São vários os tipos de barracas para camping que existem. Alguns deles nós já vimos por aqui: barraca aéreabarraca geodésicabarraca para motociclistas… Isso sem contar nos tipos mais tradicionais: iglu, canadense, tubular. Mas parece que “barraca para camping” é um campo inesgotável no quesito criatividade.

A novidade que trazemos agora são os “casacos-barracas”. Pesquisando na internet, ficamos sabendo que existem dois projetos desse tipo: a Vessel Coat Tent e a JakPak.

A Vessel Coat Tent tem a proposta de ser um casaco que se transforma em mochila que se transforma em barraca. O designer Justin Gargasz, criador da engenhoca (que ainda é só um projeto), propõe que o usuário utilize o produto normalmente em seu cotidiano – como casaco ou mochila. Quando quiser um momento de relax e privacidade, monta a barraca.

O casaco, na cor azul, é feito com um material durável e resistente à água. Por dentro, na cor marrom, possui tubos na região lombar que proporcionam maior conforto. Dentro desses tubos, está o tecido que se transformará na barraca. Para utilizar como mochila, é preciso dobrar o casaco e amarrar os braços junto ao peito. Para utilizar como barraca, é preciso desdobrá-lo, tirar a barraca dos tubos e amarrar os braços do casaco junto a um poste ou uma árvore.

(Mas, confesso, a montagem da barraca não ficou muito clara para mim…)

A JakPak também é “3 em 1”: jaqueta, saco de dormir e barraca. Mas, diferentemente da Vessel, essa tem uma proposta menos urbana e mais selvagem  ou seja, a ideia dos criadores é usar no meio do mato mesmo. A JakPak está à venda no site jakpak.com por U$ 199,99.

Disponível nas cores preto e verde, o produto é feito com um material impermeável e respirável. Por dentro da jaqueta, na região lombar, está o saco de dormir (é só puxar para baixo e encobrir seus pés). Por fora da jaqueta, em um bolso nas costas, está a barraca, que vem também com um mosquiteiro (é só puxar para cima e encobrir sua cabeça). A montagem da barraca parece ser muito mais simples que a da Vessel. No vídeo abaixo (em inglês), você pode conferir um review que mostra o modo de usar o produto:

Uma coisa é certa: carregar a Vessel ou a JakPak é muito mais fácil que carregar uma barraca tradicional, principalmente se considerarmos a redução de volume. Pode ser muito útil para quem não tem espaço para guardar muitas tralhas, como em caminhadas, bicicletas e motos. Porém, os produtos são questionáveis nos quesitos segurança (o campista fica à mercê de animais, por exemplo) e conforto (não há nenhum isolante térmico ou acolchoado ao deitar).

E você, o que acha da ideia? Encararia uma noite numa barraca dessas?

Mais informações sobre a Vessel: http://www.coroflot.com/Justin_Gargasz/Vessel

Mais informações sobre a JakPak: http://jakpak.com/

Galeria de Fotos


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCamping Santa Rita
Próximo artigoAcampando em baixa temporada
É co-fundadora do FuiAcampar. Tem 24 anos, é porto-alegrense e formada em Publicidade pela UFRGS. Atualmente mora em Uberlândia-MG e trabalha com gerenciamento de Redes Sociais.