Lonas podem ser muito úteis em um acampamento! Uma das formas de utilizá-las é colocando no chão, embaixo do piso da barraca, ou ainda em frente à porta, como um tapete. Veja as dicas que damos abaixo para ela ser usada dessas duas formas.

Usando a lona no chão, abaixo do piso

Utilizar uma lona embaixo da barraca pode ser útil em algumas situações, pois ela:

1. Mantém o chão do quarto limpo. Ou seja, se você acampar sobre um solo de terra, por exemplo, ao final do acampamento você não terá o trabalho de limpar o piso da barraca. Isso é uma vantagem especialmente se o piso for em tecido impermeabilizado, já que uma limpeza mais profunda pode danificar a impermeabilização.

2. Protege da abrasão do solo. Isso é muito importante se você estiver acampando sobre um terreno rochoso, ou onde possa haver espinhos, ou qualquer outro elemento que possa danificar o piso.

3. Ajuda a isolar a umidade do solo. Isso é importante se o piso da sua barraca não tiver uma boa impermeabilização.

>>> Leia mais sobre o piso das barracas em: Tudo sobre o Piso da Barraca.

No entanto, há um erro bastante comum, que é colocar uma lona embaixo, mas maior que o tamanho da barraca, de modo que ela fique sobrando para os lados. Ao usar a lona dessa forma, na primeira chuva, a água escorre para baixo da barraca e fica empoçada entre a lona e o chão do quarto. Em poucos dias, a água entre a lona e a barraca pode criar limo e fungos, e isso já deteriora o tratamento que o tecido sofreu para ser impermeabilizado (se seu piso for de tecido).

Mas é realmente necessário essa lona embaixo da barraca?

A resposta é: “não”. Não é um item indispensável, é uma proteção a mais que pode prolongar a vida da sua barraca evitando que ela sofra danos no piso.

Na verdade, alguns modelos de barraca já vem com um tecido impermeável para ser colocado sob o piso. Ele é chamado de footprint. Saiba mais sobre isso acessando o artigo O que é um Footprint?.

Usando a lona no chão, em frente à barraca

Muitas vezes, pode ser útil e prático ter uma lona em frente à barraca, do lado de fora, para apoiar alguma coisa, deixar o calçado, servir como um tapetinho.

A única ressalva é que, se essa lona for uma continuação da que está embaixo da barraca, ela deve estar protegida da chuva, para que a água não escorra e não fique acumulada entre a lona e o piso.

Se você não tem um toldo que evite molhar essa lona, o ideal é que ela seja independente da lona que está embaixo da barraca, como vemos na foto abaixo.


Foto de Valeria Oliveira

Piso Ecológico

Em frente à barraca, em vez de usar uma lona, muitos campistas optam por usar um piso ecológico, que nada mais é que uma tela plástica com ilhoses nas pontas (para fixar ao solo). Esse piso evita que a lona danifique a grama que fica embaixo dela enquanto estamos acampando.

Veja mais sobre esse piso no Blog Barraca Tecnológica.

Atualmente não encontramos quem venda esse tipo de piso, mas é bastante fácil de ser feito! Confere aqui a dica no Blog Camping & Estrada.


É importante considerar que essas lonas abaixo do piso são um acessório extra, que pode trazer mais segurança ou conforto, mas seu acampamento não deve depender delas. Se sua barraca tiver um mínimo de qualidade, especialmente na impermeabilização do piso, você poderá tranquilamente acampar sem o uso de lonas extras.

>>> Leia também: Dicas para usar uma lona como TOLDO para a barraca 


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCaminho Caipira
Próximo artigoDicas para usar uma lona como toldo para a barraca
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.