Já publicamos aqui no site um artigo sobre os tipos de espeques, e agora saímos um pouco da teoria e vamos para a prática! Como usar os espeques? Como colocar, como tirar? Como desentortar? E como limpar? Vamos falar sobre isso tudo neste artigo. Algumas coisas são bem básicas, mas é sempre conteúdo útil para quem está começando a acampar!


Quando e quais espeques usar?

Podemos dizer que os espeques que prendem o quarto e o sobreteto ao chão são totalmente obrigatórios de serem colocados em todas as ocasiões (exceto quando o solo não permite colocar).

Já aqueles que prendem os esticadores ao chão podem ser dispensados em situações de acampamentos rápidos, sem previsão de chuvas e ventos, se sua barraca fica 100% esticadinha.

Já se sua barraca não fica devidamente armada sem os esticadores, ou se você é extremamente cuidadoso com seus equipamentos e quer que durem o máximo possível, use sempre todos os espeques! Além disso, consideramos que em todas as situações abaixo também fica obrigatório o uso de todos os espeques:

Barraca com os espeques dos esticadores presos é sempre mais segura

Clima adverso: Em caso de chuvas, ventos e temporais, é “obrigatório” o uso de todos os espeques, incluindo os dos esticadores! Quanto mais espeques, mais firme ficará sua barraca e melhor ela resistirá a um clima extremo.

Terreno arenoso: Em caso de acampamento em um terreno cujo solo seja areia, o ideal é você também colocar todos os espeques, visto que esse tipo de terreno já deixa a barraca mais vulnerável. E fica a dica: para acampar na areia, quanto maior (mais comprido) o espeque, melhor.

Barraca isolada: Se você montou a barraca e vai passar o dia longe dela – curtindo a natureza, a praia, fazendo um trekking –, coloque todos os espeques. Afinal, o tempo pode virar, pode começar a chover e ventar e, se você não estiver por perto para fixar os esticadores, ela poderá estar danificada quando você voltar para o acampamento.

Campings de longa duração: Se você vai acampar por uma semana ou mais tempo, independentemente do clima, do solo e de outros fatores, o ideal é colocar também os espeques dos esticadores, já que a barraca ficará exposta às intempéries por vários dias.

E se eu estiver acampando em um solo duro e não dê para enfiar o espeque no chão?

Solo duro: Em caso de você ter que colocar a sua barraca sobre um solo duro, como uma rocha, cimento, laje etc., daí temos um problema, pois você não poderá colocar os espeques e consequentemente sua barraca não ficará tão segura como deveria em casos de chuva e vento. Para esse caso, há outras formas (alternativas) de se prender uma barraca a um solo duro, sem usar espeques, mas com o auxílio de rochas ou outros recursos. Falaremos sobre isso em outro artigo. Mas alertamos que, se você vai acampar em um local de solo duro, certifique-se de que sua barraca é autoportante, ou seja, que ela fica montada sem os espeques.


Como colocar os espeques no solo?

Colocar um espeque é algo muito simples: basicamente, basta enfiá-lo no chão! É preciso apenas prestar atenção em duas coisas: a tensão e o ângulo.

Tensão: Como já comentamos antes, o espeque serve para segurar sua barraca ao chão e mantê-la esticada da melhor forma possível. Isso significa que, ao colocar os espeques no chão, você deve estar olhando para a barraca, de modo que ela fique esticada, porém sem forçar o tecido.

Ângulo: Sobre o ângulo a ser colocado, é bastante simples. Basta enterrar em um ângulo de 45º em relação ao solo, no sentido oposto ao da barraca.

Enfie em um ângulo de 45º

Vistos esses dois aspectos, enfie o espeque no solo simplesmente forçando ele para dentro da terra com a mão ou com o pé. Mas cuide a força que você usará para enfiar, pois ele pode entortar – exceto os espeques do tipo angular, que oferecem maior resistência.

Se o solo estiver muito duro, você pode usar uma pedra, madeira ou outro objeto duro para bater nele e forçar a entrada no solo. Há também quem leve para o acampamento um bate-espeque, que são umas marretinhas feitas exatamente para isso.

Algumas pessoas recomendam deixar uma parte do espeque para fora, no entanto, quanto mais enfiado, menor a chance de ele escapar e menor a chance de alguém tropeçar nele e se machucar. Então, nosso conselho é para enterrar mesmo, sem medo nem piedade do chão!

Não tenha medo de enfiar no chão, eles foram feitos para isso!

Se você está acampando na areia, sua barraca poderá não ficar tão firme. Nessa situação, também enterre o máximo possível. Isso evita que, ao se movimentar, ele comece a ficar cada vez mais saindo para fora da terra.


Como tirar o espeque do solo?

Essa é a parte mais simples: basta puxar! Puxe no ângulo certo para ser mais fácil. Se o espeque tem a “cabeça” dobrada, engate-a na “cabeça” de outro espeque e puxe! Dessa forma, ficará ainda mais fácil e rápido (principalmente se estiver bastante enfiado dentro da terra).

 

Dica: um espeque auxilia para puxar o outro

 


Como desentortar o espeque?

Alguns espeques mais frágeis entortam facilmente, mas isso não é motivo para descartá-los. Se, ao enfiá-lo na terra, você teve força para entortar, você provavelmente conseguirá fazer ele voltar ao formato original (ou quase isso).

Para fazer isso, utilize uma pedra ou local duro para apoiar uma das extremidades e force a parte torta até ele ficar reto. Se estiver escorregando, use um pano para segurá-lo. Pode ser que você não consiga deixar ele 100% retinho, mas se conseguir deixar utilizável, já está válido.


Como limpar os espeques?

Ao desmontar a barraca, dependendo do terreno, do material do espeque e do tempo que ele ficou debaixo da terra, ele estará todo sujo de terra. E você precisará limpar eles, isso é fato!

Limpar espeques é chato, mas é bastante simples e necessário. Se você estiver na pressa para desmontar a barraca, isso é o tipo de coisa que você pode pedir para algum amigo fazer  mesmo aquele que não entenda nada de acampamento pode ser um bom limpador de espeques.

Na maior parte das vezes, um pouco de água e um paninho (ou guardanapo ou pedaço de tecido) são o suficiente para tirar a terra. Se a sujeira estiver mais grudada, invista em uma esponjinha ou bombril. Se não tiver recursos ou tempo para limpar no acampamento, ok, leve para limpar em casa. Mas saiba que você não pode escapar dessa tarefa, principalmente se o material do espeque for oxidável.

Espeque muito enferrujado!

 

A regra é simples: quanto mais limpo ele ficar, menor a chance de se estragar.

E você, qual a sua experiência com espeques? Já perdeu algum? Já entortou algum, ou vários!? Comente!


COMPARTILHAR
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.