A Ilha do Mel é um dos locais mais incríveis do Litoral Sul do Brasil e já faz três anos que estamos planejando escrever esse post com dicas para quem curte a natureza e quer acampar na Ilha, um local rústico e com uma vibe muito bacana.

Esse post foi feito baseado em experiências em duas viagens que fizemos para a Ilha a primeira em Fevereiro de 2013 e a segunda em Novembro de 2016.

Sobre a Ilha do Mel

Como comentamos antes a Ilha é um local rústico, não há estradas e não circulam carros. As “ruas” são apenas trilhas de areia e o meio de transporte é os próprios pés e as bikes. E você também pode se deslocar usando os TaxiBoats ou as Linhas de barco regulares entre Brasília e Encantadas.

Não espere luxos, a Ilha é um local simples e até meio bagunçadinho em algumas áreas.

Pela sua importância, a Ilha do Mel é considerada pela UNESCO como Reserva da Biosfera (Patrimônio Natural Mundial) e é tombada pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Paraná.

Ilha do Mel - Por Luiza Campello - FuiAcampar.com.br
Foto tirada a partir do Morro do Farol das Conchas – Por Luiza Campello

Como chegar

Há duas formas de chegar na Ilha do Mel, de Barca a partir de Paranaguá (PR) ou a partir de Pontal do Sul (PR).

A partir de Paranaguá tem poucas opções de horários de barco (apenas uma de manhã e uma de tarde). O barco sai do terminal de embarque marítimo e a travessia demora cerca de 2h de Paranaguá até Brasília e mais 30 min até Encantadas.

Já a partir de Pontal do Sul os barcos saem a cada 1 h em dias de semana e a cada 30 minutos nos finais de semana. A travessia até Encantadas demora cerca de 15 minutos e até Brasília cerca de 30 minutos. No entanto, se você estiver sem carro e for se deslocar de Paranaguá até Pontal do Sul, para economizar tempo na travessia, calcule também que o ônibus demora 1h30 para percorrer  esse trajeto. Apesar de a distância ser próxima a linha é intermunicipal e vai pingando em cada parada. Aquilo que de carro se faz em uns 45 min, de ônibus demora 1h30.

Se você precisa chegar de ônibus para pegar o barco, veja os horários de Curitiba para Paranaguá na Princesa dos Campos ou na Viação Graciosa (a passagem fica cerca de R$30). E para conferir horários de Paranguá para Pontal do Sul veja no site da Viação Graciosa.

Valores e horários das Barcas

Para as Barcas, veja valores e horários atualizados no site da Abaline (Associação de barqueiros do litoral norte do Paraná). Há muitas informações na internet de valores e horários desatualizadas. O Site da Abaline é a fonte mais confiável.

Em Paranaguá o local de saída dos barcos fica a 3 minutos caminhando da rodoviária.
Em Pontal do Sul o local de saída dos barcos é o ponto final da linha do ônibus.

Pier de Encantadas, na Ilha do Mel
Pier de Encantadas, na Ilha do Mel – Por Luiza Campello

Vilas (comunidades)

As principais comunidades da Ilha do Mel são Brasília (ou Nova Brasília), Encantadas, Farol, Fortaleza e Praia Grande. Há divergências com relação aos limites entre Brasília e o Farol, especialmente porque o trapiche de Brasília fica na Comunidade do Farol (junto ao Istmo que divide as duas comunidades). No mapa você vê abaixo como divulgam a divisão das comunidades.

ilha-do-mel-mapa

Só que na prática boa parte das pessoas chama a porção oeste do Farol (a região próxima do trapiche) também de Brasília. E se você se pesquisar na internet todo mundo fala de duas alternativas principais de hospedagem, Encantadas e Brasília, mas (quando as pessoas falam de Brasília, na maior parte das vezes estão se referindo também à porção oeste do Farol). Sim é uma confusão, mas todo mundo acaba se entendendo.

A primeira vez que estivemos na Ilha do Mel ficamos em Brasília (passando o istmo), no Camping BillyMar e na segunda ficamos em Encantadas, na Pousadinha da Mônica (Camping Costa Brava). Tanto Brasília (ou o Farol) como Encantadas tem pousadas, restaurantes, barzinhos, baladinhas e artesanatos. O que diferencia principalmente é a distância dos atrativos.

Se ficar em Encantadas o principal atrativo, mais próximo, é a Gruta das Encantadas e se quiser conhecer o Farol ou a Fortaleza precisá ou pegar o barco até Brasília ou fazer uma longa caminhada (que pode ser bem castigante em dia de sol, no verão, já que os caminhos pelas praias não tem sombra).

Já se ficar no Farol tem fácil acesso ao Farol das Conchas, à Praia Grande e e fica bem mais perto da Fortaleza.

Se você quer ficar em um local mais isolado é possível ficar na Praia Grande, onde quase não há estrutura além de alguns campings e pousadinhas. Mas é o meio caminho entre Brasília e Encantadas.

Pelo que temos conhecimento a Praia da Fortaleza tem apenas um hotel e talvez alguma pousada, mas nada de campings.

Independente de onde ficar, se você tem 2 ou 3 dias na Ilha é possível conhecer todos principais atrativos.

Mapa Interativo

Além dessa imagem acima, preparamos abaixo um mapa super detalhado com os acessos, praias e atrativos. Assim não tem como se perder mesmo! Navegue a vontade no mapa!

Atrativos

Farol das Conchas
Fica localizado no alto do Morro das Conchas a 1,6 km do pier de Brasília. Para chegar lá em cima é preciso subir uma escadaria de 150 degraus. O farol em foi construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II. O objetivo era orientar os navegadores da Baía de Paranaguá e até hoje ele está em funcionamento. Lá de cima dá para ter uma linda vista da Ilha e de várias praias. É um dos atrativos imperdíveis da Ilha do Mel.

farol-ilha-do-mel-2 farol-ilha-do-mel-3 farol-ilha-do-mel-6 farol-ilha-do-mel-5 farol-ilha-do-mel farol-ilha-do-mel-1 farol-ilha-do-mel-4
<
>

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres
A Fortaleza foi construída entre 1767 e 1769, por mando do Rei de Portugal Dom José. O objetivo era proteger a Baía de Paranaguá. A Fortaleza foi tombada pelo IPHAN em 1972. É um local de visitação indispensável para quem curte história. E, tão bacana quanto visitar a Fortaleza, é subir o Morro das Baleias (ao lado) e conhecer o Labirinto de Canhões, que fica a 600m da fortaleza, com acesso por dentro dela.

Calcule cerca de 3h para ir e voltar de Brasília até a Fortaleza a pé. Isso contando 1 hora lá para visitar a Fortaleza  e o Labirinto de Canhões. Já se for de bike esse tempo cai para menos da metade!

fortaleza-ilha-do-mel-12 fortaleza-ilha-do-mel-4 fortaleza-ilha-do-mel-5 fortaleza-ilha-do-mel-6 fortaleza-ilha-do-mel-7 fortaleza-ilha-do-mel-8 fortaleza-ilha-do-mel-11 fortaleza-ilha-do-mel-1 fortaleza-ilha-do-mel-10 fortaleza-ilha-do-mel-3 fortaleza-ilha-do-mel-2 fortaleza-ilha-do-mel-9
<
>

Gruta das Encantadas

O principal atrativo da Vila de Encantadas. E uma gruta cavada em uma rocha junto à praia. É realmente grande e profunda. O mar vem cavando essa gruta em virtude da diferença na dureza das rochas. No local há um Dique de Diabásio, rocha menos resistente que o Migmatito que o cerca.  Além da questão geológica, o local é envolto de magias e a Lenda das Encantadas é uma das mais conhecidas do Litoral do Paraná.

Quando for visitar a Grua fique atento à maré. Quando ela sobre muito não é possível entrar (ou sair) da gruta. Ao lado da Gruta fica a pequena praia das Encantadas.

gruta-das-encantadas-7 gruta-das-encantadas-5 gruta-das-encantadas-3 gruta-das-encantadas-6 gruta-das-encantadas-8 gruta-das-encantadas-10 gruta-das-encantadas-9 gruta-das-encantadas-2
<
>

Morro do Sabão e da Morro da Capela de são Francisco de Assis (ou Morro Nhá Pina)
São dois morros que fazem a divisa da Praia do Mar de Fora com a Praia do Miguel. Proporcionam uma bela vista de ambas praias. São fáceis de subir, por trilhas bem marcadas, mas podem ser escorregadios se tiver muito molhado. A capelinha é se São Francisco, mas acabou se transformando em uma capela de todos os santos e devoções.

morro-capela

Praia do Belo

É uma pequena (minúscula) praia deserta, com acesso por trilha a partir do Pier de Brasília. É um caminho bonito, plano e agradável e pode ser percorrida de Bike.

Obs: Essa trilha que leva para a Praia do Belo também leva para o Canto da Vó, na Praia Grande. É uma alternativa para quem quer fazer a travessia da Praia Grande para a Praia do Miguel sem caminhar pela praia pegando sol.

Já houve também uma trilha que levava da Praia do Belo direto para a Praia do Miguel, mas infelizmente a trilha acabou fechando,  o que é uma pena, pois seria uma ótima alternativa para quando a maré está muito alta e a passagem pelas pedras fica impossível.

Farol das Encantadas 

Bem mais simples, menor e menos interessante, mas vale a visita se estiver com tempo sobrando. A trilha que leva ao farol é curta mas bonita. Ali perto do farol tem umas outras “grutas” menores e descendo o morro tem umas prainhas de pedras desertas que infelizmente estão tomadas de lixo. 🙁

farol-de-encantadas-1 farol-de-encantadas-2 farol-de-encantadas-4 farol-de-encantadas-3
<
>

Distâncias entre Praias e Atrativos

ilha-do-mel_05

Campings

Há inúmeros campings em toda a Ilha, talvez mais de 30 ao total. Eles estão em todas as comunidades. Veja abaixo algumas opções entre campings que conhecemos (ou não).

Camping Billy Mar (Brasília)
Site (OndeAcampar): ondeacampar.com.br/camping/camping-billy-mar/
Contato: (41) 3426-8087 / (41) 9131-3251

Camping Rahiana (Farol)
Site: pousadacampingrhaiana.com.br
OndeAcampar: ondeacampar.com.br/camping/pousada-e-camping-rhaiana/
Contato: (41) 3426-8044 / contato@pousadacampingrhaiana

Camping Sonho Dourado (Farol)
Site (OndeAcampar): ondeacampar.com.br/camping/camping-sonho-dourado/
Contato: (41) 3426-8013

Camping do Arione (Farol)
Facebook: facebook.com/Camping-do-Arione-146593555451231/
Contato: (41) 9-9199-8378 / (41) 3426-8207 / ilhadomel.123@hotmail.com

Camping do Gaúcho (Encantadas – Beira da Praia)
Site: campingdogaucho.com.br/
Facebook: facebook.com/Camping.do.gaucho/
Contato: (41) 9667-4428 / paulopescadecidreira@hotmail.com

Camping do Tubarão (Encantadas – Beira da Praia)
Site: pousadatubarao-ilha.com.br/
Facebook: facebook.com/Pousada-e-Camping-Tubar%C3%A3o-Ltda-1423872014491685/
Contato: (41 3426-8242 / (41) 9237-2369 / pousadatubaraoonda@hotmail.com

Camping do Maninho (Encantadas)
Facebook: facebook.com/Amanimaninhodailhadomel
Contato: (41) 9-9919-3410 (whatsapp) / maninhosurfescola@hotmail.com

Pousadinha da Mônica / Camping Costa Brava (Encantadas)
Facebook: facebook.com/pg/pousadinhadamonica/
Contato: (41) 3426-9084 / (41) 9518-9681 / pousadinhadamonica@gmail.com

Aloha (Canto da Vó – Praia Grande)
Site (OndeAcampar): ondeacampar.com.br/camping/aloha-camping-e-pousada/
Facebook: facebook.com/Aloha-Surf-Camping-Ilha-do-Mel
Contato: (41) 3426-8199

Labirintus (Canto da Vó – Praia Grande)
Site: labirintussurfcampingvomaria.blogspot.com.br/
Facebook: facebook.com/labirintus.surf.camping.vo.maria/
Contato: (41) 3426-8015 / (41) 9856-2124 / taylorilha-do-mel@hotmail.com

Pousada Canto Verde Chalés e Camping (Canto da Vó – Praia Grande)
Site: cantoverdeilhadomel.com.br
Facebook: facebook.com/pousadacantoverde
Contato: (41)342-68147  / (41) 99235-3735 (whatsapp) / pousadacanto@hotmail.com

O que eu recomendaria:

Camping tranquilo, longe da bagunça: Billy Mar (Brasília)
Camping grande, para ficar de galera: Camping Sonho Dourado (Farol) ou do Gaúcho (Encantadas)
Camping para ficar isolado: Canto da Verde (Praia Grande)
Camping familiar, com bom atendimento: Costa Brava (Encantadas)

Custos

A Ilha do Mel não é um lugar barato para se viajar.  Assim como qualquer outra Ilha a dificuldade da lojística para comércio e construção se reflete diretamente nos preços dos produtos e serviços. Em várias situações lá você vai pagar mais caro que pagaria para um serviço mais rústico. Mas a Ilha é assim… vá preparado para gastar ou se estiver com a grana curta, planeje-se bem para não precisar gastar lá.

Campings  – Os campings ficam em uma faixa média de R$30 a 40, podendo variar para cima ou para baixo de acordo com a demanda e com a época do ano. É um valor realmente caro para a infraestrutura que oferecem (que normalmente é bastante simples não passando de banheiros e uma cozinha comunitária).

Barcos – Para ir de Brasília a Encantadas pelas linhas de barcos regulares quando estivemos lá (em nov/2016) o valor era R$ 15,00 o trecho.

Alimentação – Se alimentar na Ilha não é barato. Se quiser economizar a dica é ficar em um local com cozinha comunitária e cozinhar.

Uma refeição para duas pessoas não deve sair menos que R$50, sem bebidas.
Uma lata de refrigerante fica por R$4 ou 5! Cerveja 600ml (Heineken) fica por uns R$15.

Alguns locais que recomendo em Encantadas:

Para almoço Buffet: Toca da Ilha  – Simples, bom e barato
Para o fim de tarde: Shams – Bacana, gostoso e boa música.
Para lanchar: Quiosque da Casa da Mônica (em frente ao Cavalo Marinho) –  Açaí, Hamburguer e cervejas artesanais, as melhores da Ilha.
Para o Café da Tarde: Pousada do Frances – Café e bolos deliciosos.

MercadosTudo nos mercados é caro, evite comprar o desnecessário. Se estiver com a grana curta, procure levar o que for precisar.

Lojinhas e Artesanatos – Você compra uma Canga por R$35, imã de geladeira bacana por R$5 ou uma camiseta por R$25. Nada muito fora do padrão de outros locais turísticos.

*Todos esses valores são de Novembro de 2016.

Aspectos Naturais

Mutucas
Em novembro é época de Mutucas e elas incomodam bastante, especialmente na praia que leva até a Fortaleza. O ideal em novembro é usar manga e calça comprida (ou fazer esse trajeto de bike) para se proteger. As mutucas incomodam mesmo nessa época.

Cobras e Aranhas
A Ilha tem uma vegetação especial que é lar de muitas cobras e aranhas, por isso recomendamos, ande sempre nas trilhas e fique atento. De noite use uma lanternas ao se deslocar pelas trilhas e veja onde está pisando.

Marés
As marés tem grande influência na vida da Ilha e quando a maré sobe alguns caminhos e acessos podem ficar bloqueados. Dependendo da Lua e da Maré o caminho entre a Praia do Miguel e a Praia Grande pode ficar bloqueado por horas. O acesso à fortaleza também pode ser dificultado e não é possível entrar na Gruta das Encantadas se a maré estiver muito alta. Se tiver interesse no assunto e quiser acompanhar a tabela de marés, horários, luas e muito mais informações, aconselho acessar o site Tabua de Marés, que tem informações super completas e claras.

Dicas extras

Lanterna – Leve lanterna! De noite a Ilha do Mel não tem iluminação pública, apenas as luzes dos estabelecimentos e uma lanterna pode ser extremamente necessária para deslocamentos noturnos.

Sinalização –  De uma maneira geral as trilhas e caminhos que levam aos atrativos são bem sinalizados. Não há perigo em se perder.

Farmácia – Não há farmácias na Ilha, leve tudo que você possa precisar.

Dinheiro – Não há caixa eletrônico na Ilha do Mel, mas a maioria do comércio aceita cartão. Mas é importante ter dinheiro vivo para deslocamentos de barco ou para alguma compra que não seja possível fazer no cartão.

Bicicletas – Há bicicletas para alugar na Ilha, mas nem todos lugares é possível chegar com elas. As bicicletas são uma excelente opção para ir conhecer a fortaleza ou para se deslocar entre as Vilas Brasília, Farol e Praia Grande, mas não é possível chegar de bike de Brasília até Encantadas.


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAdventure Sports Fair 2016
Próximo artigoDicas para acampar na chuva
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.
  • Patty Barros

    Adorei as dicas, mas tenho algumas dúvidas que não acho em post algum… temos criança pequena, que já acampa com a gente, então precisamos levar algumas “tranqueiras necessárias” e ainda temos barraca grande, daquelas familiares, que são pesadas. Como não entra carro na ilha, existe aluguel de algum transporte que conseguiríamos carregar essas coisas?

    • Olá Patty,
      Sim, no pier tem carregadores que botam suas coisas no carrinho e levam onde você for acampar. Mas atenção que algum camping lá pode não aceitar uma barraca tão grande.
      Bjs e boas acampadas

      • Patty Barros

        Obrigada Luiza!
        Vou entrar em contato com algumas pousadas com camping, me indicaram muito a pousada da Cíntia lá, vi que você indicou o Costa Brava como camping familiar, mas não localizei o contado no post, vou pesquisar tb e entrar em contato para saber sobre preços e a barraca, muitíssimo obrigada.
        Agora é torcer para que o tempo ajude! 😉

        • O contato do Costa Brava está ali acima, junto com a Pousadinha da Mônica.
          Boa sorte…

  • Andrews Rodrigues

    Ótimas dicas!
    Querria saber se lá só se pode acampar nos campings ou se posso armar minha barraquinha na praia ou algum lugar mais afastado.

  • Flávio Santos

    É possível acampar sem ser nos campings? Acampar nas praias ou nas reservas?

    • Olá Flávio,
      Não é possível, apenas nos campings mesmo.
      É que a Ilha é uma reserva daí tem mesmo que ter esse controle.
      Abraços!