Se você estiver em um camping estruturado e buscando um pouco de conforto, é bastante interessante colocar uma lona por cima da barraca especialmente se você:

1. quiser o conforto de ter uma área maior de acampamento ao redor da barraca;

2. estiver acampando por um período de uma semana ou mais, ou com crianças;

3. o local onde sua barraca estiver não tiver sombra;

4. se houver previsão de muita chuva para os dias de acampamento;

5. ou se a sua barraca não possuir uma boa impermeabilização (nesse caso, certifique-se de que toda a barraca está debaixo da área do toldo).


Foto de Jandrey Gessler


Foto cedida pelo Blog Barraca Tecnológica 


Tenha atenção para algumas características que podem fazer a diferença:

Cor: Procure comprar uma lona de cor clara, como amarelo, laranja, azul claro. Uma lona preta ou escura sobre a barraca, em vez de fazer uma sombra agradável, transformará sua barraca em um forno, especialmente se estiver batendo sol sobre ela.

Resistência: Dê preferência para lonas mais resistentes, que já vêm com acabamentos e ilhoses nas laterais. Isso facilitará a montagem e fará com que a vida útil dela seja mais longa (lonas finas e sem ilhoses rasgam com muita facilidade).

Ilhoses: Você encontra no mercado toldos com ilhoses de metal, de alumínio ou de plástico. De preferência para os de material que não enferruje.

Tamanho: O tamanho que sua lona deve ter depende de dois fatores básicos: do tamanho da sua barraca e do motivo para usar a lona. Se você quer apenas proteger sua barraca da chuva e do sol, sem área extra, compre uma lona que tenha no mínimo 1m a mais que o tamanho total da barraca, para que ela possa ficar o mínimo protegida. Se você quer cobrir toda barraca e quer ainda uma área extra, você vai precisar de uma lona bem maior, que dependerá do tamanho da área que você deseja ter.

Considere que, quanto maior ela for, mais pontos de fixação precisará! Leve muitas cordinhas extras para fazer a fixação. Se chover e ventar, e seu toldo não estiver bem fixado, isso será um pequeno problema pois ele ficará se “debatendo”.

Gazebos, uma alternativa: Um pouco mais prático, rápido e simples do que estender uma lona sobre a barraca pode ser armar um gazebo por cima da barraca ou em frente dela. Mas essa alternativa também é mais cara, pesada e volumosa. Veja aqui no Blog Trips!  a dica de algumas opções para essa alternativa.


Foto cedida pelo Blog Familya Boituva  


Sobre a Impermeabilização

Muitas pessoas usam toldo sobre a barraca porque a impermeabilização dela não é suficiente para manter o campista seguro e seco enquanto estiver dentro dela.

Sua barraca é sua casa quando está acampando, seu lar, sua zona de conforto! É o local onde você guarda todas as suas coisas! Saco de dormir, roupas, eletrônicos etc. É o equipamento mais importante de um acampamento. Por isso, antes de comprar uma barraca, pesquise e informe-se sobre os dados técnicos e invista em uma barraca que dê um mínimo de segurança para seu acampamento, que resista a ventos e chuvas, sem depender de lonas por cima ou por baixo.

O ideal é encarar as lonas como um acessório extra que pode trazer mais segurança ou conforto, mas que não seja algo essencial.

>>> Leia também: Dicas para usar uma lona como PISO para a barraca.


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

  • Thiago Rafael Pinto

    Bá eu usei durante 2 anos uma gazebo e um dia em um temporal ela simplesmente se quebrou toda, a conexão de quase todos os ferros se quebrou… Estava ciente que o manual de uso fala que não pode ser usada com ventos fortes, então eu sempre dava uma corrida e tirava os pés de baixo, fazendo assim que ela ficasse bem perto do chão e ainda assim cobrindo a barraca… (BAITA idéia) dava pra sentar em baixo da tenda independente do volume de água e tomar um chimarrão sossegado… mas um dia não deu tempo! hehehe! mas valeu a pena a experiencia, ainda quero comprar outra! já estou a 1 ano sem e vou pra mais um acampamento sem a tenda! Abraço e parabéns pelo blog!

    • Obrigada por compartilhar sua experiência!
      Abraços,

  • Boa noite, Gente- Com certeza, é uma excelente condição e muita Adrenalina, passar uma noite, chuvosa com ventos fortes, no meio da Mata, desde que seguro que árvore alguma, não cairá sobre sua estrutura. Deverá ter um bom rio pesqueiro de diversas variedades de Peixes.- Só Adrenalina.

  • Diogo Monnerat

    Olá, tenho 2 barracas simples da nautika, de parede simples, e queria achar um sobreteto pra elas ou até mesmo fazer um. Existe essa possibilidade?