Farroupilha é mais uma das cidades de imigrantes italianos da serra gaúcha, ela inclusive ganhou o título de “berço da imigração italiana” quando, em 1975, o governo do estado reconhece que nesta região se instalaram as primeiras famílias de imigrantes. Além de produzir muita uva e vinho, como as demais cidades da serra, Farroupilha surpreende por ser considerada a capital nacional do Kiwi! Isso mesmo, e tem até a FenaKiwi, Festa Nacional do Kiwi que acontece a cada dois anos. Em 2012 a festa será de 04 a 20 de maio. A cidade também é bastante conhecida pelas fábricas onde é possível comprar malhas de qualidade a um preço competitivo e por isso também ganhou mais um título: Capital Nacional da Malha! Mas além dos imigrantes italianos, dos kiwis e das malhas, os principais atrativos da cidade são o Salto Ventoso e o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio.

O Salto Ventoso, que já era uma queda d`água bastante conhecida, ficou especialmente famosa após a gravação de algumas cenas do filme “O Quatrilho” e da mini-série “O Quinto dos Infernos”. O Parque Salto Ventoso fica localizado na Linha Müller, com acesso pela estrada VRS 313 (813), a partir desta o caminho é por 7km de estrada de chão. A cascata em si é muito bonita e imponente, com seus quase 60m de altura, mas o mais interessante e que atrai muitas pessoas ao local é a possibilidade de fazer uma trilha que contorna por trás da queda. Vale a pena conhecer a cachoeira e fazer as típicas fotos atrás da cortina de água. O local é aberto ao público e não existe taxa para visitação.

Outro importante ponto turístico é o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, o maior templo de fé do Rio Grande do Sul. No local, além do templo, que é visualmente bem impressionante, há também um complexo turístico com restaurante, lojas de malhas, produtos coloniais e souvenirs. Sempre no final de semana de 26 de maio acontece a Romaria de Caravaggio que chega a reunir 250mil pessoas. Mas se você quer conhecer o local sem multidões evite todos os finais de semana de maio, pois tradicionalmente em cada um acontece uma romaria diferente: no primeiro final de semana ocorre a romaria dos ciclistas, no segundo tem a Cavalgada da Fé, no terceiro é a romaria dos motoqueiros.

Para saber mais sobre farroupilha, sobre seus atrativos e tudo, mais acesse, no site da prefeitura, o excelente Guia Turístico da cidade.

E para acampar? Farroupilha, é claro, possui o excelente Mutzemberg, que na verdade é um “pague e pesque” que aceita campistas.


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorParque das Laranjeiras
Próximo artigoCamping da Pedreira
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.