As cidades e belezas do Litoral do Paraná são tão pouco divulgadas que muitas pessoas nem imaginam que ele é repleto de diferentes cenários. Praias badaladas, ilhas rústicas, cidades históricas… Nesse pequeno litoral, há muito para se explorar!

Claro, existe uma parte dele que não passa de uma extensa faixa de areia com balneários simples de poucos atrativos. Mas isso é apenas uma parte do Litoral do Paraná, que vai do norte de Matinhos até Pontal.

Ao sul desta faixa de areia, existem os balneários de Caiobá e Guaratubaque possuem morros repletos de verde, belas praias, ótima estrutura turística e que, justamente por esses motivos, costumam ficar superlotados na alta temporada. Dessa forma, são bons locais para quem está em busca de agito e balada. Mas fora da temporada, essas praias transformam-se em locais lindos e tranquilos, perfeitos para quem quer relaxar sem muitas pessoas ao redor.

Outro local interessante para quem busca paz é a pouco conhecida Ilha de Superagui, no Litoral Norte, com acesso a partir de Paranaguá. Lá, o clima é simples e rústico – a vila não passa muito de uma comunidade de pescadores. É um local perfeito para quem quer fugir do agito da cidade e viver momentos de tranquilidade, especialmente fora da temporada de verão. Ótimo local para caminhar, andar de bike, curtir a praia ou simplesmente fazer nada, ficar observando a natureza e deixar o tempo passar.

 

Já na Ilha do Mel, também no Litoral Norte e bem mais conhecida que Superagui, o visitante encontra toda a infraestrutura que pode precisar. Desde pousadinhas, campings, barzinhos e lojinhas de artesanato até restaurantes e baladas. Mas o grande atrativo da ilha são suas lindas praias e morros que compõem uma belíssima paisagem, que pode ser percorrida por trilhas e mais trilhas. Há também alguns atrativos como um farol, uma fortaleza e uma gruta. A Ilha do Mel é um local que pode ser explorado em vários dias. Apesar de ter se desenvolvido bastante turisticamente, ela ainda mantém um clima rústico.

E tem ainda as cidades do Litoral Norte Continental, como Paranaguá, a cidade mais importante do litoral do Paraná e onde está localizado um dos principais portos da região Sul, e Guaraqueçaba, cidade histórica, fundada em 1545, situada na divisa com o estado de São Paulo e cercada de áreas preservadas. Tem ainda as simpáticas cidades de Antonina e Morretes, que, apesar de estarem na região do litoral, não têm acesso direto para o mar. Morretes também é bastante conhecida por ser um dos destinos do famoso Trem da Serra do Mar, que realiza um belíssimo passeio pela região.

Ou seja, pensar que não há o que explorar no Litoral do Paraná é apenas falta de conhecimento sobre os diferentes cenários que incluem essa região, rica de pelas paisagens e locais perfeitos para serem desvendados, seja apenas fazendo turismo, seja acampando em cada uma dessas localidades!


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

  • Guto Durigan

    Oi Luíza, td bem? Só uma correção. Tanto Morretes como Antonina tem acesso ao mar sim. Inclusive Antonina tem um Porto. O que talvez seja necessário deixar claro eh que não são praias nas 2 cidades e sim uma baía. O acesso de Morretes eh menos conhecido.