Que a Bahia é um popular destino turístico nacional, todos provavelmente já estão cansados de saber. Mas, embora o estado seja muito famoso por seu carnaval de rua e encantos culturais de sua capital, Salvador, há muito também a ser visto e explorado em seu interior. Um destino baiano singular é a Chapada Diamantina, que encanta visitantes do Brasil e do mundo graças a suas riquezas naturais, com paisagens que são um prato cheio para camping.

A Chapada Diamantina é uma região serrana localizada na parte central da Bahia e abriga nascentes de vários rios e muitas espécies vegetais. Dada a sua riqueza natural e importância para o ecossistema local, desde 1985 a Chapada Diamantina tornou-se um Parque Nacional, constituindo-se uma área de preservação ambiental.

Ao todo, são 26 municípios na região, sendo alguns dos mais procurados para ecoturismo os municípios de Lençóis e Palmeiras, dotados de famosas atrações naturais. Campistas encontram várias áreas destinadas a camping na Chapada, que apresentam estruturas das mais variadas. Há muitas áreas de camping selvagem próximas a rios ou localizadas em trilhas, onde campistas armam barracas ou abrigam-se em sacos de dormir, mas também é possível encontrar campings bem estruturados que cobram preços bem econômicos por noite.

Palmeiras

By Português: Samory Santos (Sitenl em pt.wikipedia). English: Samory Santos (Sitenl on en.wikipedia). (Own work) [CC-BY-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0)], via Wikimedia Commons

Vale do Capão, na Chapada Diamantina

O município de Palmeiras é a chamada “porta de entrada” da Chapada Diamantina e é também onde se localiza o Vale do Capão (que fica no subdistrito de Caetê-Açu, um dos pontos mais requisitados da Chapada Diamantina para a realização de trilhas e camping. Além da beleza local, quem visita o Capão pode apreciar a cultura alternativa do lugar, na qual são disseminados tratamentos medicinais alternativos e práticas como a meditação e alimentação saudável; uma experiência completa para quem deseja se desligar dos problemas e do estresse urbano e relaxar num paraíso natural. O subdistrito de Caetê-Açu é certamente o grande destaque de Palmeiras e nele se localizam os principais campings do município e também os mais bem equipados, como o Camping Novo Horizonte e o Camping Pomar.

Lençóis

By Adelano Lázaro (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons

Vista do alto do Morro do Pai Inácio

O município de Lençóis, o chamado coração da Chapada, é o mais famoso da Chapada Diamantina e é também um dos redutos de ecoturismo mais visitados do país. A cidade de pouco mais de 10 mil habitantes recebe, em média, 120 mil visitantes por ano, tamanha sua popularidade. Em Lençóis, é possível encontrar um número expressivo de campings, alguns bem estruturados, com direito inclusive a estacionamento, banheiros e pontos de energia, caso do Camping Lumiar e do Camping e Alquimia. Entre as belezas de Lençóis, destaca-se o Morro do Pai Inácio, que apresenta uma vista panorâmica da região, além de muitas cachoeiras, como a Cachoeira do Mosquito.

Cachoeira da Fumaça

By r m [CC-BY-2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons

Cachoeira da Fumaça

Não bastassem as belezas apresentadas por Lençóis e Palmeiras, entre os dois municípios se encontra uma das principais atrações da Chapada Diamantina: a Cachoeira da Fumaça. Com uma queda d’água de 340 metros, esta é a segunda maior cachoeira do país. Quem quiser aproveitar ao máximo a proposta de ecoturismo local, pode percorrer a trilha que liga Lençóis ao Vale do Capão, passando pelo topo da Cachoeira da Fumaça. A trilha dura três dias e permite que os visitantes apreciem algumas das paisagens mais marcantes da Chapada. Uma experiência única! 

Aos campistas de outros estados que se encantaram pela Chapada Diamantina, agora basta apenas se programar e comprar as passagens aéreas para embarcar neste passeio inesquecível. Para visitar a região, o mais prático é desembarcar no aeroporto internacional da capital Salvador e seguir viagem de ônibus para seu destino na Chapada. Boa aventura!


Leia algumas informações importantes sobre os Artigos Patrocinados do site FuiAcampar



Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCamping Casarão
Próximo artigoParque Nacional da Serra Geral (RS e SC)

Perfil institucional da Equipe FuiAcampar que mantém esse portal e busca fazer dele um site referencial em Campismo no Brasil. O objetivo é estimular o movimento campista e fornecer informações confiáveis, incentivando a descoberta de novos destinos em contato sustentável com a natureza.

  • Bárbara

    Tem algum grupo no whats q campistas se comunicam e se informam melhor sobre os campings ?

  • Conejo Cubano

    oi! eu vou para Chapada em janeiro e queria saber si posso fazer camping livre.
    Muito obrigado
    Gonzalo