção a mais ou para criar uma área extra do lado externo. Podem ainda ser usadas no chão, como um footprint, para proteger o piso da barraca ou para criar uma área na saída da barraca. Mas muitas vezes vemos lonas de camping sendo usadas de forma inadequada e isso pode prejudicar seus equipamentos. E, dependendo do tipo de acampamento, da duração e da qualidade da sua barraca, as lonas podem ser dispensadas. Veja abaixo nossas indicações de uso.

Qual tipo usar

Basicamente existem três opções de lonas para serem usadas em camping:

1. Lonas resistentes com ilhoses – Ótima opção para ser usada como toldo

Há dois modelos fáceis de serem encontrados: as Lonas de Carreteiro e as da Nautika. As Lonas de Carreteiro são feitas em polipropileno, em cor azul ou laranja, com ilhós plástico nas pontas e nas laterais. Já a lona da Nautika é feita em polietileno de alta densidade, em cor prateada, tem vários tamanhos e vem com ilhoses de alumínio nas pontas e nas laterais.

Se você procurar em ferragens e lojas de materiais de construção, pode encontrar outros modelos.

2. Bobina de lonas plásticas – Boa opção para ser usado abaixo do piso, como footprint

Essas lonas são vendidas por metro. São feitas de um plástico mais fino e leve que as citadas acima, normalmente nas cores preta ou amarela. São plásticos que podem ser genericamente usados para diversas finalidades, inclusive acampamentos.

3. Piso ecológico – Ótima opção para usar em frente à barraca, na área externa

É uma tela plástica que permite que a água não fique acumulada na lona. A questão ecológica é bastante simples: ao colocar uma lona no chão, você amassa a grama e impede que ela receba luz do sol ou seja, se seu acampamento for mais longo você acabará danificando toda a grama na área onde acampou. Já esse piso ecológico permite a passagem da luz e da água para a grama, evitando que ela fique prejudicada. Atualmente não encontramos quem venda esse tipo de piso, mas é bastante fácil de ser feito! Confere aqui a dica no Blog Camping & Estrada.

Aproveitamos para dar outras duas dicas:

Evite as lonas pretas ou escuras, pois, quando colocadas sobre a barraca, elas transformam o acampamento em um forno e, quando colocadas no chão, atraem animais que procuram espaços escuros e úmidos para se esconder.

– Se for escolher uma lona com ilhós, dê preferencia para lonas com ilhoses em material que não enferruje, principalmente se costuma acampar na praia.

Como e quando usar

Usando a lona como toldo, acima do sobreteto

Se você estiver em um camping estruturado e buscando um pouco de conforto, é bastante interessante colocar uma lona por cima da barraca especialmente se você:

1. quiser o conforto de ter uma área maior de acampamento ao redor da barraca;

2. estiver acampando por um período de uma semana ou mais, ou com crianças;

3. o local onde sua barraca estiver não tiver sombra;

4. se houver previsão de muita chuva para os dias de acampamento;

5. ou se a sua barraca não possuir uma boa impermeabilização (nesse caso, certifique-se de que toda a barraca está debaixo da área do toldo).

>>> Continue lendo: Dicas para usar uma lona como TOLDO para a barraca. 

Usando a lona no chão, abaixo do piso

Utilizar uma lona embaixo da barraca pode ser útil para manter o chão do quarto limpo e para evitar que entre água, se o chão não tiver uma boa impermeabilização.

No entanto, para ser útil na questão de não entrar água, a lona da barraca deve ser do tamanho ou um pouco menor que o quarto da barraca, para não acontecer de ficar água empoçada entre a lona e o chão do quarto. É justamente aí que está o erro mais comum: muitas pessoas têm o costume de usar lonas enormes embaixo da barraca, sobrando para os lados, mas isso não é recomendado. Em poucos dias, a água entre a lona e a barraca pode criar limo e fungos, e isso já deteriora o tratamento que o tecido sofreu para ser impermeabilizado.

No chão, em frente à barraca

Muitas vezes pode ser útil ter uma lona em frente à barraca, do lado de fora, para apoiar alguma coisa, deixar o calçado, servir como um tapetinho. Mas ressaltamos que é importante que essa lona não seja a continuação da lona que está embaixo da barraca, ou que elas não fiquem conectadas, afinal essa lona que é tipo um “tapetinho” ficará na rua e poderá pegar chuva.

>>> Continue lendo: Dicas para usar uma lona como PISO para a barraca 


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDicas para usar uma lona como toldo para a barraca
Próximo artigoReview do LifeStraw

Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.

  • Vera Golbi

    Oi,

    Muito bom este artigo! Estava a procura deste tipo de informação.
    Estou pensando em acampar futuramente com marido e filho e olhava algumas fotos com lona sobre a barraca e mal sabia o porquê. E além de descobrir para que serve, você deu outras dicas valiosas. Muito Obrigada 😉

    • 🙂
      Nosso objetivo é transmitir conhecimento e informação! Sempre!

  • Frederico Gimenes

    Piso Ecológico – ES para todo o Brasil:

    Suzana Brememkamp
    sbremenkamp@yahoo.com.br
    27 99991-1221

    Produto top! Tenho dois!